Como acelerar e otimizar o Windows para uma experiência de jogo aprimorada



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Existem outras maneiras também disponíveis onde você pode aumentar o desempenho de seus jogos sem alterar sua memória virtual para Intel HD Graphics. O princípio principal é simples; otimize suas janelas para garantir que nada desnecessário consuma seus recursos. Dê uma olhada nos métodos abaixo.



Etapa 1: usando o solucionador de problemas de desempenho

A primeira coisa que você pode tentar é executar o Solucionador de problemas de desempenho do Windows. Este solucionador de problemas encontra e corrige problemas automaticamente. Ele verifica a existência de conflitos em que o computador pode estar lento devido a determinados processos, como quantos usuários estão conectados no momento ou quais programas múltiplos estão sendo executados ao mesmo tempo.



  1. pressione Windows + R botão para iniciar o aplicativo Executar. Na caixa de diálogo, digite “ Painel de controle ”. Isso iniciará o painel de controle do seu computador.
  2. Uma vez no painel de controle, digite solucionador de problemas na caixa de diálogo de pesquisa presente no lado superior esquerdo da tela.



  1. Clique no primeiro resultado, ou seja, Solução de problemas que vem depois da pesquisa. Agora selecione a opção Sistema e Segurança . Agora execute todas as verificações de solução de problemas que estão disponíveis na tela. Se o Windows detectar um problema, ele tentará corrigi-lo. Se houver um problema de hardware, ele o informará de acordo para que você possa levar seu sistema ao centro de serviço mais próximo.

Etapa 2: Excluir os programas que você nunca usa

A maioria dos fabricantes de PC instala programas em seu computador que você não solicitou e que podem não usar no futuro. Esses programas geralmente incluem edições de teste ou versões de edição limitada. As empresas de software esperam que, após experimentar seu software, você os considere úteis e, em seguida, pague para atualizar para as versões completas ou premium. Você sempre pode desinstalar esses programas, se não quiser usá-los. Mantê-los ociosos em seu computador pode torná-lo lento, usando precioso espaço em disco, memória e capacidade de processamento.

Também é uma boa ideia desinstalar todos os programas de terceiros que você possa ter instalado no passado e não usá-los no presente. Especialmente os programas utilitários devem ser levados em consideração, os quais são projetados para gerenciar o software e hardware do seu computador. Esses programas utilitários incluem limpadores de disco, antivírus e ferramentas de backup. Esses programas estão sempre abertos em segundo plano e, embora muitas pessoas não percebam, eles consomem uma enorme quantidade de seus recursos ao mesmo tempo que não fazem nada.

  1. Pressione o botão Windows + R para abrir o aplicativo Executar. Na caixa de diálogo digite “ Painel de controle ”Para iniciar o painel de controle de seus sistemas.
  2. Na lista de opções, selecione “ Desinstalar um programa ”Que se encontra na categoria de Programas.



  1. Depois de clicar na opção, você verá a lista de todos os programas instalados em seu computador. Você pode navegar por eles e decidir quais programas manter e quais remover. Você pode remover qualquer programa clicando com o botão direito sobre ele e selecionando a opção “ Remover / desinstalar ”.

Etapa 3: Limitar os programas executados na inicialização

Muitos programas são projetados para serem executados e iniciados automaticamente quando você liga o Windows. Alguns fabricantes até desenvolvem seus programas de forma que eles sejam abertos em segundo plano na inicialização e você nunca sabe que eles estão em execução.

Isso é útil para os programas que você usa muito, mas não é para aqueles que você nunca ou raramente usa. Mas como você saberá quais programas são executados automaticamente na inicialização? Para alguns programas, é óbvio, pois você pode ver seu ícone na área de notificação da barra de tarefas. Você deve verificar se há programas em execução que você não usa. Certifique-se de alternar o botão 'Mostrar ícones ocultos' para garantir que você não perca nenhum aplicativo.

  1. Pressione o botão Windows + R para abrir o aplicativo Executar. Na caixa de diálogo digite “ taskmgr ”. Isso iniciará seu gerenciador de tarefas.
  2. Uma vez no gerenciador de tarefas, navegue até a guia chamada “ Comece ”. Você pode encontrá-lo no topo da janela. Aqui todos os programas serão listados que iniciam quando você abre suas janelas. Seu nome é escrito, seguido por seu status (se estão habilitados ou desabilitados na inicialização) e também por seu impacto na inicialização (se consomem alto ou baixo impacto).
  3. Você pode desativar os programas que não deseja abrir automaticamente clicando em Desabilitar presente na parte inferior da tela.

Para ver todos os processos do Windows executados na inicialização, baixe o aplicativo AutoRuns em aqui . Depois de instalá-lo e executá-lo como administrador, você verá uma janela onde todos os aplicativos do sistema / normais serão listados e executados na inicialização. Você pode desativá-los manualmente desmarcando as caixas de seleção.

Seja extremamente cuidadoso ao usar este aplicativo, pois você pode desmarcar algo de primordial importância e ter problemas mais tarde. Sempre desmarque o programa que você conhece (não desmarque programas aleatórios; alguns podem ser arquivos de sistema).

Este aplicativo define o status de inicialização usando o Registro como 0 se você não quiser que nenhum aplicativo seja executado ao iniciar o sistema operacional.

Este aplicativo pode exigir privilégios de administrador para fazer alterações no registro. Se solicitado, pressione Ok e o aplicativo será reiniciado usando direitos administrativos.

Etapa 4: desfragmentar / limpar suas unidades de disco

A fragmentação pode fazer com que seu disco rígido consuma recursos adicionais, o que pode tornar o computador muito lento. O Desfragmentador de disco reorganiza os dados fragmentados para que seu disco rígido funcione com mais rapidez e eficiência. Isso é executado em uma programação definida, mas você sempre pode desfragmentar o disco manualmente.

Arquivos desnecessários em seu disco rígido ocupam muito espaço em disco e podem tornar seu computador muito lento. O aplicativo de limpeza de disco remove os arquivos temporários, arquivos de sistema, esvazia a lixeira e outros arquivos que você e o PC não precisam mais.

  1. Abra o seu explorador ou navegue para Meu Computador . Aqui, todos os dispositivos e unidades de disco conectados serão listados.

  1. Clique com o botão direito no disco e selecione a opção de Propriedades no menu suspenso.
  2. Uma vez nas propriedades, navegue até o Guia geral presente no topo. Aqui você verá quanto espaço livre está disponível junto com a memória usada. Clique no botão que diz Limpeza de disco .

  1. Agora marque todas as caixas presentes e inclua todos os arquivos temporários também. Pressione Ok para que a limpeza do disco comece.

  1. Depois de pressionar Ok, o Windows começará a limpar sua unidade. Pode demorar alguns minutos se você não executa a Limpeza de disco há muito tempo. Seja paciente e não cancele o processo em nenhuma fase.

  1. Depois que a limpeza for concluída, navegue até a guia chamada Ferramentas presente na parte superior da janela. Aqui você verá uma opção chamada Optimize sob o título de otimizar e desfragmentar unidade.

  1. Selecione a unidade e clique no Optimize botão. Agora o Windows irá primeiro analisar sua unidade e, em seguida, começar a realocá-la e otimizá-la. Isso pode levar algum tempo, então seja paciente e não cancele o processo em nenhum estágio.

Etapa 5: execute menos programas por vez

Principalmente, mudar o comportamento do seu computador pode ter um grande impacto no desempenho do seu sistema. Se você é um tipo de usuário que abre quatro programas ao mesmo tempo, junto com muitas janelas do navegador e do explorador de arquivos, não se surpreenda se seu jogo não apresentar o desempenho máximo que deveria.

Se você achar que seu PC está travando muito, pergunte-se: você realmente precisa manter todos esses programas extras em execução ao mesmo tempo? Certifique-se de estar executando apenas um programa antivírus por vez. Como todos sabemos, o Windows tem seu próprio Windows Defender habilitado desde o início. Certifique-se de desabilitá-lo antes de instalar qualquer outro programa antivírus. Aqui estão as etapas para desabilitar o Windows Defender do seu PC.

  1. Pressione o botão ⊞ Win + R e na caixa de diálogo digite “ gpedit. msc ”.
  2. PARA Editor de política de grupo local virá para a frente. Clique no Configuração do Computador guia e selecione Modelos Administrativos .
  3. Aqui você verá uma pasta de Componentes do Windows . Clique e selecione Windows Defender .

  1. Aqui você encontrará várias opções diferentes. Navegue por eles e selecione “ Desligue o Windows Defender ”.

  1. Selecione “ ativado ”Para desligar o Windows Defender. Aplique as configurações e pressione OK.

Reinicie seu computador e o Windows Defender será desligado.

Etapa 6: Desativar efeitos visuais

Se o desempenho do Windows estiver lento, você pode acelerá-lo desativando alguns dos efeitos visuais. Você prefere que suas janelas sejam mais bonitas ou você prefere ter mais desempenho? Normalmente, você não terá que fazer essa troca se tiver um PC poderoso. Mas se você estiver tendo problemas, pode desligar os efeitos visuais em troca de um melhor desempenho.

Você pode selecionar facilmente quais efeitos visuais ativar e quais desativar. Existem cerca de 20 efeitos visuais que você pode controlar. Por exemplo, a forma como os menus abrem e fecham, as sombras etc.

  1. Pressione Windows + R para abrir o aplicativo Executar. Na caixa de diálogo digite “ Painel de controle ”Para iniciar o painel de controle do seu PC.
  2. Depois de aberto, digite “ atuação ”Na barra de pesquisa presente no lado superior esquerdo da janela. Selecione o primeiro resultado que vem após a pesquisa.

  1. Depois de clicar na opção, uma nova janela aparecerá consistindo de todas as opções que você pode desativar na guia visual. Você também pode escolher rapidamente suas configurações clicando em “ Ajuste para uma melhor performance ”. Isso irá desmarcar todas as configurações visuais. Pressione ok e salve as alterações.

  1. Agora você teria conseguido fazer a troca entre aparência e desempenho.

Etapa 7: reinicie regularmente

A etapa é muito simples. Você deve reiniciar o computador pelo menos uma vez em dois dias. Reiniciar o PC é uma ótima maneira de liberar memória e também é usado para garantir que qualquer processo extra em execução seja encerrado.

Reiniciar fecha todos os processos em seu PC. Não apenas os processos que você pode ver visualmente no gerenciador de tarefas ou na barra de tarefas, mas também os processos em segundo plano que começaram sem você saber e continuaram em execução o tempo todo. Reiniciar também pode corrigir problemas de manutenção desconhecidos que você possa estar enfrentando.

Se você acha que reiniciar pode ser um problema por causa de todos os aplicativos de e-mail extras, navegador e gerenciadores de arquivos, etc. em execução, é mais um motivo para reiniciar o PC. Há chances de que em breve seu PC fique sem memória e comece a travar e atrasar.

Etapa 8: verificação de vírus e malware

Se o seu PC estiver travando e funcionando lentamente, é possível que ele esteja infectado por vírus e malware. Isso não é comum, mas vale a pena tentar. Verifique as suas definições de antivírus e certifique-se de que elas estão sempre atualizadas.

Um sintoma comum de uma infecção por vírus e malware é que você percebe que seu PC está muito mais lento do que a rotina normal. Outros sinais também incluem a abertura inesperada de pop-ups que direcionam você para sites aleatórios, programas que iniciam automaticamente consistindo principalmente de sites e também o som do seu disco rígido funcionando constantemente.

A melhor maneira é evitar que vírus e malware entrem no seu PC. Sempre mantenha seu software atualizado e evite conectar USBs públicos em seu computador. Evite também fazer download de sites não confiáveis.

Etapa 9: verifique se você tem memória suficiente

Se mesmo depois de realizar todas as etapas mencionadas seu computador não alterar seu desempenho, é provável que você não tenha memória (RAM) suficiente. A RAM é uma parte crucial do seu sistema e seu sistema depende inteiramente dela para as operações.

Se você estiver tendo problemas ao instalar uma RAM em seu computador, você sempre pode usar a opção de “ Windows ReadyBoost ”. Este recurso permite que você use o espaço de armazenamento de algum dispositivo removível externo, como dispositivos flash USB, etc., para acelerar o seu computador. É mais fácil de implementar do que instalar uma nova RAM depois de abrir seu PC / laptop.

8 minutos lidos