Como converter MBR em GPT sem perda de dados



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Dependendo da idade e das especificações do seu PC, ele usa um Registro mestre de inicialização (MBR) ou um Tabela de partição GUID (GPT). Se você deseja migrar seu tipo de unidade para o novo e aprimorado formato (GPT), ficará satisfeito em saber que pode fazer isso sem perda de dados.



Existem vários motivos pelos quais você deseja alternar entre MBR e GPT. No entanto, alguns dos métodos mais populares que permitem migrar um disco de MBR para GPT e traduzir do BIOS legado para o novo e aprimorado UEFI acabam apagando todos os dados presentes no disco.



MBR VS GPT

Antes de tomar a decisão de mudar de MBR para GPT, é importante entender as particularidades das duas tecnologias e por que você deve escolher uma em vez da outra.



MBR

MBR (registro mestre de inicialização) é uma partição estruturada mais antiga que foi introduzida pela primeira vez em 1983. Francamente, a única vantagem de usar essa tecnologia é sua compatibilidade com uma ampla gama de sistemas - mas isso está mudando. A tecnologia MBR foi desenvolvida primeiro para PCs IBM.

O nome Registro mestre de inicialização vem do fato de que contém um local bem no início da unidade que armazena o bootloader e outras informações primitivas sobre o sistema e as partições da unidade.

A principal desvantagem dessa tecnologia é que ela só funciona com drives de até 2 TB. Ainda mais, uma unidade que usa MBR só pode ser dividida em quatro partições primárias.



GPT

GPT (Tabela de partição GUID) é a tecnologia mais recente. Se você não ouviu sobre isso, provavelmente já ouviu sobre UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) - a solução de firmware mais rápida que está substituindo lentamente a alternativa antiga, BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída )

Ao compará-lo com uma unidade MBR, uma unidade GPT praticamente não tem limitações. Além de acomodar unidades muito maiores (até 256 TB), a tecnologia GPT é capaz de rastrear até 128 partições diferentes sem ter que usar uma técnica de extensão.

Ao contrário de uma unidade MBR que mantém os dados de inicialização em um único lugar, uma unidade GPT armazena várias cópias dos dados de inicialização em várias partições diferentes, tornando o processo de recuperação muito mais confiável.

Questões de compatibilidade

Enquanto a tecnologia GPT está sendo adotada por todos os principais fabricantes de computadores, nem todas as versões do Windows serão capazes de inicializar a partir de uma partição GPT conduza-o, o sistema não é baseado em UEFI.

Por exemplo, todas as versões recentes do Windows de 64 bits (Windows 10, Windows 8 / 8.1, Windows 7 e Windows Vista) só inicializarão a partir de uma unidade GPT, desde que UEFI seja usado (não BIOS).

Verificando o tipo de partição do disco

Antes de prosseguir e seguir os métodos abaixo para alterar a configuração do seu disco de registro mestre de inicialização para Tabela de partição GUID , é importante certificar-se de que a unidade de sua segmentação seja realmente MBR.

Aqui está um guia rápido para fazer isso:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre comando. Em seguida, digite “ diskmgmt.msc ”E bateu Entrar abrir Gerenciamento de Disco .
  2. Clique com o botão direito em Disco 0 (ou aquele que contém a instalação do Windows) e escolha Propriedades.
  3. No Propriedades tela, clique no Volumes guia e verifique o estilo de partição em Informações do disco.

Se a entrada diz Tabela de partição GUID (GPT) , os métodos abaixo não serão aplicáveis, pois sua partição já é GPT.

No caso de você ver Registro mestre de inicialização (MBR) listado próximo a Informação do disco , os métodos abaixo permitirão que você converta um disco de MBR em GPT sem nenhuma (ou perda mínima de informações).

Convertendo uma partição MBR em GPT

Se você estabeleceu anteriormente que sua partição atual é do tipo MBR e seu sistema é capaz de inicializar a partir da UEFI, você está pronto para converter sua unidade para o novo formato GPT.

Mas lembre-se de que, depois de fazer isso, não há como voltar atrás. Você não será capaz de converter um formato GPT de volta para MBR sem perder todos os seus dados.

Atenção: Houve ocorrências em que a unidade foi danificada durante o processo de conversão. Mesmo que a chance de isso acontecer ser extremamente pequena, recomendamos que você crie um backup completo do sistema se você tiver arquivos vitais que tem medo de perder.

Se você conhece bem o computador e confia em seguir um conjunto de instruções que o fará inserir uma série de comandos no prompt de comando, siga Método 1 ou Método 2 .

1

Se você quiser uma solução que permita converter um drive MBR em GPT sem muito trabalho, siga Método 3 onde usamos uma ferramenta gratuita de terceiros para fazer o trabalho.

Método 1: usando MBR2GPT para converter um disco no Windows 10

MBR2GPT é uma ferramenta relativamente nova que foi introduzida com o lançamento da Atualização para Criadores. Até então, não havia uma maneira nativa de converter uma unidade de MBR em GPT sem perder os dados presentes na unidade.

Se você tiver o Windows 10 com a atualização de criadores já aplicada, poderá usar a ferramenta MBR2GPT nativa para alterar o estilo de partição de sua unidade em minutos. E o mais importante, você não perderá nenhum dado no processo.

Nota: Lembre-se de que este método não será aplicável se você não tiver o Windows 10 ou se não tiver aplicado a atualização para Criadores.

O que esta ferramenta da Microsoft faz é adicionar o Tabela de Partição GUID componentes para seu disco MBR existente sem alterar o conteúdo da partição existente e sistema de arquivos. Esse processo é totalmente não destrutivo e permite que seus dados permaneçam inalterados.

Se você decidir usar a ferramenta MBR2GPT da Microsoft para migrar sua unidade MBR para GPT e evitar a perda de dados, siga as etapas abaixo:

  1. Em primeiro lugar, precisamos obter o número do disco. Isso será usado ao atribuir comandos MBR2GPT, por isso é importante fazer isso direito. Para obter o número do disco, pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa, digite “ diskmgmt.msc ”E bateu Entrar abrir Gerenciamento de Disco .
  2. Dentro Gerenciamento de Disco , localize o disco que deseja converter e anote o número do disco. Em nosso exemplo, o disco de destino é Disco 0 , o que significa que o número do disco será 0.
  3. Em seguida, pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa. Em seguida, digite “ cmd ”E pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um Prompt de Comando Elevado .
    Nota: Enquanto o MBR2GPT.exe A ferramenta deve funcionar perfeitamente no sistema operacional, você também pode inserir o comando abaixo em um prompt de comando elevado aberto no ambiente de pré-instalação do Windows. Para fazer isso, abra o Configurações menu e navegue para Atualização e segurança> Recuperação e clique no Reinicie agora botão (sob Inicialização avançada ) Então, no Opções avançadas , selecione Prompt de comando.
  4. No Prompt de Comando Elevado , vamos validar o disco que precisa ser convertido digitando o seguinte comando e pressionando Entrar:
    mbr2gpt / validate / disk: * insira o número do disco anotado anteriormente aqui * / allowFullOS

    Nota 1 : Caso você esteja fazendo isso no ambiente de pré-instalação do Windows, digite “Mbr2gpt / validate” basta.
    Nota 2:
    Esta etapa é realizada para garantir que o disco atenda aos requisitos de conversão. Se o disco não puder ser migrado para o novo formato GPT, você receberá um erro de disco ( A validação do layout do disco falhou para o disco: * o número do seu disco *)

  5. Se a validação do disco foi bem-sucedida, você pode começar a conversão digitando o seguinte comando e pressionando Entrar
    mbr2gpt / convert / disk: * insira o número do disco anotado anteriormente aqui * / allowFullOS

    Nota 1: caso você esteja fazendo isso
    no ambiente de pré-instalação do Windows, digitando “ mbr2gpt / convert ' basta.
    Nota 2:
    O processo pode levar algum tempo, mas não deve exceder um minuto.

  6. Assim que a conversão for bem-sucedida, você precisará alterar seu firmware para inicializar a partir da UEFI em vez da BIOS. As etapas para fazer isso dependem do fabricante da placa-mãe, mas geralmente, você precisará pressionar a tecla BIOS antes da fase de inicialização e procurar uma configuração que permite alterar o tipo de inicialização de Modo legado para UEFA .
    É isso aí. Assim que o firmware da placa-mãe estiver configurado para inicializar no modo UEFI, você poderá aproveitar os benefícios de usar o novo formato GPT.

Método 2: converter um disco MBR em GPT usando a ferramenta Gptgen

Outra maneira de converter um disco MBR em GPT sem perder dados é usar um utilitário de linha de comando chamado Gptgen . Assim como o MBR2GPT ferramenta, o Gptgen é capaz de converter o disco rígido de uma forma não destrutiva.

Embora o processo seja bastante rápido com o Gptgen ferramenta, o consenso geral é que o MBR2GPT A ferramenta é superior em execução e tem uma taxa de sucesso mais alta.

Eu admito, a sintaxe é um pouco complicada, mas você deve ser capaz de descobrir se seguir as instruções abaixo. Aqui está um guia rápido para converter um disco MBR em GPT usando o utilitário Gptgen em um Prompt de comando elevado:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir uma caixa Executar. Em seguida, digite “ cmd ”E bateu Ctrl + Shift + Enter para abrir uma janela elevada do Prompt de Comando.
  2. No Prompt de Comando Elevado, digite ou cole os seguintes comandos na mesma ordem e pressione Entrar depois de cada um:
     gptgen.exe .  physicaldriveX  gptgen.exe .physicaldriveX  gptgen.exe -w .  physicaldriveX gptgen.exe -w .physicaldriveX 

    Nota: Tenha em mente o X é apenas um espaço reservado. Substituir X com o número do seu disco. Para descobrir o número do seu disco, pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa, digite “ diskmgmt.msc ”E bateu Entrar abrir Gerenciamento de Disco . Dentro Gerenciamento de Disco , localize e veja qual número foi atribuído ao disco que você está tentando converter.

  3. Uma vez que todos os comandos são executados com sucesso, sua unidade é convertida para o novo formato GPT e seus dados são deixados intactos. Apenas certifique-se de que você está usando a inicialização UEFI. Se você não alterar inserindo as configurações de firmware da placa-mãe e alterando o tipo de inicialização de Modo legado (ou semelhante) para UEFA .

Método 3: usando o Assistente de partição MiniTool

Se você gosta de usar um aplicativo gratuito de terceiros que permite converter sua unidade de MBR para GPT a partir de uma interface gráfica, você pode usar Assistente de partição MiniTool . Assim como Método 1 , convertendo sua unidade de MBR para GPT com MiniTool Partition Wizard permitirá que você mantenha seu sistema operacional e arquivos pessoais.

Assistente de partição MiniTool é gratuito e permite que você migre uma unidade de MBR para GPT em questão de minutos. No entanto, dado o fato de que é uma ferramenta de terceiros, não recomendamos que você use diretamente na unidade do seu sistema operacional se você não tiver um backup no local.

Se você decidir usar a ferramenta MiniTool Partition Wizard para converter sua unidade de MBR para GPT, siga as etapas abaixo:

  1. Visite este link ( aqui ) e baixe a versão mais recente do MiniTool Partition Wizard Free .
  2. Assim que o instalador for baixado, abra o executável e siga as instruções na tela para instalar Assistente de partição MiniTool em seu sistema.
  3. Abrir Assistente de partição MiniTool e clique em Iniciar aplicativo .
  4. A seguir, clique com o botão direito no disco que deseja converter e clique em Converter MBR em disco GPT .
    Nota: Não se confunda com a imagem acima. Se a sua unidade for MBR, a entrada dirá “ Converter MBR em disco GPT '
  5. Então, aperte Aplique no prompt final para iniciar o processo de conversão. Quando o processo for concluído, reinicie o seu computador sozinho, se não for solicitado automaticamente a fazê-lo.
  6. Se o seu computador não conseguir inicializar na próxima inicialização, acesse o firmware da sua placa-mãe e altere o tipo de inicialização de Modo legado para UEFI .
8 minutos lidos