Correção: os aplicativos do Windows 10 não funcionam



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Windows 10 é diferente de seus predecessores porque possui aplicativos pré-carregados que são úteis e fornecem facilidade de acesso para o usuário. Um usuário pode acessar facilmente utilitários importantes como Skype, OneNote etc. em um aplicativo, em vez de baixá-los individualmente ou acessá-los por meio das configurações do sistema.



Com isso dito, há vários casos em que os aplicativos do Windows 10 falham ao iniciar. Eles não são iniciados ou funcionam parcialmente. Esse é um problema conhecido do sistema operacional e, na maioria dos casos, significa que a instalação do Windows foi feita corretamente. Se o arquivo iso estiver corrompido ou a instalação falhar em algum módulo, os aplicativos não serão iniciados.



Solução 1: Atualizando aplicativos usando a loja

Podemos tentar atualizar os aplicativos usando a Windows Store antes de passar para métodos mais técnicos envolvidos. Certifique-se de que seu Windows está atualizado para a versão mais recente antes de prosseguir com as soluções. A Microsoft lança periodicamente várias correções de bug para diferentes situações. É possível que o problema que você está enfrentando já tenha sido resolvido na atualização mais recente.



  1. Pressione Windows + S, digite “ loja ”Na caixa de diálogo e abra o aplicativo.
  2. Uma vez na Loja, clique no ícone do menu presente no lado superior direito da tela e selecione ‘ Download e atualizações '.

  1. Todos os aplicativos instalados em seu computador serão listados aqui. Certifique-se de que eles estejam atualizados para a versão mais recente. Se houver alguma atualização pendente, atualize-a o mais rápido possível. Além disso, clique em ‘ Obter atualizações 'Presente no lado superior direito da tela.
  2. Se o seu aplicativo de loja não estiver iniciando ou houver um problema ao atualizar, você pode tentar forçar as atualizações por um comando no prompt de comando. No entanto, antes de forçar a atualização, se você tiver outra conta em seu computador, tente atualizar através da loja lá. Se não puder, pressione Windows + S, digite “ prompt de comando ”, Clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione‘ Executar como administrador '.
  3. Execute o seguinte comando:

schtasks / run / tn “ Microsoft Windows WindowsUpdate Automatic App Update”



  1. Reinicie o computador após a atualização e veja se isso corrige algo.

Solução 2: registrando novamente os aplicativos

Se você não pode atualizar os aplicativos ou eles ainda não funcionam após a atualização, você pode tentar registrá-los usando o PowerShell. Você pode obter muitas linhas de erro ao executar o comando, mas isso é normal e não há nada com que se preocupar. Observe que você precisará de privilégios administrativos para executar esta solução.

  1. Pressione Windows + S, digite “ PowerShell ”Na caixa de diálogo, clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione‘ Executar como administrador ’.
  2. Execute o seguinte comando:

Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$ ($ _. InstallLocation) AppXManifest.xml”}

  1. Este processo pode demorar um pouco. Sente-se e deixe-o terminar. Se você receber linhas de erro vermelhas, não se preocupe e deixe o comando ser executado. Após a conclusão do processo, reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido.

Se este único comando não funcionar, você pode tentar executar os seguintes comandos na ordem exata especificada. Certifique-se de esperar até que um comando seja concluído. Esses comandos irão reinstalar todos os aplicativos para o usuário.

Get-appxpackage -packageType bundle |% {add-appxpackage -register -disabledevelopmentmode ($ _. Installlocation + “ appxmetadata appxbundlemanifest.xml”)}

$ bundlefamilies = (get-appxpackage -packagetype Bundle) .packagefamilyname

get-appxpackage -packagetype main |? {-not ($ bundlefamilies -contains $ _. packagefamilyname)} |% {add-appxpackage -register -disabledevelopmentmode ($ _. installlocation + “ appxmanifest.xml”)}

Solução 3: redefinindo o cache de armazenamento

O principal motivo pelo qual os aplicativos não são iniciados é que sua instalação está corrompida ou o armazenamento não permite que eles atualizem para a versão mais recente. Na última versão, podemos tentar redefinir o cache da loja e ver se você pode atualizá-los sem problemas. O cache de armazenamento está lá para armazenar dados em cache e tenta usá-los continuamente. Reinicializá-lo limpa tudo e o força a buscar dados novamente.

  1. Pressione Windows + R, digite “ prompt de comando ”Na caixa de diálogo, clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione“ Executar como administrador ”.
  2. Uma vez no prompt de comando elevado, execute o seguinte comando:

wsreset.exe

Este processo pode demorar alguns minutos. Deixe a operação ser concluída. Depois que o cache for limpo, a Windows Store será aberta automaticamente. Procure por atualizações potenciais e veja se isso funciona.

Solução 4: redefinindo o aplicativo específico

Se um aplicativo específico não estiver sendo iniciado, você pode redefini-lo usando Configurações. Isso, por sua vez, redefinirá o aplicativo como se nunca tivesse sido usado e também limpará todos os dados do usuário associados. Observe que, se houver algum dado salvo no aplicativo, ele será perdido e não poderá ser recuperado. Além disso, se você tiver alguma conta de usuário conectada ao aplicativo, pode ser necessário inserir todas as suas informações de login novamente.

  1. pressione Windows + I para iniciar o aplicativo Configurações. Selecione “ Apps ”Da lista de subtítulos disponíveis.

  1. Selecione o aplicativo que está causando problemas. Selecione-o e pressione ‘ Opções avançadas '.

  1. Clique no botão reset presente. Depois que o aplicativo for reiniciado, feche todas as janelas e reinicie o computador. Agora verifique se o problema em questão foi resolvido.

Solução 5: corrigir aplicativos que funcionam em um usuário, mas não em outro

Se você tiver mais de uma conta de usuário em seu computador e os aplicativos estiverem funcionando em uma conta de usuário e não em outra, você pode executar o solucionador de problemas lançado oficialmente pela Microsoft para resolver esse problema. Este foi um problema generalizado que foi reconhecido pela empresa e a solução foi fornecida depois disso.

  1. Baixar a solucionador de problemas de website oficial e salve-o em um local acessível.
  2. Inicie o solucionador de problemas e siga as instruções na tela.

  1. Se o solucionador de problemas encontrar algum problema em seu PC, ele o notificará e executará a correção. Se foi corrigido, reinicie o computador e verifique se você pode abrir aplicativos em todas as contas de usuário.

Solução 6: inicialização limpa do computador

Se todas as soluções acima não funcionarem, podemos tentar a inicialização limpa. Esta inicialização permite que seu PC seja ligado com um conjunto mínimo de drivers e programas. Apenas os essenciais são ativados, enquanto todos os outros serviços são desativados. Se os aplicativos forem abertos neste modo, você deve habilitar os processos de volta apenas com pequenos pedaços e verifique se o erro retorna. Se isso não acontecer, você pode ativar outro bloco e verificar. Dessa forma, você poderá diagnosticar qual processo está causando o problema.

  1. pressione Windows + R para iniciar o aplicativo Executar. Tipo ' msconfig ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Navegue até a guia Serviços presente na parte superior da tela. Verifica a linha que diz “ Ocultar todos os serviços Microsoft ”. Depois de clicar aqui, todos os serviços relacionados à Microsoft serão desabilitados, deixando para trás todos os serviços de terceiros (você também pode desabilitar todos os processos relacionados à Microsoft e verificar mais amplamente se não há serviços de terceiros causando o problema).
  3. Agora clique no botão “ Desativar tudo ”Botão presente na parte inferior do lado esquerdo da janela. Todos os serviços de terceiros serão desativados.
  4. Clique Aplique para salvar as alterações e sair.

  1. Agora navegue até a guia Inicializar e clique na opção “ Abra o Gerenciador de Tarefas ”. Você será redirecionado para o gerenciador de tarefas, onde todos os aplicativos / serviços executados quando o computador é iniciado serão listados.

  1. Selecione cada serviço um por um e clique em “ Desabilitar ”No canto inferior direito da janela.

  1. Agora reinicie o computador e verifique se você consegue iniciar os aplicativos da loja corretamente. Se você não puder, habilite um pequeno pedaço (explicado no início) e verifique novamente. Se você diagnosticar um serviço específico, pode tentar reiniciá-lo ou desativá-lo usando a janela de serviços. Se for um aplicativo que está causando o problema, você pode desinstalá-lo facilmente.

Solução 7: Criar outra conta de usuário

Se todos os métodos não funcionarem, ele deixa de fora duas opções. Sua conta de usuário está corrompida ou os arquivos de instalação do Windows não foram instalados corretamente. Antes de prosseguir com a restauração do sistema, você pode tentar criar uma nova conta de usuário e ver se isso resolve.

Se os aplicativos funcionarem na nova conta de usuário, você pode transferir todos os dados necessários sem perder nada. Confira nosso guia sobre Como criar uma nova conta de usuário e transferir todos os dados para ela .

Faça uma nova conta e verifique se todos os aplicativos estão funcionando. Se não estiverem, tente atualizá-los nessa conta. Se funcionarem, você pode transferir todos os dados.

Último recurso: restauração do sistema / instalação limpa

Se todos os métodos acima não funcionarem e você ficar preso com os aplicativos que não funcionam, vale a pena tentar a restauração antes que as atualizações mais recentes do Windows 10 sejam instaladas em seu computador. Se você não tem um último ponto de restauração, pode instalar um versão limpa do Windows . Você pode usar o utilitário “ Belarc ”Para obter todas as suas licenças salvas, faça backup de seus dados usando armazenamento externo e, em seguida, execute uma instalação limpa.

Nota: Este método funcionará se os aplicativos estiverem funcionando antes de qualquer atualização do Windows. Além disso, certifique-se de fazer backup de seus dados antes de executar esta solução. Use um disco rígido externo ou USB para salvar todos os seus arquivos importantes para garantir.

Aqui está o método de como restaurar o Windows a partir do último ponto de restauração.

  1. pressione Windows + S para abrir a barra de pesquisa do menu iniciar. Tipo ' restaurar ”Na caixa de diálogo e selecione o primeiro programa que vem com o resultado.

  1. Uma vez nas configurações de restauração, pressione Restauração do sistema presente no início da janela na guia Proteção do Sistema.

  1. Agora, um assistente será aberto, navegando por todas as etapas para restaurar seu sistema. Você pode selecionar o ponto de restauração recomendado ou escolher um ponto de restauração diferente. pressione Próximo e prossiga com todas as instruções adicionais.

  1. Agora selecione o ponto de restauração na lista de opções disponíveis. Se você tiver mais de um ponto de restauração do sistema, eles serão listados aqui.

  1. Agora, o Windows irá confirmar suas ações pela última vez antes de iniciar o processo de restauração do sistema. Salve todo o seu trabalho e faça backup de arquivos importantes para o caso e prossiga com o processo.

  1. Depois de restaurar com êxito, faça login no sistema e verifique se o erro em questão foi corrigido.

Se você não tiver nenhum ponto de restauração ou se a restauração do sistema não funcionar, você pode fazer uma instalação limpa do Windows usando mídia inicializável. Você verifica nosso artigo sobre como criar um mídia inicializável . Existem duas maneiras: usando ferramenta de criação de mídia da Microsoft e por usando Rufus .

7 minutos lidos