Como alterar o tamanho do ícone da área de trabalho no Ubuntu



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Se você achar isso, os ícones na área de trabalho do Ubuntu estão repentinamente muito grandes, então você pode ter alterado acidentalmente o tamanho da renderização. Este simples erro pode acontecer com alguns movimentos errantes da roda de rolagem do mouse ou até mesmo em uma tela sensível ao toque ou touchpad. Tente pressionar a tecla Ctrl na área de trabalho e girar a roda de rolagem novamente para ver se isso corrige o problema. Se isso acontecer, então você ou um programa que não está se comportando apenas alterou o zoom no decorrer das coisas e você pode facilmente seguir em frente.



Caso contrário, se você achar que o tipo abaixo dos ícones é o próprio problema, tente executar gsettings set org.gnome.nautilus.desktop font “Ubuntu 10” no terminal. Isso ajustará o tipo de letra usado para as etiquetas de texto abaixo dos ícones na área de trabalho. Você tem algumas outras opções de configuração se quiser ter mais controle também. Aqueles que usam o Xubuntu em vez do Ubuntu padrão também têm um truque na manga que pode ajudar neste caso.



Método 1: Alterar o tamanho do ícone no gerenciador de arquivos

Selecione Arquivos do Dash e, em seguida, selecione a opção Visualize the Desktop Folder. Escolha a visualização em grade no canto superior direito da janela e redimensione os ícones. Isso pode ajudá-lo a definir os ícones para um tamanho diferente de sua preferência, se você não se importar com os padrões.



Caso a sua instalação do Ubuntu não tenha algumas dessas opções e, em seguida, inicie o Nautilus a partir do Dash, abra o menu Preferences e selecione My Icon View Default. Altere a porcentagem de zoom para algo de sua preferência. O máximo é 400%, que é quatro vezes maior do que o tamanho máximo regular, conforme o valor sugere. Tente alterar esse valor para 100% ou até menos e veja se você gosta mais dessas opções. Você deve ser capaz de manter o controle pressionado e girar a roda do mouse para frente e para trás também para alterar dinamicamente esses valores de zoom sempre que desejar. Isso pode ser útil ao lidar com muitas miniaturas em diretórios que contêm um grande número de documentos.

Se você tem pastas armazenadas na área de trabalho e deseja alterar o tamanho de seus respectivos ícones, basta clicar com o botão direito sobre elas e selecionar a opção “Redimensionar ícone…” no menu de contexto que aparece. Clique e arraste as alças que aparecem ao longo do tamanho do ícone para alterar o tamanho do ícone. Cada pasta poderia teoricamente apresentar uma configuração de tamanho diferente, embora isso possa, em última análise, desorganizar a área de trabalho.

Método 2: Alterar o tamanho do ícone da área de trabalho no Xfce4

Os usuários do Xubuntu não terão acesso à interface do Unity, mas eles têm sua própria maneira única de resolver esse problema. Inicie o aplicativo Desktop no menu Whisker ou encontrando-o no menu de aplicativos. Selecione a guia Ícones e role para baixo até Tamanho do ícone. O valor próximo a ele deve ser um valor inteiro.



Insira um novo valor para ajustar o tamanho dos ícones que aparecem na sua área de trabalho. Você pode torná-lo maior ou menor, dependendo de suas preferências particulares.

Depois de definir a configuração desejada, clique no botão Fechar. Ao contrário da interface Unity no Ubuntu regular, o Xubuntu fará com que você defina todos os tamanhos de ícones igualmente.

Método 3: Instalando um tema de ícone personalizado

Se você quiser mais poder do que qualquer um desses métodos fornece, então você sempre pode instalar um novo tema de ícone que seja diferente dos padrões que o Ubuntu fornece. Você sempre pode iniciar o aplicativo Aparência a partir do Dash in Unity ou do menu Whisker no Xfce4 e, em seguida, navegar até a guia Ícones para navegar por outras opções de ícone instaladas. Selecione um deles e clique em Fechar para aprová-lo. Os tamanhos corresponderão aos padrões instalados com o novo padrão.

No entanto, você pode visitar gnome-look.org, deviantart.com ou vários outros sites para encontrar uma série de novos temas de ícones, que podem estar mais de acordo com o que você realmente está procurando quando se trata de tamanhos específicos. Esses temas geralmente vêm como arquivos .tar.gz / .tgz ou .tar.xz / .txz, que são fáceis de descompactar como qualquer outro anexo da Internet baixado.

Eles não serão instalados da mesma forma que um pacote apt-get ou .deb instalaria e, em vez disso, simplesmente permanecerão no seu diretório de downloads sem fazer nada. Você precisa cortar o diretório extraído para ~ / .icons / se quiser instalá-los para uso por um único usuário, ou em vez de se você deseja que eles sejam acessíveis a todos que se autenticam na instalação do Ubuntu. Mover itens para este último diretório requer acesso root, então você precisará usar sudo ou gksu na linha de comando para fazer isso.

Você também pode precisar fazer logout de seu servidor X Windows e, em seguida, efetuar login novamente ou, alternativamente, reiniciar sua máquina para que as alterações sejam mantidas. Felizmente, este método, uma vez implementado, permite que você faça inúmeras personalizações que vão além de apenas ajustar o tamanho de ícones individuais. Por exemplo, pacotes de ícones estão disponíveis para fazer sua instalação do Linux parecer mais com o OS X, que tem sido popular entre os usuários do Ubuntu ultimamente. Existem também macOS Sierra, Windows 10 e até ícones clássicos do Windows 95. Naturalmente, todos esses conjuntos de ícones responderão adicionalmente aos mesmos comandos de redimensionamento apresentados nos dois métodos anteriores.

4 minutos lidos