Como participar do GoToMeeting no GNU / Linux

Os aplicativos independentes do GoToMeeting oferecem suporte oficial apenas para as plataformas Microsoft Windows e macOS. No entanto, tornou-se uma forma extremamente comum para desenvolvedores e pessoal de negócios se comunicarem online. Poucos usuários Linux gostariam de ter que migrar para outro sistema operacional apenas por causa de um único aplicativo, não importa o quão útil seja.

Felizmente, existe uma versão HTML5 do GoToMeeting que funciona perfeitamente bem com o Google Chrome nas distribuições GNU / Linux que suportam o Chrome. Você precisará do Chrome genuíno para isso, pois ele usa algumas tecnologias incompatíveis com o Chromium. Da mesma forma, você receberá uma mensagem de erro no Mozilla Firefox. Embora a necessidade do Chrome possa não agradar aos usuários de verdadeiras distribuições libre, ainda é muito melhor do que ter que migrar para um sistema operacional diferente. Você também pode ingressar no GoToMeeting através da interface da Web facilmente, sem quaisquer outras preocupações.

Usando GoToMeeting com Chrome

Você precisará iniciar o Chrome, supondo que ele esteja instalado. Clique no menu Aplicativos ou Whisker e selecione Internet antes de clicar no Google Chrome. Você também pode procurá-lo no Ubuntu Dash, dependendo da área de trabalho gráfica que você está usando no momento. Embora tenha havido uma grande discussão sobre o Google Chrome não suportar mais distribuições Linux de 32 bits, eles continuam a fornecer pacotes .deb e .rpm de 64 bits para Debian, Ubuntu, Fedora e openSUSE.

Os pacotes .deb também devem funcionar com Linux Mint, enquanto os pacotes .rpm devem funcionar bem com CentOS e Red Hat. Você pode baixar um pacote de pré-requisitos se ainda não o tiver instalado em https://www.google.com/intl/en/chrome/browser/desktop/index.html, mas se já tiver o Chrome, então não não precisa fazer mais nada.

Depois de ter o Google Chrome instalado e funcionando, digite https://app.gotomeeting.com/home.html na barra de URL. Você pode copiar e colar este link no navegador usando o botão direito do mouse ou tocando na tecla Aplicativo e selecionando Colar após copiá-lo. O Google Chrome também oferece suporte aos atalhos de teclado padrão Ctrl + C e Ctrl + V com os quais você provavelmente está acostumado. Você não terá que se preocupar com nenhum desses problemas que você encontra aqui no terminal!

Assim que a página for resolvida, você verá uma caixa para ingressar nas sessões do GoToMeeting em andamento. Digite o número de telefone ou o nome da sessão GoToMeeting da qual deseja participar. Você também pode pressionar Ctrl + D para marcar a página para torná-la mais fácil de encontrar novamente.

Pressione Enter ou clique no botão para entrar nas sessões do GoToMeeting assim que estiver pronto. Entretanto, você receberá uma pergunta sobre as opções de áudio.

Se quiser usar sua própria conexão telefônica, clique em “Chamada” e receberá instruções para discar. Se você tiver acesso a um sistema de áudio do computador, então você pode clicar em “Usar áudio do computador” para um pequeno conjunto de opções sobre as configurações de áudio. Além disso, você pode clicar em “Não preciso de áudio” se for usar a janela de chat de texto.

Independentemente da opção que você selecionar, você desejará clicar no botão Configurar e concordar em permitir o Visualizador da Web se você planeja visualizar os desktops de outra pessoa. Isso é desnecessário se você não for compartilhar desktops. Na verdade, há um plug-in do Google Chrome disponível para compartilhar desktops Linux, mas isso também é desnecessário ao trabalhar com usuários do Windows e macOS não familiarizados com GNU / Linux.

Você pode ter mais controle sobre o microfone e outras configurações de áudio enquanto conversa. Pesquise por PulseAudio Volume Control no Ubuntu Dash. Pode estar em Som e Vídeo no menu Aplicativos ou Whisker. Você também pode manter pressionada a tecla Windows ou Super e pressionar R, em seguida, digitar pavucontrol e pressionar Enter. Se você assiste a vídeos on-line, pode ter usado esse controle para aumentar o volume no passado

Clique em Dispositivos de saída e defina um nível de áudio para seus fones de ouvido e clique em Dispositivos de entrada para definir um nível de microfone. Isso é feito através do sistema PulseAudio no próprio Linux, o que significa que você pode fazer isso mesmo depois de entrar em sessões GoToMeeting que já estão em andamento. Você pode querer usar esta opção se estiver tendo problemas com sua voz soando truncada. O ganho do microfone pode estar muito alto. Você também vai querer clicar no alto-falante com o ícone x nele se quiser silenciar seu microfone por um momento ou se precisar ativá-lo porque qualquer um dos outros usuários na sala está reclamando que pode ' Não ouço o que você está dizendo. Mais do que provavelmente, você não vai querer aumentar o volume mais de 100%, porque isso pode realmente causar distorção.