Como corrigir o código de erro 9c48 do Windows Update?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Vários usuários do Windows têm nos contactado com perguntas após obter o Código de Erro 9c48 sempre que tentarem instalar uma atualização específica. A maioria dos usuários afetados está relatando que o problema ocorre apenas com uma determinada atualização do Internet Explorer 11 ou Edge que desativa a instalação. O problema não é específico de uma determinada versão do Windows, pois é encontrado no Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10.



Código de erro 9c48 do Windows Update



O que está causando o código de erro 9c48 do Windows Update?

Investigamos esse problema específico analisando vários relatórios de usuários e testando as diferentes correções atualmente recomendadas por outros usuários que conseguiram resolver esse problema. Acontece que vários cenários diferentes produzirão esse cenário. Aqui está uma lista de culpados que são conhecidos por causar esse problema:



  • Falha genérica do WU - Uma interrupção da máquina durante a atualização pode produzir o que é comumente referido como uma falha genérica de atualização do Windows que pode acabar afetando atualizações futuras. Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de resolver o problema executando a solução de problemas do Windows Update e aplicando a estratégia de reparo aplicável.
  • Conjunto de antivírus superprotetor de terceiros - Acontece que existem vários pacotes AV diferentes que são conhecidos por interferir entre a conexão do WU e o servidor oficial da Microsoft (isso acaba produzindo vários códigos de erro, incluindo este. Neste caso, as únicas soluções para o problema são para desativar a proteção em tempo real enquanto a atualização é instalada ou para desinstalar o pacote de terceiros da máquina.
  • O Instalador de Módulo do Windows está desativado - Conforme relatado por vários usuários, esse código de erro também pode ocorrer em instâncias onde um processo crítico (Windows Module Installer) é desabilitado (por intervenção manual do usuário ou por um software gerenciador de recursos). Nesse caso, você pode resolver o problema acessando a tela Serviços e reativando o serviço Instalador de Módulo do Windows.
  • Instalação incompatível do Internet Explorer - Muitos usuários começaram a encontrar esse problema depois de instalar o IE11 em um computador com Windows 7 usando um executável (instalação manual). Acontece que a instalação será bem-sucedida mesmo que a versão do IE não seja totalmente compatível. Nesse caso, você pode resolver o problema revertendo para o Internet Explorer 10 usando um Prompt de Comando elevado.
  • Arquivo corrompido do sistema - A corrupção nos arquivos do sistema também pode ser responsável por essa mensagem de erro. Vários usuários que também estavam enfrentando esse problema conseguiram resolver o problema usando um instantâneo armazenado anteriormente para retornar a máquina a um estado saudável ou executando uma instalação de reparo ou instalação limpa para atualizar todos os componentes do Windows.

Método 1: executando o Windows Update Troubleshooter

Existem vários motivos comuns diferentes pelos quais esse erro específico aparecerá. Mas em vez de tentar cada correção, você pode economizar muito tempo usando Solucionador de problemas do Windows Update - um utilitário integrado da Microsoft que contém correções para a maioria dos problemas comuns conhecidos por produzir códigos de erro durante a instalação de um Windows Update.

Vários usuários afetados relataram que conseguiram resolver o problema indefinidamente simplesmente executando este utilitário. Depois de identificar o problema, o Solucionador de problemas do Windows Update recomendou uma estratégia de reparo viável que foi aplicada automaticamente e acabou corrigindo o problema.

Este é um guia rápido sobre como executar o solucionador de problemas do Windows Update:



  1. Abra uma caixa de diálogo Executar pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, digite “ ms-settings: solucionar problemas ” e pressione o Entrar chave para abrir o Solução de problemas guia do Configurações aplicativo.

    Abrindo a guia Solução de problemas do aplicativo Configurações por meio de uma caixa Executar

  2. Depois de conseguir entrar no Solução de problemas guia, vá para a seção direita da tela e localize o Comece a trabalhar seção. Ao ver, clique em atualização do Windows e clique em Execute o solucionador de problemas no menu estendido recém-exibido.

    Executando o Solucionador de Problemas do Windows Update

  3. O utilitário será iniciado e, embora possa parecer que ele congela, não feche a janela até que a verificação inicial seja concluída. Esta parte da análise determinará se alguma das estratégias de reparo incluídas com o utilitário é aplicável à sua situação atual.

    Detectando problema com o Windows Update

  4. Se uma correção adequada for identificada, você verá uma janela na qual pode clicar em Aplicar esta correção , para aplicar a estratégia de reparo aplicável. Em alguns casos, você também pode precisar seguir algumas instruções manuais para aplicar a estratégia de reparo.

    Aplicar esta correção

  5. Assim que a estratégia de reparo recomendada for aplicada, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização.

Se você ainda está vendo o Código de Erro 9c48 ao tentar instalar uma atualização específica do Windows, vá para o próximo método abaixo.

Método 2: Desativando a proteção em tempo real ou desinstalando antivírus de terceiros

Outro culpado que interfere na instalação de certas atualizações do Windows é um conjunto de antivírus superprotetor. Acontece que vários scanners de segurança (com proteções em tempo real) interromperão a conexão entre o WU e o servidor externo que é usado para baixar os arquivos de atualização. Sophos, McAfee, AVAST e Comodo são relatados como causadores desse problema.

Se você estiver usando um pacote de terceiros (mesmo que não esteja incluído na lista acima), ele pode ser responsável pela aparição do Código de Erro 9c48 quando você está tentando instalar uma atualização específica.

Para verificar se esta afirmação é verdadeira, você deve desativar a proteção em tempo real e ver se a atualização é instalada com êxito enquanto o pacote de segurança de terceiros está desativado. Se a instalação for concluída sem problemas enquanto o antivírus de terceiros estiver desabilitado, é claro que ele estava interferindo anteriormente no componente WU (Windows Update).

Mas tenha em mente que o processo de desabilitação da proteção em tempo real será diferente dependendo do pacote de terceiros que você está usando. No entanto, você normalmente pode fazer isso usando o ícone da barra de bandeja.

Desativando a proteção em tempo real no Avast Antivirus

Desativando a proteção em tempo real no Avast Antivirus

Depois de desativar a proteção em tempo real, tente instalar a atualização novamente e veja se o processo é bem-sucedido sem a aparição do Código de erro 9c48.

Se a instalação for bem-sucedida, você pode querer garantir que o pacote AV de terceiros não esteja interferindo em outras atualizações de seus componentes do Windows - A maneira mais eficiente de fazer isso é substituir a solução de segurança atual por um programa de terceiros diferente ou para migrar para a solução integrada (Windows Defender).

Se você está preparado para seguir esse caminho, siga este artigo ( aqui ) para desinstalar seu pacote atual de terceiros e garantir que você não está deixando nenhum arquivo para trás.

Se você instalou seu antivírus e ainda está encontrando o problema ou se este cenário não se aplica a você, vá para o próximo método abaixo.

Método 3: Habilitando o serviço Windows Module Installer

Acontece que o Código de Erro 9c48 também pode ocorrer devido a serviços críticos de atualização do Windows que foram desabilitados por intervenção manual do usuário ou por um programa de otimização de terceiros que desabilitou o serviço para liberar recursos do sistema.

Vários usuários que também estavam enfrentando esse problema relataram que, depois de reativar esse serviço (definindo o Tipo de inicialização como Automático) e reiniciando o computador, Código de Erro 9c48 parou de ocorrer durante a instalação de atualizações do Windows.

Aqui está um guia rápido para habilitar o serviço Windows Module Installer:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, dentro da caixa de texto, digite “Services.msc” e pressione Entrar para abrir o Serviços tela.

    Executando serviços de uma caixa de execução

  2. Depois de conseguir entrar no Serviços tela, vá para a seção à direita e role para baixo na lista de serviços instalados até localizar o Instalador de Módulo Windows serviço.
  3. Ao identificar o serviço, clique com o botão direito sobre ele e escolha Propriedades no menu de contexto recém-exibido.

    Acessando a tela Propriedades dos serviços do Instalador de Módulos do Windows

  4. Dentro de Propriedades tela desses serviços, selecione o geral guia e altere o Tipo de inicialização para Automático .

    Alterar o tipo de inicialização do serviço Windows Module Installer para automático

  5. Clique Aplique para salvar as alterações e, em seguida, tente reinstalar a atualização do Windows que estava falhando com o Código de erro 9c48.

Se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

Método 4: revertendo para o Internet Explorer 10 (somente Windows 7)

Vários usuários que também estavam lutando para resolver o Código de Erro 9c48 finalmente conseguiram corrigir o problema indefinidamente revertendo para o IE10 (Internet Explorer 10). Acontece que isso serviu como uma correção eficaz para muitos usuários que estamos encontrando o problema no Windows 7, após instalar a versão mais recente do IE manualmente.

Aqui está um guia rápido sobre como reverter para o IE10 manualmente a partir de um prompt de comando elevado:

  1. Certifique-se de que qualquer instância do Internet Explorer esteja completamente fechada.
  2. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Dentro da caixa de texto, digite “Cmd” e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um Prompt de comando elevado. Depois de ver o UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Executando Prompt de Comando

  3. Dentro do Prompt de Comando elevado, digite / cole o seguinte comando e pressione Entrar para executá-lo:
    FORFILES / P% WINDIR%  servicing  Packages / M Microsoft-Windows-InternetExplorer- * 10. *. Mum / c 'cmd / c echo Desinstalando pacote @fname && start / w pkgmgr / up: @fname / norestart'
  4. Não se assuste se obtiver erros de falha de operação. É normal vê-los, pois você não terá permissão para editar todos os itens.
  5. Quando a operação for concluída, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima seqüência de inicialização.

Método 5: fazer uma restauração do sistema

Se nenhuma das possíveis soluções acima o ajudaram a resolver o Código de erro 9c48, é provável que você esteja lidando com algum tempo de corrupção de arquivos do sistema que está interferindo na instalação de algumas atualizações pendentes do Windows.

Em situações como essa, uma correção para limitar os danos é usar a Restauração do sistema. Este utilitário integrado é capaz de lidar com problemas sérios desse tipo, restaurando toda a instalação do Windows para um estado de integridade em que as circunstâncias que estão causando o problema não existiam.

Mas para que esse método funcione, ele precisa ter criado um instantâneo que possa ser usado para restaurar seu sistema operacional a um ponto anterior no tempo em que o problema não estava ocorrendo. Felizmente, a menos que você modifique o comportamento padrão, o Windows é configurado por padrão para salvar Snapshots constantemente (após cada atualização instalada).

No entanto, seguir esse caminho e usar um instantâneo de restauração do sistema significa que todas as alterações do sistema (incluindo instalação do aplicativo, configurações do usuário alteradas e qualquer outra coisa) serão revertidas. Se você estiver preparado para aceitar esse risco, aqui estão as instruções passo a passo com o processo de execução de uma restauração do sistema a partir de um instantâneo criado anteriormente:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Dentro da caixa de texto, digite 'Rstrui' e pressione Entrar para abrir o menu Restauração do sistema.

    Abrindo o assistente de Restauração do Sistema via caixa Executar

  2. Assim que estiver dentro do Restauração do sistema janela, clique Próximo para avançar para a próxima tela.

    Usando a restauração do sistema

  3. Depois de conseguir ir para a próxima tela, comece marcando a caixa associada a Mostrar mais pontos de restauração . Em seguida, observe as datas com atenção e selecione um ponto de restauração do sistema que seja datado antes da aparição do Código de erro 9c48. Depois de conseguir selecionar o instantâneo correto, clique em Próximo para avançar para o próximo menu.

    Restaurando seu sistema para um ponto anterior no tempo

  4. Agora que tudo está pronto, clique no Terminar botão para iniciar o processo. Após alguns segundos, sua máquina será reiniciada e, durante a próxima sequência de inicialização, o estado da máquina antiga será montado.
  5. Depois que a sequência de inicialização for concluída, repita a ação que estava causando o Código de Erro 9c48 e veja se o problema foi resolvido.

Se o mesmo código de erro ainda estiver ocorrendo quando você tentar instalar uma atualização específica do WIndows, vá para o próximo método abaixo.

Método 6: Executar uma instalação de reparo

Se nenhum dos métodos acima permitiu que você resolvesse o problema, é provável que você esteja lidando com um problema de corrupção de arquivo de sistema mais grave que não pode ser resolvido de maneira convencional. Nesse caso, a única correção viável que resolverá esse problema na grande maioria dos casos é redefinir todos os componentes do Windows que podem acabar causando o Código de erro 9c48.

Existem dois métodos diferentes que permitirão que você faça isso: a solução radical (a instalação limpa ) ou a solução limitadora de danos (a reparar instalar )

Uma instalação limpa é muito eficiente, mas a principal desvantagem é que também remove todos os dados pessoais, incluindo documentos, mídia, jogos e qualquer outro aplicativo.

Se você deseja a abordagem menos destrutiva de redefinir todos os componentes do Windows, faça uma instalação de reparo (instalação no local). Além de permitir que você mantenha seus dados pessoais, você também poderá manter algumas preferências do usuário.

7 minutos lidos