Como gerenciar servidores virtuais usando o Virtualization Manager



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O impacto da virtualização no processo de rede é significativo e não pode ser negligenciado. Muitas organizações agora estão optando por máquinas virtuais / virtualização de rede e estabelecendo um ambiente de TI totalmente virtual em vez de servidores físicos. Isso é preferido porque tem um custo mínimo de operação e não afeta a eficiência operacional de uma rede de forma alguma. Portanto, é uma situação ganha-ganha. Em vez de ter várias infraestruturas físicas para servidores ou fins de armazenamento, você pode apenas ter um ambiente virtual que permite fazer ambos com maior eficiência. Há uma coisa, no entanto, que muitas vezes é esquecida ou não é considerada significativa por várias organizações, o gerenciamento de virtualização. Se você deseja obter o máximo do seu ambiente virtual, ter um sistema de gerenciamento de virtualização instalado e a manutenção de servidores virtuais torna-se fundamental e de importância colossal. Softwares de máquinas virtuais como VMware, Citrix etc. vêm com ferramentas de gerenciamento que podem ser usadas para lidar com seus servidores virtuais. No entanto, essas ferramentas estão longe das funcionalidades oferecidas em um Virtual Machine Manager de terceiros.



Virtualization Manager



Solarwinds Virtualization Manager é uma ferramenta desenvolvida tendo em mente a importância do gerenciamento de virtualização e sua função em ter um ambiente virtual totalmente funcional. Todo administrador de TI já usou um produto desenvolvido pela Solarwinds em algum momento de sua carreira. Isso ocorre porque a Solarwinds provou sua confiabilidade no departamento de gerenciamento de TI e, portanto, seus produtos são sempre os melhores. Monitoramento de virtualização ou o monitoramento de VM é importante porque dá a você uma melhor compreensão do seu ambiente virtual e ajuda a retificar problemas de desempenho que de outra forma poderiam ser fatais.



Baixando o Virtualization Manager

Solarwinds VMAN ( baixe aqui ) permite monitorar o desempenho ao vivo de suas instâncias virtuais em tempo real e fornece dados acionáveis ​​e detalhes adicionais sobre as instâncias. Com a ajuda do VMAN, você pode garantir a identificação mais rápida do problema, pois oferece visibilidade detalhada em vários ambientes virtuais e suas informações de configuração, incluindo VMware e Hyper-V. Junto com as ferramentas de configuração de VM, você também pode gerenciar CPU, redes virtuais e alocação de recursos de memória por meio do Virtualization Manager e isso é algo que abordaremos neste guia também.

Antes de começar com este artigo, você terá que instalar a ferramenta em sua rede. Portanto, vá em frente e baixe a ferramenta no link fornecido acima. Solarwinds oferece testes gratuitos se você deseja avaliar o produto primeiro. As primeiras etapas incluem instalar o software em sua rede e, em seguida, adicionar suas instâncias virtuais à ferramenta para que ela possa começar a monitorá-la. Tudo isso pode ser encontrado em nosso “ Monitore sistemas virtuais ”Artigo publicado em nosso site. Depois de ter seguido o artigo vinculado e estiver pronto para prosseguir, é hora de abordarmos também.

Gerenciando instâncias virtuais no VMAN

Gerenciar suas instâncias virtuais no VMAN é fácil graças à plataforma Orion e à interface de usuário incrivelmente amigável. No console da Web do Orion, o VMAN vem com uma lista estendida de ferramentas que você pode usar para gerenciar instantâneos, gerenciar o status da VM e muito mais. Essas ferramentas podem ser acessadas selecionando um host, banco de dados, cluster etc. na árvore de ambiente de Ativos de Virtualização encontrada na página Resumo da ferramenta.



Gerenciando instantâneos

Os instantâneos são como backups. Ele armazena todos os dados, configurações de VM e aplicativos de uma máquina virtual inteira. Esses instantâneos podem ser usados ​​para fazer backup dos dados de uma máquina virtual a qualquer momento. Para cada máquina virtual, você pode criar instantâneos individuais, bem como excluí-los quando não forem mais necessários. Instantâneos podem ser criados e excluídos por meio da página Detalhes.

Criação de um instantâneo

  1. Faça login no console da web Orion e navegue até Meu painel> Virtualização> Resumo .
  2. No Ativos de virtualização árvore, selecione uma VM que você precisa mover e uma VM que requer um novo host.
  3. Depois disso, na área de Recursos de gerenciamento, clique no botão Faça um instantâneo da VM opção. Ao clicar em, você será solicitado a criar um nome personalizado ou usar o nome padrão.

    Criando instantâneo

  4. Por fim, um instantâneo da VM é criado e salvo.

Excluindo um Instantâneo

  1. Se você deseja excluir um instantâneo, mais uma vez faça o seu caminho para Meu painel> Virtualização> Resumo .
  2. Depois disso, selecione mais uma vez uma VM que você precisa mover e faça o acompanhamento selecionando uma VM que precise de um novo host.
  3. Então, no Gestão área de recursos, ao contrário da instrução acima, clique em Excluir instantâneos.
  4. Uma caixa de diálogo é exibida com uma lista de instantâneos a serem excluídos. Se você deseja excluir um instantâneo pai, também pode optar por excluir os instantâneos filhos clicando na opção fornecida. Caso contrário, basta clicar Excluir .

    Excluindo Snapshot

Alteração de recursos de CPU ou memória

O VMAN permite que você gerencie os recursos de CPU ou memória de um sistema virtual. Para cada sistema individual, você pode alterar a CPU ou a memória alocada ao sistema de acordo com seus requisitos. Dessa forma, você pode adicionar recursos máximos de CPU e utilização de memória a uma VM importante específica. Veja como gerenciar recursos de hardware:

  1. Vamos para Meus painéis> Virtualização> Resumo .
  2. No Ativos de virtualização lista, selecione uma VM e, em seguida, um host.
  3. Depois disso, clique no Alterar recursos de CPU / memória opção na área de Gestão.
  4. Modifique o número de processadores para adicionar ou remover CPUs virtuais.

    Ajustando Recursos de CPU / Memória

  5. Se você deseja adicionar ou remover memória virtual, vá em frente e altere o valor da memória.
  6. Você também pode marcar a opção fornecida para, opcionalmente, executar as etapas adicionais.
  7. Depois disso, clique no Salve  botão.

Movendo uma VM para um host diferente

Em alguns cenários, pode ser necessário mover uma máquina virtual para um host diferente. Isso pode ser devido a vários motivos, incluindo consumo de recursos ou desempenho. O VMAN permite que você mova uma VM para um servidor host VM diferente, presente em locais diferentes. Veja como fazer:

  1. Faça o seu caminho para o Gestão área conforme mostrado nas etapas acima.
  2. Uma vez lá, clique no Mude para um host diferente opção.
  3. Uma caixa de diálogo aparece listando vários hosts que estão disponíveis, incluindo o host atual.
  4. Selecione um novo host para a máquina virtual e clique no botão Migrar botão.

    Mudança para um host diferente

  5. Isso moverá a máquina virtual para o novo host especificado e, assim, os recursos serão liberados no host anterior.

Mover uma VM para um armazenamento diferente

Acontece que há casos em que você terá que mover uma máquina virtual para um armazenamento diferente devido a problemas de espaço de armazenamento no atual. Isso também pode ser feito na ferramenta Virtualization Manager. Veja como fazer:

  1. Acesse o Resumo de virtualização via Meus painéis> Virtualização> Resumo .
  2. No Ativos de virtualização árvore, selecione uma VM que precisa ser movida para um armazenamento diferente.
  3. Clique no Mover para um diferente Opção de armazenamento na área de ferramentas do gerenciador.
  4. É exibida uma caixa de diálogo que mostra uma lista de servidores de armazenamento disponíveis, incluindo o atual.

    Mudança para um servidor de armazenamento diferente

  5. Selecione um novo armazenamento para o qual deseja mover o armazenamento e clique no botão Realocar botão.
Tag gerenciador de virtualização 5 minutos lidos