Como restaurar a conectividade WiFi depois que uma instância do VirtualBox do Linux a roubou



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Kali, Puppy e Bodhi Linux são populares para navegar na Internet dentro do VirtualBox, e você provavelmente experimentará muitos outros se gosta de usar um ambiente de teste emulado ou desenvolver código da Web e preferir executá-lo dentro de uma sandbox. No entanto, muitos adaptadores sem fio de chipset comuns não funcionam corretamente ao executar o Linux dentro de uma máquina virtual emulada. Isso se deve a uma grande deficiência de configuração. Você também pode ter o mesmo problema com a sua instância do Linux operando como o sistema host e alguma outra parte do software do sistema em execução dentro de um emulador. Alguns usuários até reclamam que este é o caso ao trabalhar com outro software de emulação.



Certifique-se de executar uma verificação padrão de atualizações. Se houver algum problema de driver, você precisará resolvê-lo antes de continuar. Supondo que você já esteja executando os drivers mais recentes para o seu hardware, você precisa voltar para a janela do VirtualBox. Antes de prosseguir, se você estiver em um sistema que usa apt-get como gerenciador de pacotes, então você pode querer ter certeza de que tem todos os repositórios ligados e então executar sudo apt-get update; sudo apt-get upgrade a partir do prompt do terminal CLI. Infelizmente, alguns adaptadores sem fio exigem o uso de drivers proprietários, por mais que isso possa ser para desgosto de alguns defensores do código-fonte aberto. Por mais contra-intuitivo que possa parecer, você precisará ter recursos de rede para continuar.



Método 1: Alterar as configurações do VirtualBox para restaurar o WiFi

Supondo que você não foi capaz de corrigir o problema por meio de atualizações de driver e presumindo que você só terá problemas de conectividade com a Internet depois de terminar uma sessão do VirtualBox, reinicie o sistema e abra o VirtualBox mais uma vez antes de prosseguir. Selecione Configurações de VBox e clique ou toque em Configurações de VM. Na caixa de diálogo que aparece, verifique se a caixa “Configuração da conexão em ponte” está marcada. Se isso acontecer, tente desativá-lo. As conexões em ponte geralmente desabilitam a rede do sistema host.



Lembre-se de que você pode enfrentar esse problema ao executar alguns sistemas operacionais relacionados com uma sessão GNU / Linux como host. Se você descobriu que o VirtualBox rouba sua conexão ao trabalhar com um ambiente gráfico dentro do FreeBSD ou NetBSD dentro de uma sessão, então você certamente desejará verificar se a opção “Bridged Connection Setup” está ativada ou desativada. Outros pacotes de software de sistema baseados em Unix como OS X também são suscetíveis. Alguns usuários notaram que essa opção de configuração aparentemente está ativada automaticamente, então vale a pena conferir, mesmo que você nunca se lembre de configurá-la dessa forma. Pelo menos um usuário também citou isso como a causa da perda de conexão com a Internet ao executar uma sessão emulada do Ubuntu no Windows 10.

Observe a área de status da barra de tarefas ou painel para ver se essas ações restauraram a conectividade sem fio. Se você está acostumado a fazer essa verificação em circunstâncias normais, siga o mesmo procedimento.



Você deverá ver um ícone próximo ao relógio que indica que sim. A aparência disso depende do ambiente gráfico que você está usando, mas você pode clicar nele para ver a qual modem está conectado. Lembre-se de que, ao trabalhar com pacotes de software de sistema legado, você pode não estar trabalhando com atualizações de segurança modernas. Embora qualquer ataque à rede deva ser confinado ao sistema emulado, os diretórios conectados também são alvos possíveis. Depois de ter o WiFi de volta, certifique-se de que todos os diretórios compartilhados estejam apontando apenas para um único diretório específico dentro de sua casa de usuário e não anexados à sua estrutura de arquivo /. Isso é especialmente importante se você estiver executando o VirtualBox ou algum outro emulador como root, porque não haveria nada impedindo o opcode malévolo de adulterar toda a sua instalação nessa situação.

Método 2: usando nmcli para ligar novamente o WiFi

Se isso não parecer reparar a conexão, a função “Configuração de conexão em ponte” pode ter desativado inadvertidamente sua conexão ao fechar a sessão do VirtualBox. Isso é discutivelmente um recurso de segurança e pode realmente acontecer também se você estiver emulando o System 7 ou Mac OS 9 em algo como Mini V Mac, SheepShaver ou Basilik II. Emuladores de certos tipos de versões de arquitetura PowerPC do Linux ou OpenDarwin apresentarão o mesmo problema, se você os estiver executando em hardware x86 ou x86-64 padrão. Em qualquer um desses casos, você apenas precisa abrir um terminal de volta em seu sistema host, mantendo pressionados ALT, CTRL e T ao mesmo tempo ou acessando-o a partir do menu Dash ou Whisker.

Uma vez no prompt CLI, tente executar o comando nmcli nm wifi off para desligar todas as comunicações sem fio, mesmo se você estiver usando uma configuração de várias antenas WiFi. Se você receber um erro relacionado às permissões, execute-o com o sudo na frente, mas tente inicialmente como um usuário normal. Você pode então tentar nmcli nm wifi on para ligar sua conexão novamente, embora mais uma vez ele possa solicitar que você use o sudo, que você só deve usar se precisar. Depois de tentar este comando uma segunda vez, se você ainda não tiver conectividade, então você deve após uma única reinicialização. Executar nmcli nm wifi desligado sem executar o comando on uma segunda vez coloca seu computador no chamado “Modo Avião”, que propositalmente rouba sua conectividade sem fio.

Se você descobrir que não tem rede dentro do SheepShaver, lembre-se de que precisa baixar o arquivo sheep_net.ko do fórum Emaculation.com, colocá-lo em seu diretório inicial e executar sudo modprobe sheep_net.ko seguido por sudo chown “seu nome de usuário” / dev / sheep_net para fazer a rede funcionar dentro do Mac OS clássico quando executado em um ambiente GNU / Linux. Lembre-se, é claro, de que essas compilações de software mais antigas raramente oferecem suporte a WiFi da maneira que entendemos, o que significa que você provavelmente está restrito a usar uma conexão Ethernet.

4 minutos lidos