Como fechar o Windows de propriedades ocultas no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Às vezes, a abertura da folha de propriedades de um volume de armazenamento força parte da caixa de diálogo resultante para fora da tela. Ocasionalmente, você pode remover acidentalmente qualquer tipo de aplicativo ou janela do navegador da tela da mesma maneira. Ele pode acabar em uma área de trabalho alternativa ou até mesmo ultrapassar o limite superior da tela para que você não possa alcançar nenhum dos controles da janela.



A área de trabalho Unity do Ubuntu coloca os controles da janela no lado esquerdo no estilo OS X enquanto o KDE Plasma, LXDE e muitos temas do Xfce4 colocam os controles da janela no lado direito no estilo Windows 95. Embora seja possível empurrar as janelas para fora do caminho em qualquer direção, a correção extremamente rápida e simples funcionará com praticamente qualquer ambiente de área de trabalho moderno. Depois de aprender esses truques, você pode começar a usá-los o tempo todo para um gerenciamento de janela superior.



Método 1: usando a tecla Alt

Suponha que você empurrou uma janela para longe da tela que não pode fechá-la, mas por qualquer motivo, você não pode simplesmente clicar na barra de título e arrastá-la. Mantenha pressionada a tecla Alt no teclado e posicione o cursor do mouse sobre a janela. Sem deixar de pressionar a tecla Alt, pressione e segure o botão esquerdo do mouse. Seu cursor se transformará em uma mão e permitirá que você arraste a janela pela tela. Arraste-o de volta para a parte principal da área de trabalho e você poderá usar qualquer um dos controles de janela que desejar.



Sinta-se à vontade para soltar Alt e o botão esquerdo quando estiver confortável com o posicionamento. Você provavelmente vai querer usar este truque para mover as janelas, mesmo quando não necessariamente precisar dele depois de aprendê-lo. Você pode posicionar a janela em qualquer lugar que desejar antes de soltar as teclas. Observe que, embora isso aconteça com frequência com as folhas de propriedades, você pode usá-lo para qualquer janela, incluindo as do navegador como o exemplo.



Método 2: com o menu da janela

Os usuários de gerenciadores de janela como Openbox, xfwm4, KDE Plasma, certas formas do GNOME, MATE e Cinnamon geralmente descobrem que têm um ícone no lado oposto da barra de título de onde estão os controles da janela. Clicar aqui, ou clicar com o botão direito do mouse na barra de título, abrirá um menu. Selecione mover neste menu e solte o botão do mouse. A janela em questão agora se moverá junto com o botão do mouse. Depois de colocá-lo corretamente, clique novamente e ele permanecerá lá. Isso é especialmente útil em pequenos netbooks móveis e outros dispositivos modernos com telas minúsculas.

Lembre-se de que você sempre pode arrastar a barra de título, se puder vê-la, mas se não puder, será necessário usar o truque especial Alt + Botão esquerdo do mouse oferecido no primeiro método. Um truque adicional pode evitar que esse problema aconteça em muitos casos.

Você também pode querer usar a opção de camada neste menu. Selecione a camada e, em seguida, se você clicar em 'Sempre no topo', a janela permanecerá em cima das outras, mesmo que você mova algo atrás dela. Se, em vez disso, você selecionar “Always on Bottom”, então ele irá flutuar na outra direção. Isso reduzirá potencialmente o risco desse problema de borda da janela. Pressionar a tecla F11 na maioria dos ambientes de desktop modernos vai mudar para o modo de tela inteira, quer o aplicativo que você está executando tenha ou não. Você pode encontrar um método alternativo para fechar uma janela parcialmente obscurecida dessa maneira.

Método 3: Aumentar a resistência da janela

O Windows pode se ajustar às bordas da tela e, se você arrastar um pouco além delas, elas geralmente passam para a próxima área de trabalho virtual. Aumentar a resistência pode evitar que sejam ocultados. A maneira como isso é feito difere entre diferentes ambientes de desktop, mas geralmente é na configuração de gerenciamento de janela. Aqueles que usam o Xfce, especialmente os usuários do Xubuntu, têm uma opção no menu Whisker que é chamada de configurações do gerenciador de janelas, e há algo semelhante oferecido para aqueles com Cinnamon, MATE e GNOME no menu. Os usuários do Unity não têm tantas opções, mas aqueles que optaram pela instalação leve do Lubuntu do Ubuntu podem selecionar o menu Aplicativos, ir para Preferências e clicar no Gerenciador de Configuração Openbox.

Independentemente do método usado para abrir a janela, uma vez que você estiver nela, você precisará procurar uma configuração que leia algo como “Quantidade de resistência contra outras janelas” e outra que leia algo como “Quantidade de resistência contra as bordas da tela , ”E, em seguida, coloque-os na configuração máxima. Você também pode querer ajustar a quantidade de tempo que seu gerenciador de janelas pausa antes de mudar para outra área de trabalho quando uma janela se move além da borda da tela.

A configuração máxima, que é de 100 px ou um pouco mais, pode ser demais para alguns usuários e fazer com que você sinta que está batendo em uma parede de tijolos cada vez que move uma janela. Se for esse o caso, tente reduzi-lo em incrementos de 10 pixels até encontrar a configuração perfeita para você. Depois de fazer isso, geralmente você pode ter certeza de que não terá o problema de folhas de propriedades e outras janelas saindo da área de trabalho sem qualquer capacidade de movê-las de volta para ela.

4 minutos lidos