Como personalizar o menu Iniciar do Windows 10 via Política de Grupo (Domínio)



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Windows 10 traz consigo vários recursos interessantes que são projetados especificamente para o conforto e a facilidade dos administradores de domínio em todo o mundo. Com o Windows 10, os administradores de domínio podem fazer uma grande variedade de alterações em cada um dos computadores em seu domínio, simplesmente fazendo as alterações que desejam em seus próprios computadores. Um dos aspectos que os administradores de domínio podem controlar para toda a sua rede é o Menu Iniciar de cada computador conectado à rede.



Usando a Política de Grupo, os administradores de domínio podem criar um layout de Menu Iniciar especial que é aplicado a todos os computadores de todos os usuários no domínio e fornece ao administrador a capacidade de controlar quais aplicativos são fixados no Menu Iniciar, a organização do Menu blocos e o tamanho dos blocos do Menu. Esta opção está disponível exclusivamente nas versões Education e Enterprise do Windows 10 e, uma vez habilitada, tira a capacidade de outros usuários do domínio de mexer e editar o Menu Iniciar e os aplicativos e blocos nele de qualquer forma.



Veja a seguir tudo o que você precisa fazer para criar um layout personalizado do Menu Iniciar para todo o domínio usando a Política de Grupo:



Personalize o menu Iniciar em seu computador e dê a ele o layout que você deseja aplicar a todos os computadores em sua rede. Isso inclui fixar e desafixar aplicativos do Menu Iniciar, reorganizar blocos, redimensionar blocos e criar grupos de aplicativos.

Em seguida, exporte o layout do Menu Iniciar que você criou para um arquivo .xml para que possa movê-lo para um espaço de armazenamento compartilhado por todos os computadores da rede. Para fazer isso, primeiro abra o Menu Iniciar , digitar PowerShell e abra o programa chamado Windows PowerShell .

personalizar o menu iniciar no Windows 10-1



No prompt de comando, digite o comando export-startlayout –path .xml , substituindo pelo caminho no qual deseja que o arquivo seja salvo e pelo nome com o qual deseja que o arquivo .xml seja salvo. O comando final será algo como export-startlayout –path \ FileServer StartMenuLayouts Layout1xml . Ao selecionar o caminho para o arquivo a ser salvo, certifique-se de que o caminho escolhido pode ser acessado por todos os computadores da rede.

Depois de exportar o layout para um arquivo .xml, você pode começar a aplicá-lo a todos os computadores da rede usando a Diretiva de Grupo. Para fazer isso, primeiro abra o Menu Iniciar , tipo editar política de grupo na caixa de pesquisa e clique no programa chamado editar política de grupo .

No painel esquerdo, expanda Configuração do usuário ou Configuração do Computador .

Expandir Modelos Administrativos e então clique em Menu Iniciar e Barra de Tarefas .

No painel direito em Configurações , clique com o botão direito em Layout inicial e clique em Editar .

personalizar o menu iniciar no Windows 10-2

Quando o Política de layout inicial as configurações aparecerem, clique em ativado para aplicar o layout do Menu Iniciar por meio da Política de Grupo e, em seguida, colar o caminho (que deve estar acessível a todos os usuários da rede) onde o arquivo .xml do layout do Menu Iniciar está armazenado em Arquivo de layout inicial .

personalizar o menu iniciar no Windows 10-3

Clique em Aplique e então clique em Está bem , e o layout do Menu Iniciar que você criou será aplicado a todos os usuários da rede.

personalizar o menu iniciar no Windows 10-4

Se desejar atualizar o layout do Menu Iniciar que criou a qualquer momento, basta criar um novo layout e substituir o arquivo .xml antigo por um arquivo .xml mais novo e atualizado usando o export-startlayout comando no Windows PowerShell. Depois de fazer isso, a Política de Grupo importará e aplicará o layout do Menu Iniciar atualizado na próxima vez que qualquer usuário do domínio fizer logon.

2 minutos lidos