Como acessar a interface gráfica do usuário (GUI) do Raspberry Pi usando SSH e VNC Viewer?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Raspberry Pi é um computador econômico do tamanho de um cartão de crédito que requer alguns componentes básicos de hardware para fazer projetos interessantes que podem ser usados ​​em nossa vida diária para tornar nossa vida mais fácil. Simples para começar, este modesto, mas incrível dispositivo eletrônico acompanha recursos extras, incluindo tela, console e mouse. Os modelos mais recentes do Raspberry Pi têm geralmente três a quatro portas Universal Serial Bus (USB), uma porta Ethernet e uma Interface Multimídia de Alta Definição (HDMI). Ele pode fazer tudo o que você esperaria que uma estação de trabalho deveria fazer, como reproduzir um vídeo de qualidade superior, criar planilhas, estações de rádio FM e jogos, etc. A configuração fornecida neste artigo oferece a oportunidade de estabelecer uma conexão entre os Placa Raspberry Pi e um laptop. É um método básico e útil para acessar o Raspberry Pi remotamente. Agora, vamos começar a configurar o Raspberry Pi, instalar os pacotes necessários nele e fazer algumas alterações de hardware!



Acessando o Raspberry do laptop



Como configurar o Raspberry Pi e outros componentes de hardware?

A melhor abordagem para iniciar qualquer projeto é fazer uma lista de componentes e passar por um breve estudo desses componentes, porque ninguém vai querer ficar no meio de um projeto apenas por causa de um componente ausente.



Etapa 1: Componentes necessários

  • Raspberry Pi 3B +
  • Televisão com porta HDMI
  • Teclado com fio
  • Mouse com fio
  • Leitor de cartão micro SD
  • Cartão SD de 32 GB
  • Adaptador Raspberry Pi
  • Cabo Ethernet RJ45
  • Computador portátil

Etapa 2: Seleção do modelo Raspberry Pi

Vários modelos de framboesa pi estão disponíveis no mercado. Exceto para framboesa pi zero, qualquer modelo pode ser preferido. Isso ocorre porque no Pi zero configurar uma rede é um trabalho muito cansativo. Os modelos mais recentes como 3A +, 3B + podem ser adquiridos. O Raspberry Pi 4 é o gadget mais rápido e dominante que a Raspberry Pi Foundation lançou até agora, mas a equipe do Raspberry Pi não compartilhou seus problemas de hardware após o lançamento. Não faz bota bem porque sua porta USB-C não fornece energia suficiente para inicializar. Portanto, neste projeto, usaremos o Raspberry Pi 3B +.

Raspberry Pi 3B +

Etapa 3: Instalando o formatador de cartão SD no laptop

O formatador do cartão SD precisa ser instalado no laptop porque precisaríamos deste software para formatar o cartão SD antes de colocar os arquivos do sistema operacional nele. Pode ser baixado aqui Aqui . Extraia todos os arquivos em uma pasta e comece a instalar.



Instalando o Formatador de Cartão SD

Etapa 4: Instalando o Win32 Disk Imager no laptop

O Win32 Disk Imager precisa ser instalado no laptop porque precisaríamos deste software para Escreva nosso arquivo de imagem do sistema operacional no cartão SD. Este software pode ser facilmente encontrado na internet e também pode ser baixado de Aqui

Instalando Win32 Disk Imager

Etapa 5: Instalando o VNC Viewer no laptop

VNC é uma estrutura gráfica de compartilhamento de área de trabalho que permite controlar remotamente a interface da área de trabalho de um PC (executando o servidor VNC) de outro PC ou telefone celular (executando o VNC Viewer). Existem vários tipos de VNC Viewer, por exemplo. TigerVNC, TeamViewer, Real VNC, etc. Nosso requisito é RealVNC e está facilmente disponível na internet e pode ser baixado de Aqui. O Raspbian mais recente compreende o VNC Server que nos permite controlar nosso Pi remotamente e o VNC Viewer que nos permite controlar outros sistemas de Pi. Depois de abrir o link mencionado acima, clique no ícone do Raspberry Pi e comece a baixar, pois precisamos do VNC Viewer para Raspberry Pi.

Visualizador VNC

Etapa 6: Formatar o cartão SD

Depois de instalar os dois softwares, formate o cartão SD para que possam ser removidos os arquivos desnecessários que foram instalados inicialmente no cartão. Como formatamos o cartão SD, agora estamos prontos para instalar o sistema operacional nele.

Formatação

Etapa 7: Baixar o sistema operacional mais recente

O sistema operacional mais recente precisa ser baixado do site oficial do raspberry pi. A última versão do Raspbian é “Raspbian Buster”. Inclui os recursos de programação mais recentes para conectar os dispositivos de hardware como NodeRed etc. Um método alternativo também está disponível para instalar o Raspbian no Pi. Em primeiro lugar, baixe o Noobs esse é o instalador do sistema operacional e contém o Raspbian mais recente, mas é um processo demorado, portanto, baixaríamos diretamente o “Raspbian Buster com desktop e software recomendado” para o nosso Raspberry Pi. Raspbian pode ser baixado de Aqui

Raspbian

Etapa 8: Gravando o sistema operacional no cartão SD

Como baixamos o sistema operacional do nosso Raspberry Pi, estamos prontos para escrever o img arquivo no cartão SD. Após selecionar o arquivo img, clique no ícone de gravação e espere até que todo o arquivo img seja gravado no cartão SD. Antes de clicar no botão Gravar, selecione o MD5 opção da seta suspensa em Hash.

Gravando sistema operacional no cartão SD

Etapa 9: Configurando Wifi On Pi

Depois de gravar o sistema operacional no cartão SD, desconecte o cartão SD do leitor de cartão. Conecte o teclado e o mouse com o Raspberry Pi. Conecte um lado do cabo HDMI com a televisão e o outro lado com o Raspberry Pi. Ligue o Pi usando o adaptador e espere até que o Raspberry Pi seja inicializado. Após a inicialização, configure a senha do Wifi clicando no ícone Wifi no canto superior direito do Raspbian. Um endereço IP seria atribuído ao Raspberry Pi e, no meu caso, o endereço IP era: “ 192.168.1.15 “. Anote este endereço IP porque ele será necessário em outras configurações. O cabo Ethernet também pode ser usado para compartilhar a conexão wi-fi do laptop com o Raspberry Pi, mas temos que alterar algumas configurações de Internet. É uma tarefa um pouco difícil, portanto, é recomendado conectar Pi através de Wifi. Nota: Cada indivíduo receberá um endereço IP diferente, dependendo do roteador Wifi.

Configurando Wifi

Também podemos encontrar o IP atribuído navegando até a janela de terminal / comando Lx e digitando o seguinte comando:

ifconfig

IP configurado

Etapa 10: Habilitando o cliente SSH e VNC no Raspberry Pi

Para acessar o Raspberry Pi remotamente SSH precisa ser habilitado. É um protocolo de login remoto que usa o Port 22 por padrão. Na versão mais antiga do Raspbian, o ssh era habilitado por padrão, mas após o lançamento do Raspbian em novembro de 2016, o servidor ssh foi desabilitado por padrão e precisa ser habilitado manualmente. Depois de descobrir o endereço IP de Pi, clique no ícone do Raspberry no canto superior esquerdo.

Configuração Raspberry Pi

Navegue até Preferências e, a partir daí, selecione Configuração do Raspberry Pi e, por fim, clique em Interfaces. Na lista de botões, você deve clicar em dois Habilitar botões apenas. O primeiro é SSH e o segundo VNC .

Habilitando SSH e VNC

Etapa 11: maneira alternativa de ativar o cliente SSH no Windows

Existe uma alternativa para habilitar o cliente SSH também. Depois de gravar o Raspbian no cartão SD, abra o cartão SD, clique com o botão direito em qualquer lugar e crie um novo arquivo de texto. Depois de criar o TXT arquivo você verá que ele é nomeado “Novo documento de texto.txt”. Remova tudo isso e, em vez disso, escreva “Ssh” . Depois de criar este arquivo, remova o cartão SD e conecte-o ao Raspberry Pi. Agora, o ssh seria habilitado automaticamente.

ssh

Etapa 12: Instalação do Putty no laptop

PuTTY é uma ferramenta extremamente flexível usada para acesso remoto a outro PC. Ele funciona como um cliente SSH e é famoso por seu firewall forte e versatilidade. Vamos instalar o Putty em nosso laptop porque ele suporta o protocolo SSH. SSH via PuTTY oferece uma maneira fácil de acessar com segurança um Raspberry Pi a partir de um sistema Windows. O Putty para Windows pode ser encontrado facilmente na internet e também pode ser baixado de Aqui

Massa

Etapa 13: Fazer login no Raspberry Pi com massa

Digite o endereço IP que foi atribuído ao nosso Raspberry Pi pelo roteador Wifi. No meu caso, o endereço IP atribuído foi '192.168.1.15'.

Inserindo endereço IP

Após inserir o endereço IP, a tela aparecerá e solicitará o nome de usuário e a senha. O nome de usuário padrão é “ pi ”E a senha é“ framboesa “. Podemos alterar os detalhes de login também, se quisermos.

Logado

Etapa 14: Verificando a versão do VNC Viewer

Execute os seguintes comandos para se certificar de que temos a versão mais recente do VNC Viewer.

sudo apt update sudo apt install realvnc-vnc-servidor realvnc-vnc-visualizador

Etapa 15: Conectando Pi ao visualizador VNC

Abra o VNC Viewer e insira o endereço IP que foi inserido anteriormente no Putty. No meu caso, o endereço IP que seria usado é '192.168.1.15'. Após inserir o endereço IP, o servidor solicitará o nome de usuário e a senha. O nome de usuário padrão é “Pi” e a senha é 'framboesa'. Clique no botão OK.

Conectando ao VNC

Depois de fazer login, ganhamos acesso remoto ao nosso Pi e agora podemos usar nosso Pi. Agora, podemos fazer vários projetos interessantes como automação residencial, servidores de airplay, etc. usando nosso Pi.

Interface gráfica do usuário

6 minutos lidos