Como configurar uma conexão VPN no Windows 10

Uma rede privada virtual (VPN) é basicamente um complemento adicionado a redes públicas, como pontos de acesso WiFi e a Internet, para tornar a comunicação por meio deles mais segura e menos vulnerável à exploração de terceiros. As redes privadas virtuais são ferramentas brilhantes para quem deseja ter certeza de que os dados que enviam e recebem em uma rede pública não estão acessíveis para a totalidade da população que tem acesso à rede. Para obter acesso às informações transmitidas por uma Rede Privada Virtual, uma pessoa precisa das credenciais necessárias para obter primeiro acesso à própria Rede Privada Virtual. VPNs são usados ​​principalmente por corporações e empresas e quaisquer outros estabelecimentos que precisam impedir que as informações comunicadas dentro deles sejam acessadas por terceiros.

Em uma rede privada virtual, o protocolo de encapsulamento ponto a ponto (PPTP) é usado para garantir que as mensagens transmitidas de um nó VPN para outro nó VPN pela internet (à qual toda a população tem acesso) sejam seguras e invulneráveis para ser acessado por qualquer pessoa que não esteja autorizada a acessá-los. A capacidade de configurar e usar redes privadas virtuais e conexões VPN vem embutida em todas as iterações ativas do sistema operacional Windows lá fora - e isso inclui a versão mais recente e melhor do Windows, Windows 10. Se você deseja configurar uma conexão VPN Em um computador com Windows 10, você precisa primeiro adquirir as credenciais necessárias para acessar o servidor VPN ao qual deseja se conectar. As credenciais necessárias incluem o nome ou endereço IP do servidor VPN ao qual você deseja se conectar e o nome de usuário e a senha que você registrou no servidor VPN. Depois de ter essas informações, para configurar uma conexão VPN em um computador Windows 10, você precisa:

Clique no Conexão de rede ícone no computador Bandeja do sistema . Se o computador estiver conectado a uma rede WiFi, o ícone será semelhante a um sinal WiFi. Se o computador tiver uma conexão Ethernet, o ícone se parecerá com um computador com um cabo Ethernet no lado esquerdo. No menu que aparece, clique no botão azul Configurações de rede link na parte inferior.

windows 10 vpn - 1

Isso irá abrir o Configurações de rede e Internet Navegue até o VPN guia no painel esquerdo desta janela. No painel direito, clique em Adicionar uma conexão VPN .

windows 10 vpn - 2

Preencher o Adicionar uma conexão VPN janela da seguinte forma:

vpn windows 10 - 3

Provedor VPN: Windows (integrado)
Nome da conexão:
Nome ou endereço do servidor:
Tipo VPN: Protocolo de túnel ponto a ponto (PPTP)
Tipo de informação de login: Usuário e senha
Nome de usuário (opcional):
Senha (opcional):

Habilite o Lembre-se de minhas informações de login opção clicando na caixa de seleção vazia ao lado dela e marcando-a.

Clique em Salve  .

Assim que você clicar em Salve  , a conexão VPN terá sido criada. Tudo que você precisa fazer para se conectar, habilitar a conexão VPN e se conectar ao servidor VPN, uma vez que a conexão foi criada, é simplesmente navegar até VPN guia no Configurações de rede e Internet janela, clique na conexão VPN que você criou e clique no Conectar botão.

Se você deseja habilitar a conexão VPN que você criou e se conectar ao servidor VPN cada vez mais rapidamente, basta clicar no Wi-fi ou Ethernet ícone em seu Bandeja do sistema e, na lista de todas as conexões disponíveis, clique na conexão VPN que deseja habilitar e clique em Conectar .