Como corrigir o erro do Windows Defender ‘Este aplicativo foi desativado pela política de grupo’

Não há necessidade de instalar nenhum aplicativo anti-malware no Windows 8 e versões mais recentes do Windows, uma vez que o Windows Defender é instalado por padrão. Este pacote de segurança integrado é suficiente para fornecer proteção primária para seu PC e também mantê-lo seguro online.

Ao tentar habilitar o Windows Defender, você pode obter o seguinte erro: 'Este aplicativo está desativado pela política de grupo' e isso é causado por dois motivos principais: Se o seu PC faz parte de um domínio e o controlador de domínio atribuiu algumas políticas, o Windows O defensor pode ser bloqueado. Em outros casos, se você instalou um antivírus de terceiros, é como bloquear o Defender e o bloqueio pode permanecer ativo mesmo se você desinstalou o aplicativo. Em tal condição, ao tentar habilitar o defensor, você obterá o erro conforme mostrado na imagem acima.

Esse erro é amplamente corrigido pedindo ao administrador do sistema para habilitar o Windows Defender por meio da Política de Grupo. Você também pode corrigir isso ativando-o com o Editor de Diretiva de Grupo Local ou aplicando um ajuste no registro.

Método 1: Habilitando o Windows Defender usando o Editor de Política de Grupo Local

Antes de prosseguir com este método, observe que o Editor de Política de Grupo Local está disponível apenas nas edições Windows Enterprise e Pro.

Para corrigir esse problema, siga as etapas abaixo:

1. Pressione a tecla Windows + R, digite gpedit. msc na caixa de diálogo Executar e clique em Está bem para abrir o Editor de Política de Grupo Local. (Se o gpedit) não estiver disponível em seu sistema, use este guia gpedit para instalá-lo.
  2. No Editor de Política de Grupo Local, navegue até Configuração do computador> Modelos administrativos> Componentes do Windows> Windows Defender .
  3. Neste caminho de Política de Grupo, procure a configuração chamada Desligue o Windows Defender e clique duas vezes nele. Selecione o Não configurado ou Desativado opção para habilitar o Windows Defender. Clique Aplique Seguido por Está bem .
  4. Feche o Editor de Diretiva de Grupo Local e reinicie o computador. Depois de reiniciar, tente habilitar o Windows Defender, ele deve funcionar.

Método 2: remover o software antimalware existente

Se o seu PC ainda tiver outro antivírus instalado ou se um tiver sido desinstalado, você deve usar a ferramenta apropriada para remover todos os aplicativos antivírus e antispyware de terceiros.

Para corrigir esse problema, siga as etapas abaixo:

1. Usando seu navegador, baixe a ferramenta de remoção de seu software antivírus usando os links abaixo.
  1. Inicie o utilitário baixado e siga suas instruções para remover completamente o aplicativo anti-malware do seu sistema.
  2. Reinicialize seu PC.
  3. Tente habilitar o Windows Defender agora.

Método 3: Reinicie o Serviço da Central de Segurança

Reiniciar o serviço da Central de segurança pode ajudar a resolver o problema.

Para corrigir esse problema, siga as etapas abaixo:

1. aperte o Chave do Windows + R , digitar Serviços. msc na caixa de diálogo Executar e clique em Está bem para abrir o console de serviços do Windows
  2. No console de serviços, pesquise por ' Centro de Segurança '
  3. Clique com o botão direito em ‘Centro de Segurança’ e depois clique em Reiniciar .

Método 4: Habilitando o Windows Defender a partir do Registro

É importante observar que você deve prosseguir com este método somente após tentar as etapas acima. Editar seu registro pode causar efeitos indesejáveis. O Windows desativa o Defender se ele detectar a presença de outro software antimalware. Isso pode ser habilitado no registro, mas certifique-se de que não haja softwares conflitantes e que o Windows não esteja infectado.

Para corrigir esse problema, siga as etapas abaixo:

1. aperte o Chave do Windows + R , digitar regedit na caixa de diálogo Executar e clique em Está bem para abrir o Registro do Windows.
  2. No Editor de registro, navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWARE Policies Microsoft Windows Defender
  3. Se você vir uma entrada de registro chamada DisableAntiSpyware, clique duas vezes para editá-lo e alterar seu valor para 0 . É normal se você não encontrar essa chave de registro e não precisar fazer nada.

Método 5: Excluindo entradas de registro conflitantes

Alguns malwares podem adicionar chaves maliciosas ao registro para bloquear a execução de antivírus ativos. Você pode localizá-los e excluí-los do registro usando estas etapas:

2. No Editor de registro, navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE Software Microsoft Windows NT CurrentVersion Opções de execução de arquivo de imagem
  3. Nesta chave, procure as seguintes entradas. MSASCui.exe , MpCmdRun.exe e MsMpEng.exe . Se você encontrar qualquer uma dessas entradas, clique com o botão direito e selecione Excluir. É normal que você não encontre essas entradas de registro, portanto, não é necessário fazer nada.