Correção: seu perfil do Firefox não pode ser carregado. Pode estar ausente ou inacessível



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

A maioria das distribuições Linux orientadas para desktop modernas tem o Mozilla Firefox como navegador padrão, então pode ser muito frustrante quando você obtém o temido “ Seu perfil do Firefox não pode ser carregado ' mensagem. Isso é frequentemente causado pela corrupção do cache em seu diretório inicial, então você não precisa começar a excluir as opções de perfil armazenadas. Existe uma maneira simples de limpar o cache sem perder nada vital.



O diretório .cache / Mozilla dentro de seu diretório inicial contém um monte de arquivos inúteis que são criados toda vez que você navega e podem ser removidos com segurança. Se você está recebendo algum erro ao iniciar o Thunderbird que diz algo como “ Seu perfil Thunderbird não pode ser carregado. Pode estar ausente ou inacessível “, Então isso vai consertar isso também.



Iremos iterar por todas as plataformas em que esse problema é visto. Começaremos com o Linux e trabalharemos no Windows e depois no MacOS.



Para Ubuntu:

Método 1: excluir o cache do Mozilla

  1. Em uma janela de terminal, digite o seguinte comando:
killall firefox
  1. Isso garante que não haja instâncias em execução do navegador. Você também pode ter certeza de que não há instâncias do Thunderbird em execução com o comando killall thunderbird . Se você receber uma mensagem como 'firefox: nenhum processo encontrado', é seguro ignorar porque isso significa apenas que não havia nenhuma instância em execução. Quando terminar, execute o seguinte comando no terminal:
rm -rf .cache / mozilla / *
  1. Empurrar entrar e embora você não veja nenhuma saída, pode ter certeza de que os arquivos foram excluídos, pois você não precisa de acesso root para limpá-los. Os arquivos de cache do Thunderbird residem neste mesmo diretório, portanto, este comando também os limpará de uma só vez. Qualquer material pertinente que este comando limpar será automaticamente preenchido novamente assim que você iniciar o navegador novamente.
  2. Executá-lo deve levar literalmente um ou dois segundos, então, quando estiver limpo, inicie o navegador Mozilla Firefox novamente. Você não deve receber nenhum aviso desta vez porque, com esse cache limpo, o navegador deve carregar seu perfil perfeitamente. Embora você note que seu histórico e logins atuais foram redefinidos, isso não ajustou as configurações do seu navegador, favoritos ou senhas salvas porque eles são mantidos em um diretório diferente. Desta forma, cuida do problema com o mínimo de brincadeiras, então você geralmente vai querer usá-lo.

Método 2: excluir o cache do Mozilla graficamente

O método de terminal é o mais rápido na maioria dos casos, mas você pode usar seu gráfico gerenciador de arquivos também se você estiver usando qualquer implementação Linux moderna. Feche os aplicativos Firefox e Thunderbird se eles estiverem em execução, abra o gerenciador de arquivos e pressione Ctrl + H se as pastas ocultas não forem exibidas automaticamente. Duplo click em .cache então Duplo click novamente no Mozilla pasta.

  1. Destaque a pasta do firefox e o Thunderbird, se você tiver um e também estiver tendo problemas com esse aplicativo. Empurrar Shift + Delete e você verá uma mensagem de aviso sobre como isso destruirá permanentemente o que está lá. Você pode clicar no Excluir botão com confiança porque, novamente, isso irá apagar seu histórico e logins salvos, mas não coisas importantes como favoritos ou senhas.

  1. Assim que terminar, você pode inicie o Firefox novamente e você não deve receber nenhuma mensagem de aviso sobre a impossibilidade de carregar seu perfil. Essencialmente, isso executa o mesmo comando que você fez no terminal acima, simplesmente com o navegador de arquivos gráfico, por isso pode ser útil se você já estiver vasculhando sua pasta pessoal para consertar algo.

No futuro, se você acabar vendo um erro “Aviso: Script sem resposta” repetidamente no Firefox toda vez que iniciar, você pode executar novamente porque geralmente corrige o erro também.



Para Windows:

Método 1: criando um novo perfil

Quando você encontra esse erro no sistema operacional Windows, significa que o perfil do Firefox que o navegador está usando por padrão não está acessível. Agora o remédio é bem fácil; vamos criar um novo perfil usando um run comando e inicie o Firefox. Depois que o Firefox é lançado, podemos usar facilmente o utilitário de backup e restaurar todos os seus dados anteriores salvos em seu perfil. Observe que este método exigirá o e-mail e a senha associados ao Firefox.

  1. Pressione Windows + R, digite “ firefox.exe -p ”E pressione Enter.
  2. Uma nova janela aparecerá com várias opções. Clique em ' Criar perfil ”.

  1. Um novo pop-up aparecerá com informações sobre os perfis do Firefox. pressione Próximo .

  1. Você será direcionado para outra janela onde será solicitado a inserir o nome do perfil que está criando. Depois de inserir um nome, pressione “ Terminar ”.

  1. Agora você será levado de volta à janela de onde começou. Clique em ' Inicie o Firefox ”Para iniciar o navegador.
  2. Uma vez no navegador, clique no ícone do menu presente no lado superior direito da tela e selecione “ Faça login para sincronizar ”.

  1. Insira as credenciais e você estará online novamente com todo o seu perfil do Firefox carregado.

Método 2: Reinstalando o Firefox

Se o método acima não mostrar nenhum resultado, temos que reinstalar o Firefox do zero após desinstalá-lo e remover todos os arquivos locais. Este é um problema conhecido do Firefox, onde alguns arquivos de configuração ficar corrompido e você não conseguir iniciar o navegador corretamente.

  1. Pressione Windows + R, digite “ appwiz. cpl ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Uma vez nos programas e recursos, navegue por toda a lista até arquivar o Firefox. Clique com o botão direito e selecione “ Desinstalar ”.

  1. Reinicie o seu computador e pressione Windows + E para iniciar o explorador de arquivos. Agora clique em “ Visão ”E Verifica a opção ' itens escondidos ”. Isso é feito para que possamos acessar facilmente todos os arquivos, mesmo se eles estiverem ocultos para o usuário convencional.

  1. Agora navegue até o seguinte endereço:
C:  Users \ AppData  Roaming

Aqui está o nome do usuário do perfil onde está instalado (será o seu nome de usuário do Windows). Se você encontrar uma entrada do Mozilla, clique com o botão direito sobre ela e selecione “ Excluir ”.

Execute uma ação semelhante ao seguinte caminho de arquivo:

C:  Usuários \ AppData  Local
  1. Reinicie o seu computador e navegue até o site oficial do Mozilla Firefox. Baixar a versão mais recente e instale-a. Depois de instalá-lo, tente executá-lo novamente e verifique se o problema em questão foi resolvido.

Para Mac-OS:

Semelhante ao Windows e ao Ubuntu, essa mensagem de erro também aparece no sistema operacional Mac. Os sintomas são os mesmos e os remédios também. O método para implementar esses remédios é um pouco diferente dependendo do sistema operacional para o sistema operacional.

Método 1: Usando o Profile Manager

Tentaremos criar um novo perfil ou recuperar um já existente e ver se o Firefox inicia sem problemas. Se não iniciar como esperado, podemos tentar desinstalar o Firefox, removendo todos os arquivos residuais e reinstalar o navegador do site oficial.

  1. Abra o Safari e navegue até o site oficial do Mozilla Firefox. Baixar o mais recente ferramenta de gerenciamento de perfil . Selecione seu sistema operacional e crie-o quando for solicitado.

  1. Se você encontrar um erro como o abaixo, significa que você deve mudar preferências para que os aplicativos sejam executados quando baixados da Internet. Observe que você precisará de privilégios de administrador para alterar as preferências. Se o aplicativo abrir sem problemas, pule essas etapas e pule para a criação de um novo perfil.

  1. Clique no logotipo da Apple presente no lado superior esquerdo da tela e selecione “ Preferências do Sistema ”.

  1. Uma vez nas preferências do sistema, clique no subtítulo “ Segurança e privacidade ”.

  1. Clique no botão de bloqueio próximo à parte inferior da tela e insira suas credenciais para verificar. Depois de inserir as credenciais, a opção de permitir aplicativos será automaticamente alterável. Defina-o como “ Qualquer lugar ”. Salvar as mudanças e sair.

Nota: Certifique-se de desabilitar esta configuração após terminar de executar o gerenciador de perfil para proteger seu Mac.

  1. Você também pode escolher um perfil ou crio um novo. Após selecionar um perfil, clique em “ Inicie o Firefox ”. Esperançosamente, o Firefox será lançado sem problemas adicionais.

Nota: Você também pode entrar no Sync no Firefox para restaurar seus marcadores anteriores, favoritos, etc. Você pode fazer isso de forma semelhante ao sistema operacional Windows.

Se você não conseguir sincronizar com seu perfil antigo, pode localizar seu perfil antigo do Firefox, se ainda estiver presente em seu computador, e restaurá-lo usando o gerenciador de perfil.

  1. Navegue até o seguinte endereço:
~ Biblioteca> Suporte de aplicativo> Firefox

Verifique se há algum perfil válido do Firefox presente. Se houver, inicie o gerenciador de perfil novamente, clique em Novo e quando a opção for fornecida, navegue na pasta para o perfil pré-existente (aqui navegue até o perfil que você acabou de descobrir anteriormente). Pressione OK e seu perfil do Firefox deve ser recuperado.

Nota: Se isso não funcionar, tente excluir os perfis já listados no gerenciador de perfis e, em seguida, criar um novo.

Método 2: Reinstalando o Firefox

Se o gerenciador de perfil não funcionar, temos que recorrer à reinstalação do aplicativo conforme mencionado anteriormente. Quando você desinstala um software, alguns dos arquivos residuais sempre são deixados para trás. Temos que excluí-los também antes de podermos instalar uma nova cópia ou o erro se repetirá.

  1. Clique em ' Plataforma de lançamento ”E selecione“ AppCleaner ”.

  1. Clique no ícone de lista presente no lado superior direito da tela para listar todos os aplicativos instalados em seu Mac. Localize o Firefox na lista e clique duas vezes nele para removê-lo. Certifique-se de que todas as opções estão marcadas antes de clicar no botão “ Retirar ”.

  1. Reinicie o seu dispositivo Mac. Agora navegue até os seguintes locais de arquivo:
* ~ / Library / Application Support / Firefox / * ~ / Library / Caches / Firefox / Profiles /

Exclua todos os arquivos / pastas presentes nos diretórios fornecidos e reinicie o Mac novamente.

  1. Agora navegue até o site oficial do Firefox usando o Safari, baixe o cliente Firefox mais recente e instale-o em seu computador de acordo. Esperançosamente, o problema será resolvido.

Nota: Se você estiver tendo problemas para desinstalar o aplicativo usando este programa, você também pode considerar o uso de aplicativos de terceiros para desinstalação, como desinstalador Osx.

7 minutos lidos