Como seguir as melhores práticas de design UX do Android em 2020

lançou o deles apenas no início deste ano. Agora o modo escuro está se tornando um padrão em muitos aplicativos Android, pois oferece muitos benefícios ( consumo reduzido de bateria e cansaço visual noturno) para os desenvolvedores de aplicativos ignorarem.

Quanto aos gradientes de cor, eles existem há vários anos, normalmente vistos em cores quentes e frias, como tons sutis e suaves de azul, rosa e roxo ou tons de terra. No entanto, muitos aplicativos estão começando a usar gradientes de cor muito mais fortes e fortes, como azuis neon e roxos brilhantes, já que eles têm uma sensação muito mais futurística e são, em geral, mais marcantes e vívidos quando combinados com menus e botões do Modo escuro.

Formas arredondadas e orgânicas

Botões e elementos passaram por muitas fases de forma - de quadrados estéreis a ovais chanfrados e círculos perfeitos.

A última tendência são formas suaves e redondas que não podem ser descritas como círculos, mas quase emplumadas e orgânicas, como gotas de água ou jogar uma esponja na parede. Blobs de aquarela, para ser mais preciso. Um bem Agência UI deve ser capaz de ajudá-lo a projetar formas orgânicas naturais que se ajustam à interface do usuário do seu aplicativo.

Limpeza com líquido

Passar o líquido é um pouco difícil de explicar em palavras, então é melhor verificar um Vídeo do youtube do que se trata. Mas, essencialmente, se você já usou um leitor de e-book que emula páginas viradas, é um pouco assim.

Apenas mais líquido e colorido. É uma tendência crescente que adiciona um pouco de vida aos aplicativos em que os usuários deslizam entre as telas, dando um efeito de transição legal entre os slides.

Chatbot Design

Com os recentes avanços na tecnologia de IA, muitos aplicativos de varejo e serviços estão incluindo chatbots mais sofisticados.

Mas, além de dicas de linguagem mais inteligentes, os desenvolvedores de aplicativos também estão tornando os chatbots mais estéticos, com avatares, indicadores de digitação e até mesmo o uso de emojis.

Ferramentas e recursos para design UX

Costuma-se dizer que os programadores não são exatamente conhecidos por design de UX intuitivo, já que a programação é mais uma habilidade matemática, e o design de UX é mais uma habilidade artística. Mas não precisa ser o caso, pois existem algumas ferramentas excelentes para agilizar o processo de design de UX. Vou listar alguns para você verificar.

• Mockplus : Oferece uma interface de arrastar e soltar para reunir componentes e prototipar o processo de design UX.
  • Esboço : Semelhante ao Photoshop, mas principalmente voltado para design UX. Ele suporta gráficos de várias resoluções, controles de zoom infinitos e um botão “Exportar tudo” que salva todos os arquivos nos formatos selecionados (PNG, JPG, etc).
  • Maravilha : Outra ferramenta comparativa ao Photoshop, mas destinada tanto para design UX quanto para prototipagem. Ele também oferece suporte à colaboração em equipe por meio do armazenamento em nuvem.
Tag andróide Desenvolvimento Design UX 3 minutos lidos