Como diminuir a temperatura da CPU



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

As altas temperaturas do computador são um problema muito comum. Quando mais processos são solicitados à sua CPU, o clock da CPU é ativado para permitir que mais cálculos por segundo sejam feitos. Uma frequência mais alta também significa que mais eletricidade passará pelos circuitos, causando mais aquecimento da CPU. Portanto, quanto mais processos demandam tempo de CPU, mais quente fica a CPU.



Ao lado do uso da CPU, o resfriamento é um fator que pode causar uma temperatura mais alta ou mais baixa da CPU. Quanto melhor for o resfriamento usado, menor será a temperatura da CPU em alto desempenho. Se as temperaturas ficarem muito altas, o sistema ficará lento e as partes sobreaquecidas provavelmente fritarão. A maioria das CPUs e GPUs não devem ultrapassar 100OUC. Portanto, eles são equipados com um mecanismo de desligamento quando essas temperaturas são excedidas. Se o sistema for conduzido além desta temperatura, ele desligará repentinamente como se um plugue tivesse sido puxado e exibirá uma tela azul com um erro de alta temperatura. Enquanto muitos MBs desligam automaticamente ao superaquecer; chegar a esse ponto frequentemente causa pequenos danos que podem se acumular com o tempo, e operar constantemente perto desse limite fará o mesmo. É melhor evitar os limites.



A CPU ainda pode funcionar razoavelmente bem em excessos de 40OUC mas basicamente, quanto mais baixa a temperatura, melhor é o desempenho de sua CPU e GPU. O núcleo (a temperatura do ar encerrado no invólucro da CPU também é monitorada e é essencial que não ultrapasse 32OUCaso contrário, dificultará o resfriamento de outras peças. Será como explodir as peças com ar quente.



Manter a temperatura da CPU / GPU baixa

Existem muitas maneiras de manter a temperatura do computador baixa. Você poderia comprar um ventilador mais potente com mais rotações por minuto (rpm), o que se traduz em mais fluxo de ar, resfriando assim a CPU. Existem também ventiladores mais avançados que usam refrigeração líquida. Ao passar um líquido sobre o dissipador de calor, mais calor é transportado e, portanto, resfria a CPU. Outro método é usar um ventilador de admissão forçada acoplado a um exaustor. A entrada forçada traz mais ar frio e o exaustor retira o ar quente. Uma almofada de resfriamento pode ser usada no lugar do ventilador de entrada.

Acima de tudo, os métodos têm uma coisa em comum. Todos eles precisam que você vasculhe seus bolsos e obtenha um novo hardware. Para um laptop, eles podem ser até impossíveis de usar. Se você usa seu computador para renderizar gráficos, transmitir vídeos, jogar videogame, entre outras operações que consomem muita energia, é provável que o computador superaqueça e desligue depois de exibir uma tela azul. Abaixo, preparamos um guia sobre como reduzir a temperatura do computador sem a necessidade de novo hardware.

Método 1: aumentar o fluxo de ar

Tirar o ar quente e trazer o ar fresco é o que esfria o computador. Mantenha o PC em uma área aberta com os ventiladores de exaustão e de admissão voltados para uma direção razoavelmente boa do fluxo de ar.



Para a maioria dos laptops, a entrada é geralmente colocada na parte inferior ou na parte traseira ou ambos. Se você não tiver uma almofada de resfriamento à mão, muitas vezes fará uma diferença perceptível se você puder simplesmente colocar algo embaixo do laptop para dar-lhe um pequeno espaço entre a parte inferior do laptop e a superfície na qual está colocado. Mesmo apenas alguns lápis sob os cantos podem melhorar o fluxo de ar o suficiente para evitar o superaquecimento.

Se você for usar sua CPU para operações extremamente pesadas, você pode abrir o gabinete na lateral (ou na parte inferior para alguns laptops) para permitir um melhor fluxo de ar durante esses tempos exigentes.

Método 2: mantenha seu computador limpo

Um dos principais motivos do superaquecimento do computador é o acúmulo de poeira e o entupimento das aberturas de ventilação. Limpe seus ventiladores regularmente. Você pode fazer isso injetando ar comprimido em todas as aberturas de ventilação e, se conseguir abrir a caixa, faça isso na placa-mãe também, pois cargas nas partículas de poeira podem causar curto-circuito e, portanto, superaquecimento.

Certifique-se de fazer isso enquanto o computador está desligado e o CA e a bateria foram removidos. Ao soprar no ventilador, certifique-se de que ele não gire muito, pois pode ser danificado se girar além das rotações por minuto (rpm) pretendidas.

Método 3: Gerenciar o espaço e o cabeamento do computador

O obstáculo ao fluxo de ar, como mencionamos, causa superaquecimento. Reserve algum tempo para abrir a lateral do computador e estender os cabos da forma mais organizada possível e aumentar o espaço de ar no computador, especialmente ao redor do processador e da GPU. O ar quente não ficará mais preso no computador, levando a um melhor resfriamento.

Método 4: use pasta térmica

Se a máquina for mais antiga e a pasta térmica da CPU estiver suja ou seca, ela não terá a capacidade de conduzir o calor da GPU ou CPU de maneira adequada. A pasta térmica é geralmente colocada entre o dissipador de calor e a superfície de aquecimento (CPU ou GPU). Pode valer a pena seu esforço para puxar o dissipador de calor do processador e reaplicar um pouco de pasta térmica. Certifique-se de limpar toda a pasta térmica antiga antes de aplicar a nova para evitar transferência de calor irregular. Certifique-se também de que o dissipador de calor esteja firmemente aparafusado sobre a CPU ou GPU.

Método 5: Undervolting o processador

Isso é um pouco mais complicado do que outros métodos. Undervolting é um processo que reduz o excesso de “tensão” fornecido à CPU por meio de software. Isso é amplamente utilizado como solução de resfriamento. Undervolting é dito que NÃO compromete o desempenho. Underclocking e overclocking (velocidades de clock) são os responsáveis ​​em relação ao desempenho. Recomendamos undervolting para qualquer pessoa com confiança e conhecimento suficiente para fazê-lo. Os benefícios superam facilmente os riscos.

  1. Baixe e instale estes utilitários:
    RMclock v.2.35 - (utilitário de relógio da CPU) de aqui
    ORTHOS CPU Loader - (usado para sobrecarregar a CPU e testar a estabilidade) de aqui
    HWmonitor - (Para monitorar temperaturas. Escolha entre 32/64 bits no canto superior esquerdo) de aqui

  2. Execute o ORTHOS CPU Loader. Este prático programa simula a carga total da CPU para ambos os núcleos. Clique no botão Iniciar e deixe-o funcionar por 10 minutos. Veja as temperaturas subirem para cerca de 70-90OUc no HWmonitor. Uma vez feito o estresse da CPU por 10 minutos, pare o programa e registre a temperatura máxima.
  3. Execute o RMclock. Clique na guia “Configurações avançadas da CPU”. A versão mais recente do RMclock deve detectar automaticamente sua CPU. Se isso não acontecer, clique no botão de opção 'Celular' próximo à parte inferior e marque 'Aplicar essas configurações na inicialização'. Agora clique no botão Aplicar. Se ele solicitar que você reinicie o programa, faça-o. Depois de reiniciar, vá para a guia “CPU info”. Verifique se ele está mostrando o processador correto que você possui. Nesta página, você também verá muitos dígitos movendo-se para cima e para baixo em sua CPU.
  4. Clique duas vezes na guia Perfil e, em seguida, clique no sub-perfil “Desempenho sob demanda”.
  5. - Marque “Usar transições de estado P” para alimentação CA e bateria
  6. - Marque todas as caixas de índice possíveis, certifique-se de rolar para baixo e clique nas outras
  7. - Clique em Aplicar quando terminar.
  8. * Os usuários da AMD precisam marcar os transistores de estado P para uma melhor subtensão
  9. Volte para a página de perfil principal…. Altere o perfil atual na caixa suspensa para “Desempenho sob demanda” para alimentação CA e bateria. Certifique-se de que todas as caixas de índice estejam marcadas. Desmarque a opção “Ajustar automaticamente VID de estados intermediários” na parte inferior e clique no botão Padrão. As tensões de fábrica agora devem aparecer. Clique em Aplicar.
  10. Na página principal do perfil, você verá diferentes multiplicadores e tensões. Comece diminuindo a tensão do multiplicador mais alto. Sempre clique em Aplicar para que a nova tensão entre em vigor e faça o teste de estabilidade abaixo. Continue fazendo isso sempre que diminuir a tensão.
  11. Abra o ORTHOS e o HWMonitor novamente.
  12. Vá para a guia “CPU info” do RMclock (você também pode assistir os temps e estatísticas aqui).
  13. Defina o tipo de teste como “FFTs pequenos - CPU de estresse” para concentrar o teste na CPU.
  14. Execute o teste de estresse ORTHOS por 45 minutos ou mais
  15. Se não travar quando o teste de estabilidade for concluído, você pode ir mais baixo. Sugerimos diminuir em 0,025v de cada vez até BSOD (Tela Azul da Morte) ou dar um erro de aviso.
  16. Se você receber uma tela azul - significa que atingiu seu limite e a tensão está muito baixa. Depois de reiniciar a partir do BSOD, ele deve reverter para as últimas tensões estáveis. Mantenha um registro das tensões boas / ruins no papel.
  17. Se você receber um aviso ou erro de hardware do ORTHOS - Sua tensão também está muito baixa. Aumente a tensão e tente novamente.
  18. Depois de encontrar a tensão instável, sugerimos aumentá-la em 2 etapas. Isso colocará uma margem segura longe de sua voltagem instável para garantir a estabilidade. A maioria das pessoas consegue atingir 0,150 V a 0,250 V abaixo de suas tensões padrão para o multiplicador mais alto. Tudo depende das tolerâncias dos seus processadores.
  19. Para tirar o máximo proveito do Undervolting, você também pode reduzir os outros multiplicadores às suas tensões ideais.
6 minutos lidos