Como fazer um ventilador automatizado para evitar o aquecimento de dispositivos eletrônicos?

Estamos vivendo em uma era em que tudo é controlado por computadores ou microcontroladores. O trabalho contínuo torna esses dispositivos eletrônicos quentes. Podemos fazer um ventilador automatizado que liga automaticamente quando a temperatura sobe para um certo nível. Este projeto pode ser implementado em qualquer escala.



Ventilador dependente da temperatura

Este sistema inclui uma placa Arduino e um sensor de temperatura. Um sensor de temperatura detectará a temperatura e ligará ou desligará automaticamente o ventilador.



Como automatizar uma ventoinha dependente da temperatura usando o Arduino?

Como agora sabemos o que vamos fazer, vamos coletar mais algumas informações para começar a trabalhar em nosso projeto.



Etapa 1: reunir os componentes

A melhor abordagem para iniciar qualquer projeto é fazer uma lista de todos os componentes no início e um bom plano para trabalhar nisso. A seguir estão os componentes que vamos usar neste projeto.



  • DHT11 (sensor de temperatura)
  • Ventilador
  • Jumper Wires
  • Breadboard / Veroboard
  • Cabeçalho Feminino (se estiver usando Veroboard)
  • Ferro de solda, fio de solda, pasta de solda (se estiver usando Veroboard)

Etapa 2: estudar os componentes

Agora, como sabemos quais componentes vamos usar, vamos dar um passo à frente e estudar o funcionamento desses componentes brevemente.

Arduino nano é uma placa microcontrolada usada para controlar ou realizar diferentes tarefas em um circuito. UMA, Código C é necessário para informar à placa do microcontrolador como e quais operações executar. O Arduino Nano tem exatamente a mesma funcionalidade do Arduino Uno, mas em um tamanho bem pequeno. o microcontrolador na placa Arduino Nano é ATmega328p. Também podemos usar o Arduino UNO para implementar o projeto.

DHT11 é um sensor de temperatura e umidade. Sua faixa de temperatura é de 0 a 50 graus Celsius. É um sensor de baixo custo e eficiente que proporciona alta estabilidade. Para medir a temperatura, ele possui um termistor embutido. Ele também mede a umidade, mas neste projeto, não precisamos medir a umidade.



Um módulo de relé é um dispositivo de comutação que recebe a entrada do Arduino e muda de acordo. Ele opera em dois modos, Normalmente aberto (NÃO) e Normalmente fechado (NC).

Etapa 3: montagem do circuito

Agora vamos seguir em frente e montar o circuito. Conecte o Vcc e o pino de aterramento do sensor DHT11 ao 5V e o aterramento do Arduino nano. Conecte o pino de saída do sensor DHT11 ao Pin2 e o pino IN do módulo de relé ao Pin3 do Arduino. Ligue o módulo de relé através do Arduino e conecte o fio positivo da ventoinha no NÃO pino do módulo de relé. Estou usando o breadboard aqui, mas você também pode usar o Veroboard. Se você usar um Veroboard, certifique-se de soldar os conectores fêmeas na placa para inserir a placa Arduino nano e o sensor DHT nela. E não se esqueça de fazer um teste de continuidade para verificar se alguma conexão está curta.

Há uma coisa muito importante que deve ser mantida em mente que o sensor DHT deve estar próximo ao dispositivo que será resfriado pela ventoinha.

Etapa 4: Introdução ao Arduino

Se você ainda não está familiarizado com o IDE do Arduino, não se preocupe, você aprenderá a usar o IDE do Arduino a seguir.

  1. Baixe a versão mais recente do Arduino IDE em Arduino
  2. Conecte a placa Arduino ao seu PC e vá para Painel de Controle> Hardware e Sons> Dispositivos e Impressoras. Aqui, encontre a porta à qual seu Arduino está conectado. No meu caso, é COM14, mas é diferente em computadores diferentes.

    Encontrar o porto

  3. Clique em Ferramentas e configure seu quadro para Arduino Nano.

    Quadro de configuração

  4. No mesmo menu de ferramentas, defina o processador para ATmega328p (antigo bootloader).

    Processador de configuração

  5. Agora defina a porta que você observa de volta no painel de controle.

    Porta de configuração

  6. Teremos que incluir uma biblioteca para usar o sensor DHT11. A biblioteca está anexada abaixo no link de download junto com o código. Vá para Sketch> Incluir Biblioteca> Adicionar Biblioteca .ZIP.

    Incluindo Biblioteca

  7. Baixe o código anexado abaixo e copie-o para o seu IDE. Clique no botão de upload para gravar o código na placa do microcontrolador.

    Envio

Você pode baixar o código em Aqui

Etapa 5: Código

O código para o sensor DHT11 é muito simples, mas aqui estão algumas explicações do código.

  1. No início, a biblioteca para usar DHT11 é incluída, as variáveis ​​são inicializadas e os pinos também são inicializados.
#include dht11 DHT11; # define dhtpin 2 # define relay 3 float temp;

2 configuração vazia () é uma função usada para definir os pinos como INPUT ou OUTPUT. Ele também define a taxa de transmissão do Arduino. A taxa de transmissão é a velocidade de comunicação da placa do microcontrolador.

void setup () {pinMode (dhtpin, INPUT); pinMode (relé, OUTPUT); Serial.begin (9600); }

3 - void loop () é uma função que é executada repetidamente em um ciclo. Nesta função, estamos lendo os dados do pino de saída do DHT11 e ligando ou desligando o relé em um determinado nível de temperatura.

loop vazio () {atraso (1000); DHT11.read (dhtpin); temp = DHT11.temperatura; Serial.print (temp); Serial.println ('C'); if (temp> = 35) // Liga o ventilador {digitalWrite (relay, LOW); //Serial.println(relay); } else // Desligue o ventilador {digitalWrite (relay, HIGH); //Serial.println(relay); }}

Aplicativos semelhantes

Estamos usando este sensor de temperatura para a comutação de um ventilador para dispositivos elétricos. Ele também pode ser usado para outros fins, algumas de suas aplicações são as seguintes.

  1. Manter uma temperatura morna constante para as galinhas em uma cabana.
  2. Casas inteligentes.
  3. Circuitos de alarme de incêndio.

Agora que você aprendeu como automatizar o ventilador para resfriar seus dispositivos elétricos, pode começar a trabalhar neste projeto e também pode usar este sensor DHT em outras aplicações.