Como configurar uma VPN em um roteador DD-WRT

.

Mas o problema surge quando você deseja conectar seus dispositivos adicionais, como um Apple TV, a uma VPN, e não consegue descobrir uma maneira conveniente de fazer isso.

Além disso, e se você tiver 8 dispositivos em casa, todos os quais precisam ser conectados a uma VPN?

A solução ideal aqui é conectar seu roteador doméstico a uma VPN, e você pode acessar a Internet com segurança em cada um dos seus dispositivos.

Se você estiver usando um roteador DD-WRT, aqui está um guia definitivo sobre como você pode configurar a VPN neste roteador. O processo não é trivial, mas também não é excessivamente complexo.

Vamos dar uma olhada.

Instale DD-WRT

Estamos presumindo que seu roteador não tem DD-WRT. Se não for o caso, você pode pular esta etapa livremente.

Para quem não possui DD-WRT, siga os seguintes passos ( aqui ) ou execute as etapas abaixo.

1. Visita https://dd-wrt.com/support/router-database/ e digite o número do modelo do seu roteador. Se o seu roteador for compatível com DD-WRT, você receberá todos os detalhes sobre os requisitos de firmware que você precisa fazer o download.
  2. Atualize seu firmware e reinicie o roteador.
  3. A seguir, visite http://192.168.1.1 para configurar seu roteador. Aqui, você será solicitado a fornecer um nome de usuário e uma senha.
  4. Você será então redirecionado para a próxima página. Clique em Configurar e forneça o nome de usuário e a senha que você acabou de criar.
  5. A próxima página fornecerá todos os detalhes básicos do roteador, incluindo seu nome, endereço IP e configurações de DHCP.
  6. No próximo menu suspenso, escolha Configuração automática - DHCP.

Escolha DHCP

7. Não toque nas configurações de DHCP e deixe-as no padrão. Altere as configurações de hora de acordo com sua zona.
  8. Feito isso, clique na guia Wireless e configure sua rede wireless.

Vá para a guia Wireless

Configurar DNS Dinâmico

Agora, você precisa configurar um redirecionador DNS para seu IP WAN dinâmico. O fato é que seu ISP continua mudando seu endereço IP, até e a menos que você tenha pago por um IP estático.

Isso cria problemas, pois você precisará atualizar suas configurações de VPN sempre que seu endereço IP for alterado.

Não se preocupe. Existe uma saída aqui. Você pode usar um serviço DNS dinâmico que cria um URL que reflete o IP atualizado fornecido pelo seu ISP. Aqui estão as etapas que você precisa seguir:

1. Crie uma conta gratuita com fear.org e vá para o menu de subdomínios.

Vá para Subdomínios

2. No próximo campo, crie um subdomínio de sua preferência e escolha um domínio no menu suspenso.

Crie o subdomínio

3. Em seguida, insira o IP WAN do seu roteador no campo de destino. Você pode obter o IP WAN na página DD-WRT.

Digite seu IP WAN

4. Em seguida, clique em Salvar e, em seguida, clique em DDNS.

Salvando DDNS

5. Agora copie o URL fornecido a você na próxima página ao lado da entrada do subdomínio.
  6. Agora, volte para a página do seu roteador e, abaixo de Setup, clique na guia DDNS.
  7. No menu suspenso, selecione freedns.afraid.org e forneça o nome de usuário e a senha necessários.
  8. Forneça o URL copiado acima no campo do nome do host e habilite a verificação de IP externo como Sim.
  9. No campo Forçar intervalo de atualização, digite 10.

Configuração PPTP

1. Na página do roteador, clique em Serviços> VPN.
  2. Habilite o servidor PPTP. Desative o Suporte de transmissão e ative a criptografia MPPE.
  3. Forneça sua configuração de DNS.
  4. Os servidores WINS podem ser ignorados.
  5. As configurações de MTU e MRU devem ser deixadas como estão.
  6. Use o IP do seu roteador como o IP do servidor.

Configuração do dispositivo

Em seguida, vá em frente e configure sua VPN no dispositivo, e pronto! Aqui está como você pode configurar um laptop Windows.

1. Iniciar> Configurações> Rede e Internet> VPN
  2. Clique em Adicionar uma conexão VPN
  3. No provedor VPN, escreva Windows. Digite o endereço DNS de fear.org no campo Nome do servidor. Ou você pode inserir o IP WAN do seu roteador. Selecione PPTP na lista suspensa de tipo de VPN.
  4. O tipo de informação de login deve ser nome de usuário e senha.
  5. Em seguida, forneça o nome de usuário e a senha.
  6. Clique em conectar.

Empacotando

Isso nos leva ao final deste tutorial. Se você tiver alguma dúvida, deixe-nos saber nos comentários abaixo.