Como alterar o nome do host CentOS



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

As implementações do CentOS, Red Hat e Fedora Linux funcionam um pouco diferente daquelas baseadas no Debian. CentOS 7 e mais recentes apresentam alguns controles semelhantes ao Debian, como o mas alguns programadores acham que isso não faz parte da experiência da Red Hat. Como resultado, há uma maneira separada de alterar os valores do nome do host CentOS que também deve funcionar para usuários do Fedora e Red Hat Enterprise Linux. No entanto, eles mudaram um pouco as coisas no CentOS 7 e isso pode tornar as coisas confusas para aqueles que estão migrando para os controles do tipo Debian.



Se você estiver trabalhando em uma interface gráfica do usuário, clique no menu Aplicativos e aponte para Ferramentas do sistema. Clique em Terminal para obter um prompt CLI. Você também pode querer manter pressionados Ctrl, Alt e T. Aqueles que usam uma máquina Fedora ou CentOS sem cabeça devem manter pressionados Ctrl, Alt e F2 para chegar a um terminal virtual. Você pode desejar fazer o login como root se nunca configurou o comando sudo.



Método 1: alterar temporariamente o nome do host CentOS

Se você deseja apenas alterar o nome de host do Fedora, Red Hat ou CentOS até a próxima reinicialização, você pode fazer isso temporariamente. Como usuário root, digite hostname newname e pressione Enter. Isso mudará seu nome de host para newname, embora você deva substituir essa frase pelo valor real para o qual deseja alterar os dados de nome de host CentOS. Você pode usar qualquer nome de host válido. Tipo nome de anfitrião e pressione Enter para ver se o nome foi realmente alterado.



Você pode querer usar sudo hostname newname se você estiver conectado como um usuário regular e tiver acesso ao comando sudo. Nem todas as instalações CentOS e Fedora usam sudo da maneira que a maioria das distribuições baseadas em Debian o usam.

Método 2: alterar permanentemente o nome do host CentOS

Você ainda precisará atuar como root, portanto, permaneça conectado como tal se não tiver acesso ao comando sudo em sua instalação. Tipo e pressione Enter. Você pode querer digitar sudo se você for um usuário regular e puder fazer isso. A propósito, se você preferir usar outro editor de texto em vez de vi e instalá-lo, substitua a palavra vi pelo editor de sua preferência.



Dependendo de sua configuração, você pode ter apenas duas linhas no arquivo ou muitas. Certifique-se de que NETWORKING = yes esteja no arquivo e, em seguida, encontre a linha que começa com HOSTNAME = para que possa colocar seu novo nome de host imediatamente após. Em nosso caso, mudamos HOSTNAME para newname e salvamos o arquivo. Se você estiver usando o vi, pressione a tecla Esc e digite: wq para salvar seu trabalho e sair.

Agora digite vi e altere o nome do host fornecido na segunda linha para o novo nome do host atual. Salve o arquivo e saia. Você está pronto para a próxima reinicialização, desde que esteja usando o CentOS 6 ou versões compatíveis do Fedora e Red Hat Enterprise Linux.

Método 3: Alterar dados de nome de host CentOS no CentOS 7

É ainda mais fácil se você estiver usando uma versão mais recente do CentOS e este pode ser o caso para usuários mais novos do Red Hat e Fedora. Você ainda precisará abrir e editar o nome do host lá, mas você não terá que trabalhar com o arquivo como você teria com servidores CentOS 6.

Tipo pressione Enter e altere o nome na única linha que não está em branco no arquivo. Você precisará pressionar a tecla Esc e digitar: wq antes de pressionar Enter para sair. Isso garantirá que suas alterações no nome do host sejam mantidas na próxima reinicialização.

Para uma mudança temporária, supondo que você ainda esteja trabalhando como usuário root, basta digitar hostnamectl set-hostname newname , com a frase newname substituída por qualquer que seja o seu novo nome de host. Esta alteração permanecerá até que você reinicie o CentOS novamente. Observe que tudo isso deve funcionar com um sistema gráfico de linha de comando também, mas estávamos usando um par de máquinas virtuais para testar esses designs com o objetivo de fazer capturas de tela que rodavam completamente sem cabeça. Isso explica a falta de definição visual neles.

3 minutos lidos