Como a Cloudflare está revolucionando a computação em nuvem usando o Google Chrome

Tecnologia / Como a Cloudflare está revolucionando a computação em nuvem usando o Google Chrome 1 minuto lido Cloudflare

Logotipo da Cloudflare



A computação em nuvem tem dominado o mercado de TI desde a última década. Hoje, 19% do orçamento de TI é gasto em computação em nuvem e espera-se que cresça exponencialmente no futuro. Contêineres e máquinas virtuais (VM) atuam como a pedra angular da infraestrutura de nuvem do mundo, pois permitem que os usuários criem ambientes separados na mesma máquina.

Cloudflare , sem dúvida uma das maiores plataformas de nuvem do mundo reivindicada em um recente postagem do blog que esta tecnologia pode não ser necessária no futuro. O blog argumenta que usar Isolados , uma tecnologia baseada no motor V8 JavaScript do Google Chrome que permite aos usuários executar muitos processos simultaneamente, os usuários podem executar seus códigos com o mínimo de sobrecarga possível. Ao eliminar a troca de contexto, a troca transparente entre vários processos, um sistema baseado em isolado economiza um tempo valioso ao executar todo o código em um único processo. Por meio desse sistema, a sobrecarga do JavaScript é paga apenas uma vez e quase toda a energia da CPU é então usada na execução do código. O gráfico de barras abaixo mostra como o sistema baseado em isolamento é eficiente quando comparado a outros provedores sem servidor.



solicitações de reflexão de dados (incluindo latência de rede) feitas de um data center próximo ao local onde todas as funções foram implantadas, executando uma carga de trabalho intensiva da CPU.
Fonte - Cloudflare



O blog identifica que, embora vários códigos sejam executados no mesmo processo, haverá várias ameaças à segurança e o uso dessa tecnologia será impraticável. No entanto, o JavaScript do Google Chromes V8 é extremamente seguro e, além disso, a empresa também adicionou algumas de suas próprias medidas de segurança para implementar essa tecnologia com segurança. A Cloudflare também afirma que o uso de Isolates é 3 vezes mais barato do que outros serviços, como o Lambda da Amazon, tornando-o uma das melhores opções disponíveis.



O fato de não precisar de uma máquina virtual e iniciar instantaneamente pode parecer algo mágico, mas essa tecnologia tem suas próprias limitações. Embora o uso de isolados economize tempo e dinheiro, neste momento este sistema só pode implementar código escrito em JavaScript, o que significa que os usuários devem recompilar seus códigos para executá-los. Felizmente, este não é um muro que não pode ser cruzado. Há uma intensa pesquisa sendo conduzida em tecnologia de nuvem e, em breve, os pesquisadores encontrarão uma solução inovadora.