Embora a Microsoft esteja promovendo a coleta de dados de telemetria desde o Windows 7, nada era tão abrangente quanto o do Windows 10. Por padrão, o Windows 10 vem com o recurso de telemetria habilitado por padrão, que coleta todos os tipos de atividades do usuário e as envia diretamente para a Microsoft. Como a Microsoft não oferece nenhuma maneira de desabilitá-lo completamente no menu da GUI (a menos que você tenha uma edição Enterprise), alguns usuários têm procurado alternativas para evitar que a instalação do sistema operacional Windows colete dados de telemetria.

Coleta de dados de telemetria no Windows 10
Como desativar a coleta de dados de telemetria no Windows 10
Quando se trata de impedir o Windows 10 de coletar dados de telemetria, há apenas uma configuração de GUI à qual os usuários regulares têm acesso - Definindo o Dados de diagnóstico e uso para apresentar para Básico, você limitará a quantidade de dados de telemetria coletados com base em você. Você também pode inibir a coleta de dados de telemetria por meio do Editor do Registro, mas isso é apenas um pouco mais eficaz do que o equivalente da GUI.
No entanto, se quiser limitar esse recurso ainda mais, você também deve considerar a desativação do serviço de telemetria de compatibilidade da Microsoft por meio de um CMD elevado e a desativação do Microsoft Compatibility Appraiser (por meio do Agendador de tarefas ou via Powershell).
Mas se você tiver o Windows 10 PRO ou Windows 10 Enterprise, a melhor maneira de fazer isso é por meio do Editor de Diretiva de Grupo.
Método 1: alterar opções de privacidade
Embora muitas configurações de telemetria estejam “ativadas” por padrão, é reconfortante para os usuários do Windows 10 poderem desativá-las. Siga estas etapas para ajustar as opções de telemetria nas configurações de privacidade do Windows 10.
Vá para as configurações do Windows 10 e selecione Privacidade. Você encontrará várias guias no lado esquerdo. Explore as guias e você encontrará muitas opções que pode ajustar de acordo com suas preferências.
No entanto, nem todas as opções podem ser acessadas por meio das configurações do Windows 10. Para desabilitar a telemetria no Windows 10, você precisa usar alguns hacks para essas opções adicionais.
Se você está procurando uma maneira diferente de desativar o serviço de telemetria, vá para a próxima correção potencial abaixo.
Método 2: desabilitando o diagnóstico e os dados de uso
Se você desacredita em limitar a quantidade de dados que envia à Microsoft, pode considerar definir o diagnóstico e os dados de uso como Básico de Feedback e diagnóstico menu (nas configurações do Windows).
Embora essa operação não impeça a coleta de dados de telemetria, ela forçará a instalação do Windows 10 a coletar apenas as informações básicas vitais para o sistema operacional. Os dados coletados incluem recursos de hardware, parâmetros médios de execução e erros críticos que fazem seu sistema parar.
Tenha em mente que seguir este caminho ainda permitirá a instalação de novas atualizações do Windows, mas alguns Aplicativos UWP pode não funcionar corretamente após algum tempo.
Se você decidir seguir esse caminho, aqui estão as instruções passo a passo que permitirão que você modifique as configurações de dados de uso e diagnóstico para limitar a quantidade de dados de telemetria coletados de seu computador Windows 10:
- pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. A seguir, digite ‘ ms-settings: privacidade-feedback ‘E pressione Entrar para abrir o Feedback e diagnóstico guia do aplicativo Configurações.
- Assim que chegar ao local correto, vá para a seção à direita e role para baixo até a seção de dados de diagnóstico.
- Depois de identificar o Diagnóstico guia de dados, defina-o comutador associado para Básico .
- Reinicie seu computador para salvar a modificação.

Limitando a coleta de dados de telemetria do Windows 10
Caso você esteja procurando uma maneira de interromper completamente a coleta de dados de telemetria do Windows 10, vá para o próximo método abaixo.
Método 3: desative a telemetria de compatibilidade da Microsoft via CMD
Se você deseja obter um pouco mais de técnica, também pode desabilitar a coleta de dados de telemetria no Windows 10, desabilitando o serviço principal que está sendo usado para essa tarefa.
Este método só funcionará no Windows 10 e afetará quaisquer outros aplicativos projetados para chamar os serviços de Telemetria de Compatibilidade da Microsoft.
Vários usuários afetados confirmaram que esta operação finalmente permitiu que eles interrompessem a coleta de dados de telemetria de seu sistema. Aqui está um guia rápido sobre como desativar a coleta de dados de telemetria no Windows 10 a partir de um prompt CMD elevado:
- pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Cmd’ e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um prompt CMD elevado. Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.
Executando o Prompt de Comando
- Assim que estiver dentro do prompt CMD elevado, digite os seguintes comandos com sucesso e pressione Entrar após cada linha para desativar efetivamente o Telemetria de Compatibilidade Microsoft :
sc delete DiagTrack sc delete dmwappushservice echo “”> C: \ ProgramData \ Microsoft \ Diagnosis \ ETLLogs \ AutoLogger \ AutoLogger-Diagtrack-Listener.etl reg add “HKLM \ SOFTWARE \ Policies \ Microsoft Windows \ DataCollection ”/ v AllowTelemetry / t REG_DWORD / d 0 / f
- Assim que cada comando tiver sido processado com êxito, reinicie o computador.
Se você estiver procurando uma maneira diferente de desativar a coleta de dados de telemetria no Windows 10, vá para o próximo método abaixo.
Método 4: Desative o Microsoft Compatibility Appraiser
Se estiver tendo um uso incomumente alto da CPU sempre que a instalação do Windows 10 estiver coletando dados de telemetria, provavelmente você precisará desabilitar a tarefa associada ao CompatTelRunner.exe (Microsoft Compatibility Appraiser.
Quando se trata de fazer isso, você tem duas maneiras de avançar - você pode fazê-lo diretamente nas janelas do Agendador de tarefas ou em um prompt elevado do PowerShell.
Desative o Microsoft Compatibility Appraiser por meio do Task Scheduler
A operação menos intrusiva que permitirá que você faça isso é usar o Agendador de Tarefas para desativar o Microsoft Compatibility Appraiser localizado em Microsoft Windows Application Experience .
Aqui está um guia rápido sobre como usar o Agendador de Tarefas para desativar a tarefa agendada do Microsoft Compatibility Appraiser:
- pressione Tecla Windows + R para abrir uma caixa de diálogo Executar. Em seguida, digite ' taskschd.msc ” e pressione Entrar para abrir o Agendador de tarefas. Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder acesso de administrador.
Executar o utilitário Task Scheduler a partir da caixa de diálogo Run
- Quando estiver dentro do Agendador de tarefas, use a seção esquerda para navegar até Microsoft> Windows> Experiência do aplicativo.
- Depois de chegar ao local correto, vá para a seção à direita, clique com o botão direito na tarefa chamada Microsoft Compatibility Appraiser e escolher Desabilitar no menu de contexto recém-exibido.
Desativando a tarefa do Microsoft Compatibility Appraiser
Desativar Microsoft Compatibility Appraiser via Powershell
Se você não tem medo de obter informações técnicas, também pode desativar essa tarefa em um terminal Powershell. Mas, a menos que você o abra com privilégios elevados, o comando irá disparar um erro.
Aqui está um guia rápido para desativar o Microsoft Compatibility Appraiser a partir de um prompt Powershell elevado:
- pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Dentro da caixa de texto, digite ‘Powershell’ e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir uma janela elevada do terminal Powershell.
Digitando “Powershell” e pressionando “Shift” + “Alt” + “Enter”
Nota: Quando você for solicitado pelo UAC (Controle de Conta de Usuário), clique sim para conceder privilégios administrativos.
- Quando estiver dentro da janela elevada do PowerShell, digite ou cole os seguintes comandos e pressione Enter para desativar a tarefa do Microsoft Compatibility Appraiser:
Disable-ScheduledTask -TaskName 'Microsoft Compatibility Appraiser' -TaskPath ' Microsoft Windows Application Experience'
- Depois que o comando for processado com êxito, reinicie o computador e veja se o problema foi resolvido.
Caso você esteja procurando uma maneira diferente de desabilitar a coleta de dados de telemetria no Windows 10, vá para o próximo método abaixo.
Método 5: desabilitando a coleta de telemetria por meio do Editor de registro
Se você não tem medo de passar pelo registro e desabilitar a coleta de telemetria dessa forma, pode forçar a coleta de dados a parar de usar o Editor do Registro. Mas a operação só será concluída depois que você abrir a tela Serviços e desativar o Serviço de rastreamento de diagnóstico.
Esse método só funcionará no Windows 10, mas muitos usuários afetados relataram que essa operação foi a única que permitiu interromper completamente a coleta de telemetria em seus computadores.
Nota: Seguir esse caminho pode inibir a capacidade de sua máquina de buscar e instalar atualizações do sistema operacional.
Se você decidir seguir esse caminho, aqui está um guia rápido sobre como desativar a coleta de telemetria por meio do Editor de Registro e do utilitário Serviços:
- pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Regedit’ dentro da caixa de texto e pressione Entrar. Assim que for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) prompt, clique sim para conceder privilégios administrativos.
Abra o Regedit
- Assim que estiver dentro do Editor de registro, use a seção à esquerda para navegar até o seguinte local:
HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWARE Policies Microsoft Windows DataCollection
Nota: Você pode navegar até este local manualmente ou pode colá-lo diretamente na caixa de navegação e pressionar Entrar para chegar lá instantaneamente.
- Com a chave DataCollection selecionada, vá para o painel direito, clique com o botão direito em um espaço vazio e escolha Novo> valor Dword (32 bits). Em seguida, nomeie o recém-criado Dword valor AllowTelemetry e pressione Entrar para salvar as alterações.
Criação do valor Dword AllowTelemetry
- Depois que o novo valor Dword for criado, clique duas vezes em AllowTelemetry e definir o Base para Hexadecimal e a Dados de valor para 0 .
Criação do valor AllowTelemetry
Nota: Essa modificação definirá as configurações de telemetria apenas para segurança, o que significa que nenhum outro tipo de dados será enviado à Microsoft.
- Salve a alteração clicando em Está bem, em seguida, feche o utilitário Editor do Registro.
- pressione Tecla Windows + R para abrir outro Corre caixa de diálogo. Dentro da caixa de texto, digite ‘Services.msc’ e pressione Entrar para abrir o Serviços Utilitário.
Digite “services.msc” na caixa de diálogo Executar e pressione Enter
Nota: Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.
- Assim que estiver dentro do Serviços tela, role para baixo na lista de locais Serviços e localize a entrada associada com Experiências e telemetria do usuário conectado . Assim que conseguir localizá-lo, clique com o botão direito na entrada e escolha Propriedades no menu de contexto.
Acessando a tela Propriedades do Serviço de Rastreamento de Diagnóstico
- Assim que estiver dentro do Propriedades tela de Experiências e telemetria do usuário conectado, selecione os geral guia do menu horizontal na parte superior e altere o Tipo de inicialização para Desativado e clique em Aplique para salvar a configuração.
Desativando o serviço de Experiências e Telemetria do Usuário Conectado
- Em seguida, repita as etapas 7 e 8 com o Serviço de rastreamento de diagnóstico e reinicie seu computador para aplicar as alterações que você acabou de fazer.
Caso você esteja procurando uma maneira diferente de desabilitar a coleta de telemetria no Windows 10, vá para o próximo método abaixo.
Método 6: Desativando a coleta de dados de telemetria por meio do Editor de Política de Grupo
Se desejar desabilitar a coleta de dados de telemetria em um Windows 10 Pro ou Windows 10 Enterprise, você pode fazer isso de uma maneira conveniente usando o Editor de Política de Grupo Local para interromper a política associada a Coleta de dados e compilações de visualização .
Mas lembre-se de que se você estiver usando o Windows 10 Home, o Editor de Política de Grupo Local não estará disponível por padrão. Neste caso, você precisará habilitar o Editor de política de grupo local no Windows 10 Home primeiro.
Se você tem acesso ao seu utilitário GPEDIT e deseja desativar a coleta de dados usando esta ferramenta, aqui está o que você precisa fazer:
- pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Gpedit.msc’ e pressione Entrar para abrir o Editor de Diretiva de Grupo Local. Quando você vê o Controle de conta de usuário (UAC) prompt, clique sim para conceder privilégios administrativos.
Digitando gpedit.msc em RUN
- Assim que estiver dentro do Editor de política de grupo local , use a seção à esquerda para navegar até o seguinte local:
Configuração do computador -> Modelos administrativos -> Componentes do Windows -> Coleta de dados e compilações de visualização
- Assim que estiver dentro do Coleta de dados e compilações de visualização tecla, mova para o lado direito e clique duas vezes em Permitir telemetria .
Navegando para a política de Permitir Telemetria
- Depois de chegar ao local correto, clique duas vezes em Permitir telemetria e definir seu status para Desativado antes de clicar Aplique para salvar as alterações.
Desativando a política de Permitir Telemetria
- Feche o Editor de Diretiva de Grupo Local e reinicie o computador para aplicar as alterações.