Como: Desativar a telemetria no Windows 10



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Embora a Microsoft esteja promovendo a coleta de dados de telemetria desde o Windows 7, nada era tão abrangente quanto o do Windows 10. Por padrão, o Windows 10 vem com o recurso de telemetria habilitado por padrão, que coleta todos os tipos de atividades do usuário e as envia diretamente para a Microsoft. Como a Microsoft não oferece nenhuma maneira de desabilitá-lo completamente no menu da GUI (a menos que você tenha uma edição Enterprise), alguns usuários têm procurado alternativas para evitar que a instalação do sistema operacional Windows colete dados de telemetria.



Coleta de dados de telemetria no Windows 10



Como desativar a coleta de dados de telemetria no Windows 10

Quando se trata de impedir o Windows 10 de coletar dados de telemetria, há apenas uma configuração de GUI à qual os usuários regulares têm acesso - Definindo o Dados de diagnóstico e uso para apresentar para Básico, você limitará a quantidade de dados de telemetria coletados com base em você. Você também pode inibir a coleta de dados de telemetria por meio do Editor do Registro, mas isso é apenas um pouco mais eficaz do que o equivalente da GUI.



No entanto, se quiser limitar esse recurso ainda mais, você também deve considerar a desativação do serviço de telemetria de compatibilidade da Microsoft por meio de um CMD elevado e a desativação do Microsoft Compatibility Appraiser (por meio do Agendador de tarefas ou via Powershell).

Mas se você tiver o Windows 10 PRO ou Windows 10 Enterprise, a melhor maneira de fazer isso é por meio do Editor de Diretiva de Grupo.

Método 1: alterar opções de privacidade

Embora muitas configurações de telemetria estejam “ativadas” por padrão, é reconfortante para os usuários do Windows 10 poderem desativá-las. Siga estas etapas para ajustar as opções de telemetria nas configurações de privacidade do Windows 10.



Vá para as configurações do Windows 10 e selecione Privacidade. Você encontrará várias guias no lado esquerdo. Explore as guias e você encontrará muitas opções que pode ajustar de acordo com suas preferências.

No entanto, nem todas as opções podem ser acessadas por meio das configurações do Windows 10. Para desabilitar a telemetria no Windows 10, você precisa usar alguns hacks para essas opções adicionais.

desabilitar telemetria
Se você está procurando uma maneira diferente de desativar o serviço de telemetria, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 2: desabilitando o diagnóstico e os dados de uso

Se você desacredita em limitar a quantidade de dados que envia à Microsoft, pode considerar definir o diagnóstico e os dados de uso como Básico de Feedback e diagnóstico menu (nas configurações do Windows).

Embora essa operação não impeça a coleta de dados de telemetria, ela forçará a instalação do Windows 10 a coletar apenas as informações básicas vitais para o sistema operacional. Os dados coletados incluem recursos de hardware, parâmetros médios de execução e erros críticos que fazem seu sistema parar.

Tenha em mente que seguir este caminho ainda permitirá a instalação de novas atualizações do Windows, mas alguns Aplicativos UWP pode não funcionar corretamente após algum tempo.

Se você decidir seguir esse caminho, aqui estão as instruções passo a passo que permitirão que você modifique as configurações de dados de uso e diagnóstico para limitar a quantidade de dados de telemetria coletados de seu computador Windows 10:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. A seguir, digite ‘ ms-settings: privacidade-feedback ‘E pressione Entrar para abrir o Feedback e diagnóstico guia do aplicativo Configurações.
  2. Assim que chegar ao local correto, vá para a seção à direita e role para baixo até a seção de dados de diagnóstico.
  3. Depois de identificar o Diagnóstico guia de dados, defina-o comutador associado para Básico .
  4. Reinicie seu computador para salvar a modificação.

Limitando a coleta de dados de telemetria do Windows 10

Caso você esteja procurando uma maneira de interromper completamente a coleta de dados de telemetria do Windows 10, vá para o próximo método abaixo.

Método 3: desative a telemetria de compatibilidade da Microsoft via CMD

Se você deseja obter um pouco mais de técnica, também pode desabilitar a coleta de dados de telemetria no Windows 10, desabilitando o serviço principal que está sendo usado para essa tarefa.

Este método só funcionará no Windows 10 e afetará quaisquer outros aplicativos projetados para chamar os serviços de Telemetria de Compatibilidade da Microsoft.

Vários usuários afetados confirmaram que esta operação finalmente permitiu que eles interrompessem a coleta de dados de telemetria de seu sistema. Aqui está um guia rápido sobre como desativar a coleta de dados de telemetria no Windows 10 a partir de um prompt CMD elevado:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Cmd’ e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um prompt CMD elevado. Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Executando o Prompt de Comando

  2. Assim que estiver dentro do prompt CMD elevado, digite os seguintes comandos com sucesso e pressione Entrar após cada linha para desativar efetivamente o Telemetria de Compatibilidade Microsoft :
    sc delete DiagTrack sc delete dmwappushservice echo “”> C: \ ProgramData \ Microsoft \ Diagnosis \ ETLLogs \ AutoLogger \ AutoLogger-Diagtrack-Listener.etl reg add “HKLM \ SOFTWARE \ Policies \ Microsoft   Windows \ DataCollection ”/ v AllowTelemetry / t REG_DWORD / d 0 / f
  3. Assim que cada comando tiver sido processado com êxito, reinicie o computador.

Se você estiver procurando uma maneira diferente de desativar a coleta de dados de telemetria no Windows 10, vá para o próximo método abaixo.

Método 4: Desative o Microsoft Compatibility Appraiser

Se estiver tendo um uso incomumente alto da CPU sempre que a instalação do Windows 10 estiver coletando dados de telemetria, provavelmente você precisará desabilitar a tarefa associada ao CompatTelRunner.exe (Microsoft Compatibility Appraiser.

Quando se trata de fazer isso, você tem duas maneiras de avançar - você pode fazê-lo diretamente nas janelas do Agendador de tarefas ou em um prompt elevado do PowerShell.

Desative o Microsoft Compatibility Appraiser por meio do Task Scheduler

A operação menos intrusiva que permitirá que você faça isso é usar o Agendador de Tarefas para desativar o Microsoft Compatibility Appraiser localizado em Microsoft Windows Application Experience .

Aqui está um guia rápido sobre como usar o Agendador de Tarefas para desativar a tarefa agendada do Microsoft Compatibility Appraiser:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir uma caixa de diálogo Executar. Em seguida, digite ' taskschd.msc ” e pressione Entrar para abrir o Agendador de tarefas. Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder acesso de administrador.

    Executar o utilitário Task Scheduler a partir da caixa de diálogo Run

  2. Quando estiver dentro do Agendador de tarefas, use a seção esquerda para navegar até Microsoft> Windows> Experiência do aplicativo.
  3. Depois de chegar ao local correto, vá para a seção à direita, clique com o botão direito na tarefa chamada Microsoft Compatibility Appraiser e escolher Desabilitar no menu de contexto recém-exibido.

    Desativando a tarefa do Microsoft Compatibility Appraiser

Desativar Microsoft Compatibility Appraiser via Powershell

Se você não tem medo de obter informações técnicas, também pode desativar essa tarefa em um terminal Powershell. Mas, a menos que você o abra com privilégios elevados, o comando irá disparar um erro.

Aqui está um guia rápido para desativar o Microsoft Compatibility Appraiser a partir de um prompt Powershell elevado:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Dentro da caixa de texto, digite ‘Powershell’ e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir uma janela elevada do terminal Powershell.

    Digitando “Powershell” e pressionando “Shift” + “Alt” + “Enter”

    Nota: Quando você for solicitado pelo UAC (Controle de Conta de Usuário), clique sim para conceder privilégios administrativos.

  2. Quando estiver dentro da janela elevada do PowerShell, digite ou cole os seguintes comandos e pressione Enter para desativar a tarefa do Microsoft Compatibility Appraiser:
    Disable-ScheduledTask -TaskName 'Microsoft Compatibility Appraiser' -TaskPath ' Microsoft  Windows  Application Experience'
  3. Depois que o comando for processado com êxito, reinicie o computador e veja se o problema foi resolvido.

Caso você esteja procurando uma maneira diferente de desabilitar a coleta de dados de telemetria no Windows 10, vá para o próximo método abaixo.

Método 5: desabilitando a coleta de telemetria por meio do Editor de registro

Se você não tem medo de passar pelo registro e desabilitar a coleta de telemetria dessa forma, pode forçar a coleta de dados a parar de usar o Editor do Registro. Mas a operação só será concluída depois que você abrir a tela Serviços e desativar o Serviço de rastreamento de diagnóstico.

Esse método só funcionará no Windows 10, mas muitos usuários afetados relataram que essa operação foi a única que permitiu interromper completamente a coleta de telemetria em seus computadores.

Nota: Seguir esse caminho pode inibir a capacidade de sua máquina de buscar e instalar atualizações do sistema operacional.

Se você decidir seguir esse caminho, aqui está um guia rápido sobre como desativar a coleta de telemetria por meio do Editor de Registro e do utilitário Serviços:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Regedit’ dentro da caixa de texto e pressione Entrar. Assim que for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) prompt, clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Abra o Regedit

  2. Assim que estiver dentro do Editor de registro, use a seção à esquerda para navegar até o seguinte local:
    HKEY_LOCAL_MACHINE  SOFTWARE  Policies  Microsoft  Windows  DataCollection

    Nota: Você pode navegar até este local manualmente ou pode colá-lo diretamente na caixa de navegação e pressionar Entrar para chegar lá instantaneamente.

  3. Com a chave DataCollection selecionada, vá para o painel direito, clique com o botão direito em um espaço vazio e escolha Novo> valor Dword (32 bits). Em seguida, nomeie o recém-criado Dword valor AllowTelemetry e pressione Entrar para salvar as alterações.

    Criação do valor Dword AllowTelemetry

  4. Depois que o novo valor Dword for criado, clique duas vezes em AllowTelemetry e definir o Base para Hexadecimal e a Dados de valor para 0 .

    Criação do valor AllowTelemetry

    Nota: Essa modificação definirá as configurações de telemetria apenas para segurança, o que significa que nenhum outro tipo de dados será enviado à Microsoft.

  5. Salve a alteração clicando em Está bem, em seguida, feche o utilitário Editor do Registro.
  6. pressione Tecla Windows + R para abrir outro Corre caixa de diálogo. Dentro da caixa de texto, digite ‘Services.msc’ e pressione Entrar para abrir o Serviços Utilitário.

    Digite “services.msc” na caixa de diálogo Executar e pressione Enter

    Nota: Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

  7. Assim que estiver dentro do Serviços tela, role para baixo na lista de locais Serviços e localize a entrada associada com Experiências e telemetria do usuário conectado . Assim que conseguir localizá-lo, clique com o botão direito na entrada e escolha Propriedades no menu de contexto.

    Acessando a tela Propriedades do Serviço de Rastreamento de Diagnóstico

  8. Assim que estiver dentro do Propriedades tela de Experiências e telemetria do usuário conectado, selecione os geral guia do menu horizontal na parte superior e altere o Tipo de inicialização para Desativado e clique em Aplique para salvar a configuração.

    Desativando o serviço de Experiências e Telemetria do Usuário Conectado

  9. Em seguida, repita as etapas 7 e 8 com o Serviço de rastreamento de diagnóstico e reinicie seu computador para aplicar as alterações que você acabou de fazer.

Caso você esteja procurando uma maneira diferente de desabilitar a coleta de telemetria no Windows 10, vá para o próximo método abaixo.

Método 6: Desativando a coleta de dados de telemetria por meio do Editor de Política de Grupo

Se desejar desabilitar a coleta de dados de telemetria em um Windows 10 Pro ou Windows 10 Enterprise, você pode fazer isso de uma maneira conveniente usando o Editor de Política de Grupo Local para interromper a política associada a Coleta de dados e compilações de visualização .

Mas lembre-se de que se você estiver usando o Windows 10 Home, o Editor de Política de Grupo Local não estará disponível por padrão. Neste caso, você precisará habilitar o Editor de política de grupo local no Windows 10 Home primeiro.

Se você tem acesso ao seu utilitário GPEDIT e deseja desativar a coleta de dados usando esta ferramenta, aqui está o que você precisa fazer:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Gpedit.msc’ e pressione Entrar para abrir o Editor de Diretiva de Grupo Local. Quando você vê o Controle de conta de usuário (UAC) prompt, clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Digitando gpedit.msc em RUN

  2. Assim que estiver dentro do Editor de política de grupo local , use a seção à esquerda para navegar até o seguinte local:
    Configuração do computador -> Modelos administrativos -> Componentes do Windows -> Coleta de dados e compilações de visualização
  3. Assim que estiver dentro do Coleta de dados e compilações de visualização tecla, mova para o lado direito e clique duas vezes em Permitir telemetria .

    Navegando para a política de Permitir Telemetria

  4. Depois de chegar ao local correto, clique duas vezes em Permitir telemetria e definir seu status para Desativado antes de clicar Aplique para salvar as alterações.

    Desativando a política de Permitir Telemetria

  5. Feche o Editor de Diretiva de Grupo Local e reinicie o computador para aplicar as alterações.
8 minutos lidos