Como visualizar um gráfico de CPU no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Você pode obter facilmente um gráfico de CPU diretamente na linha de comando do Linux. Embora existam muitas ferramentas de processo gráfico que você pode usar com várias distribuições Linux, você descobrirá que as de linha de comando funcionam bem o suficiente. Eles são rápidos e apresentam uma pegada leve. As ferramentas GUI oferecem uma interface familiar, mas a carga do sistema que elas criam pode interferir um pouco nas leituras. Um único comando pode ser tudo que você precisa para examinar a carga em seu sistema.



Embora você não precise de acesso root, precisará de um terminal para trabalhar. Pesquise a palavra terminal no Ubuntu Unity Dash ou segure Ctrl, Alt e T para começar. Você também pode clicar no menu Aplicativos, apontar para Ferramentas do Sistema e clicar em Terminal. Assim que receber o aviso, você estará pronto para começar.



Método 1: usando o aplicativo tload

Se você quiser colocar o mínimo de esforço em sua máquina enquanto consulta um gráfico de CPU, você vai querer digitar tload e pressione Enter. Isso exibirá uma representação gráfica atualizada dinamicamente da média de carga do sistema atual direto para o seu terminal. Uma vez dentro do programa, você não precisa se preocupar com nenhuma opção ou qualquer coisa do tipo porque não há nenhuma. Você simplesmente mantém pressionada a tecla Ctrl e pressiona C para sair do gráfico. Você pode permitir que ele seja executado pelo tempo que desejar.



Se você achar que o gráfico padrão se move um pouco devagar demais para o seu gosto, experimente a opção -d. Tipo tload -d 1 para ter o gráfico atualizado a cada segundo, o que deve ser rápido o suficiente para a maioria dos usos. Você também pode definir um número maior igual ao número de segundos que deseja atrasar entre cada intervalo, se desejar. Este único comando é

o suficiente para obter uma boa janela sobre a parte do seu processador no trabalho pesado. Eventualmente, o número de linhas horizontais aumentará mais do que tudo o que você definiu para o seu terminal. Para a grande maioria das pessoas, esse processo não vai demorar muito. O aplicativo tload começará a rolar as linhas para o lado assim que você chegar a este ponto.



Método 2: usando o aplicativo xload

Às vezes, pode ser útil abrir um gráfico em outra janela que você pode mover pela área de trabalho. Embora o aplicativo xload funcione como qualquer outro aplicativo gráfico do X Windows, ele ainda não sobrecarregará o sistema. Mesmo que tload seja muito mais leve, xload ainda é muitas ordens de magnitude mais leve do que muitos programas. Tipo xload -nolabel & e pressione Enter para iniciar o software. Você terá uma janela flutuante que apresenta um gráfico de CPU gráfico, mas ainda não absorverá muita energia do seu sistema, mantendo assim as leituras bastante precisas.

Mais uma vez, você pode aumentar ou diminuir a taxa de atualização do gráfico. Tente digitar xload -nolabel -update 1 & para fazer com que o programa atualize o gráfico da CPU em um clipe mais rápido de um segundo, como você fez com o aplicativo tload acima.

Se você achar que o gráfico da CPU parece estranho quando ele preenche uma janela inteira, adicione -jumpscroll 1 ao final do comando antes do E comercial para torná-lo potencialmente rolar um pouco mais suavemente. Em ambos os casos, os usuários do GNOME, Xfce4, KDE e outros ambientes de área de trabalho podem notar que os controles da janela aparecem desligados para a janela. Não se preocupe com isso, porque você ainda pode clicar no botão Fechar, mesmo se a cor mudou para fechar a janela. Você notará em seu terminal que receberá uma mensagem semelhante a [1] + Done xload -nolabel -update 1 na próxima vez que pressionar Enter no prompt. Este é um reconhecimento de que você fechou seu gráfico de CPU.

Embora o aplicativo xload não funcione se você estiver executando a partir de um dos terminais virtuais que pode acessar pressionando Ctrl + Alt + F1-F6, o aplicativo tload funcionará perfeitamente bem executado desta forma. Isso o torna ideal para execução em servidores Ubuntu, CentOS ou Red Hat sem periféricos.

3 minutos lidos