Como fazer o ciclo do Windows em uma ordem diferente no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

A maioria dos usuários de Linux em qualquer dispositivo com teclado conhece o atalho Alt + Tab. É comum em muitos tipos de sistemas operacionais hoje, mas geralmente só move os aplicativos em uma única direção. Alguns programadores precisam classificar suas janelas na ordem exata em que aparecem na barra de tarefas ou no gerenciador de ícones e, portanto, usam scripts python e o aplicativo de linha de comando wmctrl para ter certeza absoluta de obter esse tipo de comportamento.



A grande maioria dos usuários não precisará desse tipo de controle rigoroso, mas existem algumas maneiras pelas quais eles ainda podem obter os mesmos tipos de benefícios sem a necessidade de criar um script. Essas técnicas simples tornarão muito mais fácil gerenciar uma grande variedade de janelas ao mesmo tempo.



Método 1: Com os alternadores de tarefas Xfce4, KDE e GNOME

Assim como em todos os outros ambientes desde o Microsoft Windows 3.0, você pode manter pressionado Alt + Tab na maioria dos ambientes de desktop Linux e FreeBSD modernos. Uma diferença importante é o fato de que, como nos ambientes modernos do Windows, você pode usar o cursor do mouse para clicar em qualquer um dos ícones que aparecem quando você faz isso, se estiver usando algo como o Xfce4 ou KDE. Isso permite que você alterne para qualquer um desses programas instantaneamente.



Se estiver usando um mouse com uma roda de rolagem, você também pode usar isso para girar o aplicativo destacado em qualquer direção. Solte a roda e as teclas Alt e Tab ao destacar o aplicativo desejado. Isso mudará para ele automaticamente. O mesmo deve funcionar em qualquer dispositivo que tenha um trackpad com uma roda de rolagem simulada. Os usuários de dispositivos com telas sensíveis ao toque também podem selecionar o aplicativo independentemente do que estiver destacado.

Observe que o LXDE usa algo mais próximo do que era historicamente encontrado no Windows 95, portanto, este método não é útil para aqueles com Lubuntu, LXLE ou qualquer outra variedade de Linux que usa Openbox como um gerenciador de janelas. Você pode, no entanto, fazê-lo funcionar corretamente nos ambientes de desktop MATE e Cinnamon sem a necessidade de fazer nenhuma alteração nos arquivos de configuração.



Método 2: usando a tecla Shift

Você pode percorrer as tarefas listadas na maioria dos ambientes de desktop, incluindo aqueles baseados em Openbox, usando o atalho Alt + Tab enquanto mantém pressionado Tab ou pressiona-o repetidamente. No entanto, esse modo de espera se move apenas em uma única direção. Se você quiser voltar, precisará adicionar a tecla Shift à mistura.

Mantenha pressionado Alt e Shift ao mesmo tempo. Ao pressionar Tab, você percorrerá os aplicativos na ordem oposta. Você pode segurar e soltar a tecla Shift para ir em qualquer direção. Este truque é compatível com distribuições baseadas em LXDE, incluindo Lubuntu e LXLE.

Embora você esteja se movendo na mesma direção em que Alt + Tab o moveria, você também pode segurar Alt + Esc para percorrer as janelas sem a necessidade de uma caixa de alternância de tarefas. A maioria dos ambientes oferece suporte a esse atalho, embora tenha sido amplamente ignorado na era moderna. Quando as janelas são sobrepostas, este método as elevará para a frente. Este atalho pode ser especialmente útil se você usar uma política de foco segue o ponteiro em vez da política de clique para focalizar que os usuários do Windows e Macintosh estão acostumados.

Método 3: Alternar janela para o mesmo aplicativo

Se você tiver mais de uma janela aberta para o mesmo aplicativo, poderá ter acesso a um atalho de teclado que permite percorrer apenas estas. Por exemplo, digamos que você tenha três janelas do Firefox abertas e uma delas seja a janela ativa. Você pode, dependendo do seu ambiente de trabalho, ser capaz de manter pressionada a tecla Super e pressionar a tecla Tab para alternar entre os três, enquanto ignora outras janelas em sua área de trabalho. Isso levantará qualquer uma das janelas atualmente ocultas por outra.

Os usuários do Xfce4, incluindo aqueles que usam Debian-Xfce e Xubuntu, podem alterar este atalho de teclado para se adequar a eles. Clique no menu Whisker e vá para Ferramentas do Sistema e, em seguida, Configurações do Gerenciador de Janelas. Você também pode pesquisá-lo e clicar nele nos resultados da pesquisa na barra do Xfce4.

Clique na guia Teclado e, em seguida, role para baixo para clicar duas vezes na opção “Alternar janela do mesmo aplicativo”. Você terá a opção de manter pressionada a combinação de teclas para a qual deseja definir. Assim que tiver feito o que deseja, clique no botão Fechar para finalizar sua configuração.

Método 4: Percorrer as guias do navegador

Também é possível percorrer as guias do navegador usando uma técnica ligeiramente diferente. Muitos usuários acham isso um desafio, pois suas barras de tarefas e gerenciadores de ícones não fornecem nenhuma ajuda na enumeração dessas guias.

Se você tiver várias guias abertas em um navegador da Web, mantenha pressionada a tecla Ctrl e pressione a tecla Tab para alternar entre elas. Você pode circular na direção oposta pressionando Ctrl e Shift enquanto pressiona Tab. Esta técnica funciona no Firefox, Midori, Chrome e na maioria dos outros navegadores que os usuários Linux encontrarão. Ele também deve funcionar em outras plataformas. Os usuários que possuem um teclado Apple conectado a uma máquina Linux podem precisar usar a tecla Command em vez da tecla Ctrl. Dependendo do seu teclado, você pode realmente ver um nó ou algum outro emblema na tecla Command em vez de ou além da palavra Command. Alguns layouts também podem exigir que você use a tecla Opção. Se você estiver usando Ubuntu ou Debian em um Apple Macintosh com qualquer tipo de teclado USB PC conectado, no entanto, você não deve ter problemas para seguir o mesmo layout usado em qualquer outro ambiente Linux.

Lembre-se de que Ctrl + W é uma maneira fácil de fechar uma guia nesses ambientes sem desligar o navegador. Tente usar Ctrl + Tab ou Ctrl + Shift + Tab ao soltar as teclas Tab ou Shift e Tab quando chegar a uma guia que não deseja mais abrir. Sem levantar a tecla Ctrl, você pode pressionar a tecla W para fechá-lo rapidamente.

Este atalho de ciclismo não está disponível em muitos emuladores de terminal e aplicativos de navegador de arquivos, mas você ainda pode usar a tecla Tab ou Shift + Tab algumas vezes para destacar uma área com guias específica e, em seguida, usar as teclas de cursor para navegar até ela.

4 minutos lidos