Como passar um parâmetro para iniciar o Linux em um processador Baytrail



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Embora o microprocessador Intel Baytrail seja popular em uma variedade de máquinas fisicamente leves, ele infelizmente sofre de baixa compatibilidade com Linux. Certos dispositivos Baytrail podem executar bem as distribuições do Google Android e Chrome OS, mas raramente inicializam bem em uma distribuição Linux pura. Muitas dessas máquinas dependem de soluções de carregamento de inicialização UEFI de 32 bits, que raramente oferecem suporte a distribuições Linux de código aberto.



Há uma solução alternativa se você usar um Asus Aspire ou qualquer outra máquina com uma configuração semelhante e estiver sofrendo com esse problema. Esta correção permitirá que você inicialize economizando energia da CPU. Isso não é ideal de forma alguma, mas atualmente pode ser sua própria opção, exceto compilar uma versão de 32 bits do sistema de inicialização GNU Grub.



Método 1: Passagem temporária de um parâmetro de inicialização

Supondo que você esteja usando uma distribuição que não é baseada em um sistema de inicialização legado, mantenha a tecla shift pressionada enquanto inicia sua máquina. Se sua máquina inicializar normalmente quando você faz isso, reinicie-a corretamente e mantenha pressionada a tecla Escape. Às vezes, pode levar algumas vezes para descobrir a chave certa para fazer um desses sistemas extremamente leves entrar no prompt de inicialização.



A Asus e alguns outros fabricantes às vezes definem a tecla escape para selecionar o dispositivo de inicialização, para que você possa iniciar sua máquina a partir de um cartão SDHC. Eventualmente, entretanto, você deverá ser capaz de entrar em uma tela monocromática extremamente básica intitulada GNU GRUB ou algo semelhante.

Se sua máquina travar ao tentar fazer isso, libere a tecla shift quando a tela do logotipo do fornecedor aparecer antes de pressioná-la novamente. Assim que estiver no prompt, solte a tecla e pressione e para entrar no modo de editor. Role o cursor para baixo até uma linha que começa com a palavra linux e pressione a tecla End para posicionar o cursor no final da linha. Na maioria dos casos, você verá as palavras quiet splash bem na frente do cursor.

Empurre o espaço e, em seguida, adicione o parâmetro no final da linha, mantenha pressionada a tecla CTRL e pressione X para inicializar o sistema com esses parâmetros. Se ele travar novamente, você pode simplesmente reiniciar o sistema novamente sem nenhum problema, pois esta é uma configuração temporária.



Método 2: Definir um parâmetro do Baytrail permanentemente

Se isso funcionar para você, lembre-se de que não é a melhor solução. evita que sua CPU entre corretamente no modo de economia de energia para iniciar o sistema adequadamente. Supondo que você entenda as reservas que um engenheiro pode ter sobre esse tipo de solução, certifique-se de que as etapas do Método 1 funcionaram para você antes de prosseguir. Quando estiver dentro de um sistema em funcionamento, acesse um prompt de comando no menu Aplicativos ou mantenha pressionado CTRL, ALT e T juntos para abrir um.

No prompt $, digite e vá até uma linha que começa com e posicione o cursor após as palavras quiet splash entre as aspas duplas. Use um único espaço após splash antes de adicionar na linha. Salve-o e saia pressionando CTRL e pressionando X. Digite quando você estiver de volta no $ e reinicie sua máquina.

2 minutos lidos