Hardware / Intel para adaptar núcleos de CPU de ‘Willow Cove’ em uma microarquitetura de 14 nm para ‘Rocket Lake’ 3 minutos lidos

Intel

A Intel está tentando trazer um design de núcleo de CPU verdadeiramente novo após um intervalo de quase cinco anos. No entanto, parece que os desafios da empresa com 10 nm podem limitar suas opções de design e implantação significativamente. A nova microarquitetura da Intel, internamente chamada de ‘Willow Core’, poderia ser simplesmente uma adaptação de uma microarquitetura mais antiga, indica um Tweet de uma fonte confiável.

O ‘Sunny Core’ da Intel em breve será sucedido pelo supostamente novo núcleo de CPU ‘Willow Cove’. Desnecessário acrescentar que esta nova microarquitetura para os processadores Intel de próxima geração deve ser um grande marco. Na verdade, o design da CPU Intel Willow Cove será o primeiro design de núcleo de CPU verdadeiramente novo da empresa em quase 5 anos. No entanto, em vez de avançar com confiança para a próxima etapa evolutiva no tamanho da matriz da CPU , a empresa é simplesmente tentando otimizar a geração mais antiga de tamanhos de matrizes .

Em palavras simples, a Intel está tentando brincar com o experimentado e testado, mas cada vez mais obsoleto processo de produção de 14 nm, em vez de passando para o processo de fabricação de 10 nm . É importante notar que enquanto A Intel está claramente lutando com vários problemas relativos à mudança para as novas técnicas de fabricação , seu principal rival já mudou para um processo de fabricação muito mais avançado, apresentando uma redução significativa nos tamanhos dos moldes de silício.

A Intel está trabalhando para adaptar os núcleos de CPU “Willow Cove” a uma microarquitetura de 14 nm?

Embora o design do núcleo da CPU Willow Cove suceda a Sunny Cove, parece que a Intel está trabalhando para adaptar os núcleos da CPU Willow Cove em uma microarquitetura de 14 nm. A microarquitetura de CPU Sunny Core da Intel é implementada na microarquitetura 'Ice Lake' de 10 nm. Além disso, esperava-se que a microarquitetura de CPU Willow Cores fosse lançada com CPUs de 10 nm + “Tiger Lake”. Mas parece que isso pode não acontecer, pelo menos no futuro próximo.

Um usuário do Twitter bastante popular e supostamente confiável, com o identificador do Twitter @chiakokhua, tentou entender alguns documentos altamente técnicos. O usuário do Twitter, um engenheiro de VLSI aposentado com um histórico comprovado de novidades em microarquitetura de CPU, afirma que “Rocket Lake” é essencialmente uma adaptação de 14 nm de “Tiger Lake”. Além disso, o iGPU nesta suposta nova geração de CPUs foi reduzido significativamente. Aparentemente, a Intel fez a escolha do design para abrir espaço para núcleos de CPU maiores. Em outras palavras, a incapacidade da Intel de mudar para tamanhos de corça de 10 nm está forçando a empresa a tomar algumas opções de design desfavoráveis.

O Gen12 iGPU em “Rocket Lake-S” contará com apenas 32 unidades de execução (EUs). Não é preciso acrescentar que isso é excepcionalmente menor do que as CPUs Tiger Lake. Com 96 EUs, as CPUs Tiger Lake têm três vezes mais potência. A propósito, “Rocket Lake” também substitui o FIVR (regulação de tensão totalmente integrada) do “Tiger Lake” por uma arquitetura SVID VRM convencional. Como os leitores experientes e aqueles que acompanham de perto as notícias sobre CPU perceberão rapidamente, a Intel parece ter feito grandes concessões.

CPUs Intel Rocket Lake terão contagem de núcleos mais baixa para ganhos de IPC mais altos?

Foi relatado anteriormente que o silício “Rocket Lake-S” tem até 8 núcleos de CPU. Mesmo o predecessor deste CPU, o “Comet Lake-S,” ostentava até 10 núcleos. Isso é um grande retrocesso, especialmente depois de considerar que essas CPUs ainda estão sendo produzidas no processo de fabricação de 14 nm. No entanto, a Intel justifica que a contagem reduzida de núcleos ajudou a empresa a obter alguns ganhos de IPC muito necessários.

As CPUs Rocket Lake-S da Intel podem ser o primeiro grande aumento de IPC da Intel na plataforma Intel desde 'Skylake'. No entanto, não está claro o quão bem essas CPUs, que ainda estão sendo fabricadas no processo de 14nm, serão recebidas pelos consumidores.

É bastante claro que é a Intel que tem que acompanhar seu principal rival, a AMD. o CPUs Ryzen e Threadripper, bem como o ansiosamente aguardado ‘Milan’ poderia ajudar a garantir que a AMD continue a liderar a corrida de CPUs de última geração por algum tempo .

Tag intel