Como descompactar um arquivo no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Quando você trabalha com Linux, FreeBSD ou outras implementações Unix, frequentemente verá arquivos que terminam em .tar e podem até ter outras extensões depois dele. Mesmo alguns usuários experientes não sabem a maneira simples de extraí-los de uma linha de comando. Alguns usuários que estão acostumados a trabalhar exclusivamente com uma linha de comando podem não saber que também podem extraí-los graficamente na maioria dos ambientes de desktop.



Tecnicamente, tar significa arquivo em fita, que reflete seu uso original para criar backups em fita em grandes computadores de ferro. Muitas pessoas se referem a eles como tarballs, então, se alguém disser que um arquivo foi compactado como um tarball, esse é o tipo de arquivo do qual estão falando.



Método 1: como descompactar um arquivo da linha de comando

Você precisará primeiro abrir um prompt de comando usando o procedimento que for mais confortável para você. Os usuários do Linux podem pesquisar o terminal no Dash, clicar em Aplicativos e selecionar Ferramentas do sistema ou manter pressionadas as teclas Ctrl, Alt e T para iniciar uma janela do terminal. Você também pode manter pressionado Ctrl, Alt e uma tecla de F1 a F6 para acessar um terminal virtual, que também funcionará. Esses comandos devem funcionar na janela do terminal em quase todos os outros sistemas Unix modernos também.



Assumindo que você tenha um arquivo tarball em seu diretório atual, simplesmente digite tar -xvf tarball.tar.gz para extraí-lo. Você precisará saber o nome dele. Para fins de ilustração, baixamos um tarball do Adobe Flash Player para Linux. Comece digitando cd ~ / Downloads para chegar ao diretório de downloads e, em seguida, digite tar -xvf flash_player_npapi_linux.x86_64.tar.gz para extrair este arquivo. Parece uma tonelada de digitação, mas tudo o que você realmente precisa fazer é digitar tar -xvf fl e começar a apertar a tecla tab. O prompt de comando preencherá o resto para você.

Ao tentar descompactar um arquivo, você pode receber uma mensagem de erro semelhante a:

tar: Você deve especificar uma das opções ‘-Acdtrux’, ‘–delete’ ou ‘–test-label’

Experimente ‘tar –help’ ou ‘tar –usage’ para obter mais informações.

Muito provavelmente, você colocou um espaço entre o símbolo - e as opções xvf na linha de comando. Isso faz com que o programa tar não saiba quais opções você está usando, pois acaba pensando que xvf faz parte do nome do arquivo. Você precisará digitar tar -xvf flash_player_npapi_linux.x86_64.tar.gz ou omitir totalmente o - e digitar tar xvf flash_player_npapi_linux.x86_64.tar.gz e pressionar enter. Você realmente não precisa do - e pode deixá-lo confortavelmente desligado.

Se você vir um arquivo que termina com .tar.bz2 ou .tar.xz, basta seguir o mesmo procedimento. Você pode até encontrar aqueles que são abreviados como .tgz ou .txz e pode usar o mesmo procedimento para extraí-los também. O programa tar saberá a maneira exata de descompactá-los na maioria dos casos, desde que você tenha certeza de usar tar -xvf ou tar xvf primeiro. O x diz para extrair os arquivos dele, v diz para ser detalhado e dizer o que está fazendo e, finalmente, o f diz para apontar para o arquivo específico que você nomeou.

Método 2: como descompactar graficamente um arquivo

A linha de comando é mais fácil de usar do que um navegador de arquivos gráfico na maioria dos casos, mas você pode realmente usar Nautilus, Thunar ou qualquer um dos outros principais navegadores de arquivos integrados ao seu ambiente de área de trabalho, se desejar. É fácil descompactar arquivos dessa maneira se você acabou de baixá-los e precisa verificar imediatamente.

Abra seu navegador de arquivos mantendo pressionada a tecla Super e pressionando E no LXDE ou F no Xfce4. Você pode iniciá-lo a partir do Dash in Unity ou do menu KDE no Kubuntu ou qualquer uma das outras principais distribuições baseadas no KDE. Depois de executá-lo, navegue até onde está o arquivo tar. Clique com o botão direito no arquivo ou realce-o com as teclas do cursor e pressione a tecla Menu.

Selecione “Extrair aqui” e seu ambiente de área de trabalho irá descompactar automaticamente o arquivo diretamente no diretório atual.

Selecionar 'Extrair para ..' abrirá uma nova caixa de diálogo que permitirá que você selecione um local para colocar os arquivos. Essa é uma boa ideia se você já tem outros arquivos ou subdiretórios dentro do diretório em que está, o que pode fazer você perder tudo o que estiver extraindo ao descompactar o arquivo!

3 minutos lidos