Como assistir a vídeos do Amazon Prime com Firefox no Ubuntu



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Ao tentar assistir a vídeos do Amazon Prime enquanto usa o Mozilla Firefox no Linux, você pode acabar recebendo uma mensagem de erro de direitos digitais. Você pode ser informado de que está faltando um componente de direitos digitais em seu navegador da Web, e ele fornecerá algumas informações sobre um módulo de descriptografia de conteúdo Widevine. Felizmente, esse erro é muito fácil de corrigir e, de muitas maneiras, não é realmente um erro. Na verdade, este é um comportamento padrão esperado, projetado para proteger certas liberdades desfrutadas pela comunidade de software livre em geral.





O Mozilla Firefox em execução no Ubuntu não instala o software de descriptografia Widevine por padrão, que é necessário para decodificar os tipos de vídeos que o Amazon Prime alimenta. Muitos usuários do Linux não querem código de origem fechada introduzido em seu sistema operacional de código aberto. No entanto, é facilmente instalado e retificado. Como a Amazon tem contratos com provedores de conteúdo, eles não querem que as pessoas copiem ilegalmente esses vídeos. Este codec permitirá que você assista ao vídeo com segurança, sem ser capaz de duplicá-lo. O Firefox oferece a opção de consentir ou não com a instalação dessas bibliotecas, porque elas são de código fechado, embora algumas pessoas acreditem que um algoritmo de criptografia de código aberto possa estar disponível em algum momento no futuro.



Instalando o Widevine para assistir aos vídeos do Amazon Prime

A mensagem do Amazon Prime pedirá que você vá para a barra de endereço do seu navegador da web e digite about: addons e pressione a tecla Enter. Este é um bom conselho e um bom lugar para começar. Faça isso e clique em Plug-ins. Encontre o espaço denominado Módulo de descriptografia de conteúdo Widevine e certifique-se de que a opção Sempre ativar esteja selecionada. Atualize a página do vídeo e tente assistir ao vídeo novamente. Em alguns casos, isso pode ser suficiente para fazer as coisas funcionarem. Aguarde alguns instantes, pois pode ser necessário armazenar todo o fluxo de vídeo novamente.

Você também pode acessar essa tela mantendo pressionadas as teclas Ctrl, Shift e A ao mesmo tempo ou, alternativamente, acessando o menu Ferramentas e selecionando Complementos. Você também vai querer ir para Extensões e verificar se as Modificações do Ubuntu estão habilitadas. Haverá um botão próximo a este item marcado como Desativar se as modificações estiverem ativadas, embora isso provavelmente pareça um pouco contra-intuitivo. Se o botão indicar Habilitar, você não ativou essas modificações e deve clicar nele. Se você tiver um OpenH254 Video Codec, provavelmente não terá que se preocupar com a configuração que ele está ativado. Embora você possa ligá-lo se estiver desligado no momento, ele não deve realmente ter nenhuma influência no player de vídeo Amazon Prime, apesar de seu nome.



Na maioria dos casos, isso já deve ter corrigido o problema, mas se você ainda estiver tendo problemas, vá para a Ajuda e selecione Sobre o Firefox. Você precisa ter pelo menos o Firefox 49 para este trabalho, mas se você está acompanhando as atualizações do repositório do Ubuntu, você já deve estar bem além disso agora. Você pode querer usar a caixa Software & Updates no Ubuntu que você pode abrir a partir do Dash no Unity, ou alternativamente usar o terminal e digitar sudo apt-get update seguido de sudo apt-get upgrade para garantir que todos os pacotes que você instalou no seu sistema, incluindo o Firefox, estão atualmente na versão mais alta que poderiam ter. Você provavelmente vai querer reiniciar depois disso, no caso de qualquer tipo de atualização do kernel ter passado, embora isso seja muito irrelevante para a reprodução de vídeos do Amazon Prime. É apenas algo que às vezes acontece ao atualizar todos os pacotes no Ubuntu, e agora é um momento tão bom quanto qualquer outro para fazer isso.

Alguns conselhos que você pode ter encontrado podem sugerir que você adicione o PPA oficial para versões beta do Firefox e atualize seus repositórios apt-get. Isso não é mais necessário e, agora, na era moderna do Ubuntu, pode ser potencialmente perigoso. Simplesmente tente as etapas acima e veja se isso permite que você faça stream de vídeo online. Da mesma forma, pode ser solicitado que você use um alternador de agente de usuário e, embora isso ainda seja necessário em muitos casos para o Netflix no Linux, você provavelmente não precisará dele para o Amazon Prime e não deveria tentar. O Amazon Prime deve aceitar conexões Ubuntu e provavelmente selecionará outras distribuições Linux, incluindo Debian, Fedora e Arch com a mesma facilidade.

Depois de atualizar seu navegador usando os próprios repositórios do Ubuntu, se você estiver usando uma versão mais antiga, volte para o Amazon Prime Video. Agora você verá uma faixa que pergunta se você deseja permitir a reprodução de conteúdo DRM. Você também pode selecionar o menu Editar, ir para Preferências e, em seguida, certifique-se de que “Reproduzir conteúdo DRM” esteja marcado. Em ambos os casos, o Firefox pode ou não solicitar a aprovação de um download, com o qual você deve concordar. Isso não vai realmente entrar em seu ~ / Downloads diretório, mas em vez disso seja instalado como um complemento regular do Firefox.

Quando tudo parecer estar funcionando perfeitamente, tente atualizar o Amazon Prime Video novamente. Se nada mais acontecer, você pode tentar reiniciar o Firefox ou, alternativamente, limpar o cache. Limpar o cache também pode fazer as coisas se moverem muito mais rapidamente quando você começa a reproduzir vídeos online seriamente. Se isso ainda não permitir a reprodução de vídeos, talvez seja necessário reiniciar a máquina, mas depois de fazer isso, você finalmente estará seguro. Passe o cursor do mouse na parte inferior da tela para obter os controles do vídeo e você pode clicar no botão de tela inteira para ocultar o resto da interface do Ubuntu.

Muito provavelmente, você também pode pressionar a tecla F11 para fazer isso. Quando estiver em tela cheia, você pode apertar a tecla Esc para retornar ao Ubuntu ou passar o cursor do mouse mais uma vez na parte inferior para obter os controles novamente. Se você descobrir que o ponteiro do mouse não desaparece ao assistir a vídeos, mova-o diretamente para o centro do vídeo ou uma das bordas verticais e aguarde alguns segundos. Ele deve desaparecer junto com os controles de vídeo, o que é importante ao assistir a filmes completos.

4 minutos lidos