Como consertar o painel de controle do Windows 10 que não abre

O Painel de Controle é uma ferramenta muito útil que permite alterar e controlar várias configurações importantes. No entanto, em algumas situações, você pode não conseguir abrir o painel de controle. Muitos usuários estão reclamando de não conseguir abrir o painel de controle. Tecnicamente, os usuários conseguiram abrir o painel de controle, mas ele abre apenas por um segundo. Portanto, o painel de controle será fechado imediatamente. Obviamente, trata-se de um problema muito sério, pois o impedirá de acessar algumas das principais configurações do computador. Seu painel de controle será fechado em um segundo, o que não é tempo suficiente para realizar qualquer tarefa.

O motivo mais provável para esse problema é um bug no Windows Update. Portanto, se você instalou recentemente uma atualização, essa é a principal suspeita. Existem também algumas outras coisas que podem causar esse problema. O painel de áudio IDT também pode causar esse tipo de problema no painel de controle. Um arquivo do painel de controle também é conhecido por causar problemas conflitantes com o painel de controle, o que leva a esse problema. Os serviços de relatório de erros do Windows também podem ser os culpados por trás desse problema. Como há muitas coisas que podem causar esse problema, existem várias soluções, dependendo do que está causando o problema de travamento do painel de controle para você. Basta seguir cada um dos métodos listados abaixo até que o problema seja resolvido.

Método 1: Atualize seu Windows

Certifique-se de que o seu Windows esteja atualizado para a versão mais recente e todas as atualizações estejam instaladas. A maioria dos usuários descobriu que o problema foi resolvido automaticamente após a atualização de seus sistemas. Portanto, o motivo mais provável é que a Microsoft lançou uma correção em uma de suas atualizações mais recentes. Portanto, se ainda não o fez, verifique se há atualizações e instale as atualizações mais recentes do Windows.

Método 2: desinstalar o painel de áudio IDT

Para alguns usuários, o painel de áudio IDT estava causando o problema e a desinstalação dos painéis de áudio IDT corrige o problema de travamento do painel de controle. Siga as etapas abaixo para localizar e desinstalar o painel de áudio IDT

2. Tipo appwiz.cpl e pressione Entrar

1. Isso irá abrir o Desinstalar ou alterar o programa tela do seu painel de controle
  2. Localize o Painel de áudio IDT e selecione-o
  3. Selecione Desinstalar e siga as instruções na tela

Se você não conseguir localizar o painel de áudio IDT na tela Desinstalar ou alterar o programa, ou não conseguir manter o painel de controle aberto por um período de tempo considerável, siga as etapas abaixo:

2. Tipo devmgmt.msc e pressione Entrar

1. Localize e clique duas vezes Controladores de som, vídeo e jogos
  2. Localize e clique com o botão direito Painel de áudio IDT ou IDT CODEC de alta definição

1. Selecione Desinstalar e siga as instruções adicionais na tela

Seu painel de controle deve funcionar normalmente quando você terminar de desinstalar o painel de áudio IDT

Método 3: Excluir / Renomear IDTNC64.cpl

O IDTNC64.cpl é um arquivo de controle do painel de controle, mas pode ser o culpado por trás desse problema. Este arquivo pode estar em conflito com o seu painel de controle e fazer com que o painel de controle trave após alguns segundos. Muitos usuários resolveram o problema excluindo ou renomeando este arquivo. Aconselhamos você a renomear o arquivo, pois é uma opção mais segura.

1. Aguarde Chave do Windows e pressione É
  2. Tipo C: Windows System32 na barra de endereço (localizada na parte superior central) e pressione Entrar

1. Localize o arquivo IDTNC64.cpl
  2. Clique com o botão direito em IDTNC64.cpl e selecione Renomear
  3. Renomear o IDTNC64.cpl para o que você quiser, mas vamos sugerir renomeá-lo IDTNC64.oldcpl .

Tente abrir o painel de controle quando terminar de renomear o arquivo. Seu painel de controle deve funcionar bem agora.

Método 4: desative o serviço de relatório de erros do Windows

Desabilitar o serviço Relatório de Erros do Windows também resolve esse problema.

2. Tipo msconfig e pressione Entrar

1. Selecione os Serviços aba

1. Localize e desmarque a Serviço de relatório de erros do Windows

1. Clique Aplique então selecione Está bem

1. Você deve ser capaz de ver uma data no Desativar Data coluna

Verifique se desmarcar esta opção resolve o problema. Se o problema persistir, reinicie e verifique novamente. Seu problema deve ser resolvido.

Método 5: Abra o Painel de Controle via Executar

Isso não é uma solução, mas uma espécie de solução alternativa. Se você não conseguir resolver o problema com o método 1, siga as etapas fornecidas abaixo para acessar os controles do Painel de Controle. Esta não é uma solução, mas irá ajudá-lo a obter acesso aos controles do Windows, pelo menos.

2. Tipo appwiz.cpl e pressione Entrar

2. Tipo Painel de controle todos os itens do painel de controle na barra de endereço (localizada na parte superior central) do Painel de controle. Nota: Não pressione Enter, basta copiar e colar na barra de endereço

Você deve ser capaz de ver uma lista de controles do painel de controle. Selecione qualquer uma das opções da lista suspensa para abrir a página. Nota: Isso também pode desligar o painel de controle, mas você terá a chance de alterar a configuração desejada.