Correção: driver de volume do sistema de arquivos WPD (código 10) ou ponto de exclamação amarelo



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O driver de volume do sistema de arquivos WPD é um dos drivers dos quais você nunca ouvirá antes de começar a se comportar mal e exibir várias mensagens de erro em seu computador. Existem alguns problemas diferentes que podem ocorrer com o driver de volume WPD FileSystem e alguns deles são mais comuns do que outros.



Todos esses problemas têm métodos e soluções semelhantes que podem ser usados ​​para resolver o problema, portanto, certifique-se de seguir todo o artigo para encontrar a solução que funciona melhor para você.





Solução 1: atribuir letras de unidade no Gerenciador de disco

Os erros mais comuns em relação ao driver de volume do sistema de arquivos WPD, como o erro do Código 10 ou simplesmente um ponto de exclamação amarelo próximo a ele sinalizando que algo está errado, podem ser corrigidos com o seguinte método, que consiste simplesmente em atribuir letras de unidade a cada dispositivo de armazenamento em seu PC, especialmente aquele que está causando problemas quando conectado.

  1. Em primeiro lugar, você precisará certificar-se de que nenhum arquivo dos dispositivos de armazenamento que deseja editar esteja em uso ou aberto de outra forma. Em seguida, certifique-se de não copiar ou mover nada de ou para o disco antes de continuar.
  2. Depois disso, use a combinação de teclas Windows + X ou clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar e escolha a opção Gerenciamento de disco para abrir o console.

  1. Clique com o botão direito do mouse no volume com a letra da unidade que deseja alterar e escolha a opção Alterar letra da unidade e caminhos. Depois disso, clique em alterar e escolha em uma lista de letras de unidade disponíveis.



  1. Aconselhamos você a não escolher as letras A ou B porque elas foram reservadas para unidades de disquete em sistemas operacionais mais antigos e isso pode confundir ferramentas de software mais antigas. Clique em Aplicar e confirme as caixas de diálogo que podem aparecer antes de fechar o console.

Depois que esse processo terminar, é hora de ir ao gerenciador de dispositivos e reiniciar nosso dispositivo. Siga os passos abaixo:

  1. Digite “Device Manager” no campo de pesquisa para abrir o console do gerenciador de dispositivos. Você também pode usar a combinação de teclas Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar. Digite devmgmt.msc na caixa e clique em OK ou na tecla Enter.

  1. Expanda o campo onde o dispositivo problemático está localizado. Se for um DVD, ele estará localizado em “Unidades de DVD / CD-ROM”, etc. Isso listará todos os dispositivos semelhantes que a máquina instalou. Clique com o botão direito no dispositivo que você deseja solucionar e escolha Desativar dispositivo. Ative-o novamente após um minuto.
  2. Depois disso, clique no botão Ação no menu na parte superior da janela e escolha Verificar se há alterações de hardware. Se houver novos drivers, o gerenciador de dispositivos tentará instalá-los. Saia e reinicie o computador para aplicar as alterações. Verifique se o problema ainda está presente.

Solução 2: Excluir todos os dispositivos ocultos não utilizados no Gerenciador de dispositivos

Para ser honesto, embora a janela do Gerenciador de Dispositivos tenha um botão que diz exibir dispositivos ocultos, o Windows não mostrará realmente todos os dispositivos ocultos e existem três tipos de dispositivos que não aparecem mesmo depois de escolher esta opção. A única maneira de visualizar e desinstalar esses dispositivos é criando uma nova variável de ambiente.

  1. Clique com o botão direito em Meu Computador / Este PC e escolha a opção Propriedades. Depois disso, localize a opção Configurações avançadas do sistema no painel direito da janela Propriedades, clique nela e navegue até a guia Avançado.

  1. Na parte inferior direita da guia Avançado, você poderá ver o botão Variáveis ​​de ambiente, então clique nele e clique no botão Novo… na seção Variáveis ​​do sistema.
  2. Defina o nome da nova variável como “devmgr_show_nonpresent_devices” e defina seu valor simplesmente como 1. Aplique essas alterações e saia desta janela.
  3. Digite “Device Manager” no campo de pesquisa para abrir o console do gerenciador de dispositivos. Você também pode usar a combinação de teclas Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar. Digite devmgmt.msc na caixa e clique em OK ou na tecla Enter.
  4. Na seção “Controladores Universal Serial Bus”, desinstale todas as entradas acinzentadas que não estão em uso (é por isso que estavam tão ocultas) e visite algumas outras seções, dependendo de qual dispositivo você está tendo problemas.
  5. Reinicie o computador para aplicar as alterações e verifique se ainda há problemas com o dispositivo.

Solução 3: Reinstale manualmente o driver de volume do Microsoft WPD FileSystem

Se houver algo errado com o driver que gerencia os dispositivos portáteis conectados ao seu computador, o melhor é resolver o problema diretamente em vez de consultar outras pessoas. O problema pode ser resolvido simplesmente reinstalando este driver manualmente usando o Gerenciador de Dispositivos.

  1. Clique em Iniciar e digite Executar. Selecione Executar. Uma caixa de diálogo Executar aparecerá.
  2. Digite “devmgmt.msc” na caixa de diálogo Executar e clique no botão OK. Isso abre a janela do Gerenciador de dispositivos.
  3. Localize o driver de volume do sistema de arquivos WPD verificando a seção Dispositivos portáteis. Se você não conseguir ver, clique em Exibir >> Mostrar dispositivos ocultos. Clique na seta à esquerda desta seção para ver a lista de drivers de touchpad e mouse.
  4. Clique com o botão direito do mouse no driver de volume do WPD FileSystem que você instalou atualmente e selecione a opção Desinstalar dispositivo no menu de contexto.
  5. Clique em Ação >> Verificar se há alterações de hardware. O Windows agora deve prosseguir com o download e instalar o driver corretamente novamente.

4 minutos lidos