[FIX] Som espacial revertendo para o Windows Sonic no Windows



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Um dos problemas mais irritantes atualmente ainda é uma dor enorme para muitos usuários do Windows 11 e 10 é um cenário em que o som espacial é forçado a Windows Sonic após cada reinicialização ou hibernação. Este é um grande inconveniente para os usuários que pagaram pelo Dolby Atmos e desejam usá-lo o tempo todo.



Som espacial revertendo para o Windows Sonic



Depois de investigarmos esse problema, percebemos que existem vários culpados subjacentes diferentes que podem ser responsáveis ​​por esse comportamento. Aqui está uma pequena lista de possíveis culpados que você deve investigar quando estiver tentando corrigir esse aborrecimento:



  • Falha na GUI do Windows – Na maioria das vezes, você pode garantir que a configuração de som espacial permaneça em seus valores preferidos fazendo a alteração no aplicativo dedicado. Use o Dolby Access ou o DTS Sound Unbound para configurar seu som espacial personalizado e montá-lo em seu PC com Windows 10 ou Windows 11.
  • Dispositivo de reprodução permite controle exclusivo – Se o seu dispositivo de reprodução padrão estiver configurado para permitir que outro aplicativo de terceiros assuma o controle exclusivo dele, pode ser por isso que suas configurações de som espacial continuam padronizando para o Windows Sonic. Desative o controle exclusivo para garantir que esse problema não se repita.
  • O conflito causado pelo dispositivo de áudio NVIDIA HDMI – Se você tiver um driver de áudio NVIDIA HDMI dedicado instalado, provavelmente é por isso que você continua vendo a configuração de som espacial mudando a cada reinicialização ou hibernação. Para evitar que esse problema aconteça novamente, basta desativar o NVIDIA HDMI Audio e desinstalar o driver relacionado.
  • Instalação de som espacial corrompida – Outro motivo pelo qual você pode estar enfrentando esse problema é um problema de corrupção que afeta o Dolby Access ou o DTS Sound Unbound. Para corrigir esse problema, use a GUI do Windows 10 ou 11 para reparar ou reinstalar seu aplicativo de som espacial dedicado.
  • Hotfix para Windows 11 não está instalado – Se você estiver no Windows 11, provavelmente poderá corrigir esse problema instalando uma série de hotfix que a Microsoft lançou para resolver esse problema. No entanto, a mesma correção não está disponível para o Windows 10 ao escrever este artigo.
  • Inconsistência geral do som – De acordo com alguns usuários do Windows 10, esse problema também pode estar relacionado à inconsistência geral causada por uma dependência de som. Nesse caso, você pode cobrir muitos suspeitos em potencial executando o solucionador de problemas de som (áudio) e aplicando a correção recomendada.
  • Drivers de som desatualizados – Lembre-se de que seus drivers de som também podem ser responsáveis ​​por esse problema (principalmente se você usar uma placa de som dedicada). Antes de descartar esse possível culpado, reserve um tempo para usar o Gerenciador de dispositivos para garantir que toda a frota de drivers de som seja atualizada para a versão mais recente.
  • Inconsistência do registro – Se você ainda estiver no Windows 11, provavelmente verá esse problema se perpetuar devido a uma inconsistência no registro. Você pode resolver esse problema rapidamente modificando o registro de som espacial padrão. Chave usando o Editor do Registro.
  • Corrupção do arquivo do sistema – Sob certas circunstâncias, você pode enfrentar esse problema devido à corrupção que afeta seu sistema operacional. A maneira mais eficiente de corrigir isso é implantar uma instalação limpa ou um procedimento de instalação de reparo.

Agora que analisamos todos os possíveis motivos pelos quais você pode estar enfrentando esse comportamento, vamos analisar uma série de correções verificadas que outros usuários afetados usaram com sucesso para garantir que o som Spacial não reverta para o Windows Sonic a cada reinicialização ou hibernação.

1. Aplique o som espacial do aplicativo dedicado

Acontece que uma das maneiras mais bem-sucedidas de garantir que a preferência Spacial Sound não mude novamente no seu PC com Windows 10 ou Windows 11 é impor a alteração no aplicativo dedicado em vez do menu Configurações de som.

Por exemplo, se você quiser usar Dolby Atmos e pagar por uma assinatura (ou reivindicar sua avaliação gratuita), deverá montá-lo no Acesso Dolby aplicativo.



Isso pode parecer redundante, mas esse método foi confirmado para funcionar com Dolby Atmos e DTS.

Se você quiser instruções específicas sobre como aplicar seu método de som espacial preferido no aplicativo dedicado, siga as instruções abaixo:

Observação: Nas etapas abaixo, mostraremos como aplicar o Dolby Atmos no aplicativo dedicado.

  1. aperte o Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. A seguir, digite 'ms-windows-store:' dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir a Microsoft Store com acesso de administrador.

    Acesse a Loja do Windows

  2. Clique Sim para conceder acesso de administrador quando solicitado pelo Controle de conta de usuário.
  3. Quando estiver dentro da Microsoft Store (Windows Store), procure o aplicativo dedicado que facilita o som espacial que você deseja usar (mais comumente, Acesso Dolby (por Dolby Atmos) ou DTS Som Não Vinculado (por DTS).

    Baixando Dolby Access

  4. Procure o aplicativo dedicado usando a barra de pesquisa na parte superior e clique no botão Pegue botão e aguarde até que o aplicativo seja baixado e instalado.
  5. Após a instalação do aplicativo, clique em Iniciar a configuração, em seguida, siga as instruções na tela para concluir a operação de inicialização.
  6. Em seguida, uma vez concluída a operação, clique em Definir as configurações do PC, e você será levado diretamente para suas propriedades de alto-falante/fones de ouvido.
  7. Uma vez dentro, certifique-se de que o Som Espacial guia está selecionada, então vá em Formato de som espacial e altere o menu suspenso para seu formato preferido (no nosso caso Dolby Atmos para fones de ouvido).

    Alterando o formato do Som Espacial

  8. Clique Aplicar para salvar as alterações, reinicie seu PC e veja se sua configuração de som espacial agora está preservada entre as reinicializações.

Se o problema ainda não for corrigido, vá para o seguinte método abaixo.

2. Impedir que o dispositivo de reprodução padrão assuma o controle exclusivo

Acontece que, outro motivo potencial, você pode ficar incomodado com o fato de que seu formato de som espacial muda para o Windows Sonic após cada reinicialização ou hibernação é que seu dispositivo de reprodução padrão está configurado para permitir que outros aplicativos assumam o controle de si mesmo.

Isso é um problema porque a maioria dos aplicativos de otimização e equalizador de som têm o hábito de substituir o som espacial padrão.

Felizmente, você pode evitar isso acessando as configurações avançadas do seu dispositivo de reprodução padrão e desativando o Modo Exclusivo.

Para obter instruções específicas sobre como fazer isso, siga as etapas abaixo:

  1. aperte o Tecla Windows + R para abrir o Corre caixa de diálogo. Quando você digita “mmsys.cpl” e pressione Digitar, a Som janela será exibida após alguns segundos.

    Acesse as configurações de som

  2. Se o UAC (Controle de Conta de Usuário) pede que você forneça acesso de administrador, escolha Sim.
  3. Depois de fazer isso, escolha o Reprodução aba. Em seguida, clique com o botão direito do mouse no dispositivo de reprodução atualmente em uso e escolha Propriedades no menu de contexto.
    Observação: É essencial que você selecione o dispositivo de reprodução adequado. Procure o dispositivo com uma marca de seleção verde ao lado de seu símbolo. Esse é o que está em uso agora.
  4. Uma vez que você atingiu o Propriedades do dispositivo página, escolha o Avançado guia do menu horizontal da janela.
  5. Selecione os Avançado guia e, em seguida, selecione Modo Exclusivo seção. Desmarque a caixa ao lado de Permitir que os apps assumam o controle exclusivo deste dispositivo .

    Permitir que os aplicativos assumam o controle exclusivo do dispositivo

  6. Depois de selecionar Aplicar para salvar a alteração, reinicie o computador para que ela tenha efeito.
  7. Após a conclusão do processo de reinicialização, altere o som espacial novamente e reinicie ou reinicie para ver se a configuração é mantida.

Desabilitar o modo exclusivo

Se o problema ainda não for corrigido, vá para o seguinte método abaixo.

3. Evite o conflito com o dispositivo de áudio NVIDIA HDMI (se aplicável)

Sob certas circunstâncias, você também pode lidar com esse problema se houver um conflito entre seu dispositivo de áudio padrão e o driver de áudio NVIDIA HDMI. Pode ser por isso que você vê o formato de som espacial mudando para a opção padrão toda vez que você reinicia ou coloca o computador em suspensão ou hibernação.

Importante: Este método só se aplica se você estiver usando uma GPU NVIDIA. Desconsidere este método se você estiver em gráficos integrados ou usando uma placa gráfica AMD.

Alguns usuários que lidam com esse problema confirmaram que conseguiram erradicar esse conflito desativando o dispositivo de áudio NVIDIA HDMI – isso forçará o dispositivo de áudio padrão a funcionar sem problemas.

Observação: Lembre-se de que também pode ser necessário se livrar do driver de áudio NVIDIA dedicado em cenários específicos. Recorra a isso apenas se souber que não depende ativamente da entrada de áudio HDMI.

Se você suspeitar que esse cenário é aplicável, siga as instruções abaixo para evitar o conflito entre o dispositivo de áudio NVIDIA HDMI e seu dispositivo de áudio padrão:

  1. Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar no espaço livre da área de trabalho e clique em NVIDIA Control Panel.
    Observação: Se você estiver no Windows 11, pode ser necessário clicar em Mostrar mais opções antes de obter a opção de clicar em Painel de controle NVIDIA.

    Abra o painel de controle da NVIDIA

  2. Uma vez dentro do Painel de controle NVIDIA , use o menu à esquerda para ir para baixo Exibição e clique em Configure o áudio digital.

    Desativar áudio HDMI

  3. Em seguida, vá para o painel direito, desative o Nvidia Audio e feche o painel de controle da NVIDIA.
  4. aperte o Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. A seguir, digite 'appwiz.cpl' e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir o Programas e características menu com acesso de administrador.

    Abra o menu Programas e Recursos

  5. Clique Sim para conceder acesso de administrador quando o Controle de Conta de Usuário (UAC) for solicitado.
  6. Uma vez dentro do Programas e características menu, percorra a lista de programas instalados e localize o Driver de áudio NVIDIA HD.
  7. Quando você localizar o driver desnecessário, clique com o botão direito nele e escolha Desinstalar no menu de contexto que acabou de aparecer.

    Desinstale o driver de áudio Nvidia HD

  8. Siga os prompts de desinstalação restantes para concluir a operação de desinstalação.
  9. Por fim, defina o formato de som espacial para sua opção preferida e reinicie seu PC para ver se a configuração agora é mantida entre as reinicializações.

Se o mesmo problema se repetir, vá para o seguinte método abaixo.

4. Repare ou reinstale o aplicativo Spatial Sound

Esse problema geralmente é causado por corrupção que afeta o aplicativo de som espacial de terceiros que você está usando para obter o formato de som personalizado. Acesso Dolby e DTS Som Não Vinculado são mais comumente relatados por causar esse tipo de problema.

Se você continuar estabelecendo Dolby Atmos ou DTS como o formato de som espacial padrão e sua configuração for substituída após cada reinicialização ou desligamento do sistema, tente reparar ou reinstalar o aplicativo de som espacial que torna tudo isso possível.

Esse método foi confirmado por muitos usuários e estamos enfrentando esse problema no Windows 10 ou 11.

Se este método parece ser aplicável, siga as instruções abaixo:

  1. Imprensa Tecla Windows + I para abrir o Definições painel em Windows 11.
  2. Selecione os Aplicativos guia usando o menu vertical à esquerda depois de abrir o Definições cardápio. Se o menu vertical não estiver visível quando você abrir o Definições janela, clique no ícone de ação na parte superior para torná-lo visível.

    Acesse o menu Aplicativos

  3. Use o painel direito do Aplicativos menu para acessar o Aplicativos e recursos cardápio.
  4. Após acessar o Aplicativos e recursos menu, use a função de pesquisa em “Lista de aplicativos” alcançar Acesso Dolby ou DTS Som Não Vinculado (dependendo de qual formato de som espacial você planeja usar).
  5. Depois de localizar o aplicativo de som espacial, clique no ícone de ação (ícone de três pontos) ao lado dele. No menu de contexto exibido, escolha Opções avançadas.
  6. Vou ao Redefinir opção no Acesso Dolby (ou DTS Som Não Vinculado) Configurações avançadas cardápio e escolha Reparar.
  7. Defina o som espacial para sua escolha personalizada e reinicie seu PC com Windows 10 ou Windows 11 para ver se o problema ainda está ocorrendo. Se o problema ainda não for corrigido, vá para o seguinte método abaixo.

    Repare o aplicativo

  8. Se o problema ainda não for corrigido, tente a segunda técnica de mitigação selecionando Redefinir no mesmo Opções avançadas janela.

    Execute um procedimento de reinicialização

  9. Para ver se o problema foi corrigido, reinicie seu PC e veja se a preferência de som permanece inalterada.

Se o Windows Sonus ainda estiver substituindo Dolby Atmos ou DTS em cada inicialização ou após cada ativação da hibernação, vá para a próxima correção potencial abaixo.

5. Instale as atualizações pendentes do Windows (confirmadas para o Windows 11)

A Microsoft abordou recentemente esse problema com uma série de hotfixes; na maioria das vezes, o problema é totalmente erradicado. Mas isso é no Windows 11.

O Windows 10 ainda não recebeu a atualização amplamente esperada que impede que programas de terceiros alterem a configuração de som espacial.

Se você estiver no Windows 11, é provável que a instalação de todas as atualizações pendentes resolva o problema indefinidamente para você. Mas se você estiver no Windows 10, não espere muito (mesmo que você ainda deva seguir as instruções abaixo para garantir que seu PC esteja atualizado.

Siga as instruções abaixo sobre como fazer isso no Windows 10 ou Windows 11:

  1. A maneira mais fácil de correr atualização do Windows está usando o Corre caixa de diálogo. aperte o Tecla Windows + R no seu teclado para conseguir isso. Depois de fazer isso, o Corre caixa de diálogo será exibida.
  2. Dentro de Corre caixa de diálogo, digite 'ms-settings:windowsupdate' e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir o atualização do Windows com acesso de administrador.

    Abra o menu do Windows Update

  3. Se você não alterou o UAC configurações, você pode receber um pop-up pedindo sua permissão para continuar. Clicando Sim indica que você está de acordo com isso.
  4. Selecionar Verificar atualizações no menu à direita depois de acessar o atualização do Windows existem.

    Verificando atualizações

  5. Selecionar instale agora para iniciar uma instalação local quando o download da atualização for concluído.
  6. Depois que todas as atualizações pendentes forem instaladas, altere a configuração padrão de som espacial e reinicie seu PC.

Se o seu PC com Windows 10 ou Windows 11 ainda inicializar com a configuração padrão do Windows Sonic, vá para o próximo método abaixo.

6. Execute o solucionador de problemas de som integrado

Se você chegou até aqui sem resultados palpáveis, também deve tentar corrigir esse problema usando o solucionador de problemas de áudio. Esse utilitário está disponível no Windows 10 e no Windows 11 e contém um grande número de estratégias de reparo automatizadas que devem ajudar sua causa se você ainda estiver tentando fazer com que as alterações de som espaciais permaneçam.

Siga as instruções abaixo para executar a solução de problemas de som (áudio) em seu computador Windows 10 ou Windows 11 e aplique a correção recomendada:

Observação: É essencial executar este solucionador de problemas em uma conta do Windows com privilégios administrativos.

  1. Para abrir o Corre caixa de diálogo, pressione o botão Tecla Windows + R .
  2. Modelo “ms-settings:solução de problemas”, e pressione Digitar para abrir o Solução de problemas guia do Definições aplicativo.

    Abra o menu Solução de problemas

  3. Para acessá-lo, clique em Outros solucionadores de problemas (em Opções) no canto superior direito da página Solução de problemas.

    Abra os outros solucionadores de problemas

  4. Role para baixo e você deve descobrir o mais frequente seção. Acesse e clique no Corre botão associado a Reproduzindo Áudio.

    Acesse o solucionador de problemas de reprodução de áudio

  5. Seja paciente e aguarde até que a consulta inicial seja concluída após iniciar este solucionador de problemas.
  6. A sexta etapa é escolher o dispositivo de áudio padrão. Certifique-se de escolher o gadget que você está usando agora.

    Selecionando o dispositivo de áudio

  7. Depois de implantar esta verificação, aguarde até que o programa tenha concluído a verificação de seu Dispositivo de áudio para problemas.
  8. Você receberá sugestões sobre como resolver quaisquer problemas que forem descobertos. Quando solicitado pelos prompts na tela, selecione “Sim, aplicar correção” ou “Sim, Abrir *menu” para aplicar o patch proposto.

    Aplique a correção recomendada

  9. Reinicie o computador quando a inicialização subsequente for concluída para ver se o problema foi corrigido.

Se a configuração de som relacionada ao som espacial ainda estiver mudando a cada inicialização, vá para o próximo método abaixo.

7. Atualize os drivers de som

Se o procedimento não funcionar na sua situação, o próximo passo óbvio é garantir que o driver de áudio seja atualizado para a versão mais recente.

Se tudo correr conforme o planejado, o Windows Update deverá manter e atualizar automaticamente esse driver. No entanto, há situações em que você fica impotente devido a um driver de áudio desatualizado que é incompatível com a versão atual do sistema operacional.

Vários usuários do Windows 11 alegaram que o problema acabou sendo corrigido quando eles usaram o Gerenciador de dispositivos para forçar seu sistema operacional a atualizar o driver. Algumas pessoas alegaram que, depois de fazer isso, a configuração do som espacial permaneceu a mesma, independentemente de terem selecionado Dolby Atmos ou DTS.

Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Para abrir o Corre caixa de diálogo, pressione o botão Tecla Windows + R. Pressione Enter após digitar “devmgmt.msc” para iniciar Gerenciador de Dispositivos.

    Abra o Gerenciador de Dispositivos

  2. Clique Sim se o Controle de conta de usuário box pede que você conceda acesso de administrador.
  3. Expandir o Controladores de som, vídeo e jogos menu suspenso em Gerenciador de Dispositivos rolando para baixo a lista de programas instalados na parte inferior da janela.
  4. Clique com o botão direito do mouse Controladores de som, vídeo e jogos menu para escolher o driver de áudio de alta definição.
  5. Selecionar Propriedades no menu de contexto que acabou de ser exibido.

    Acessando a tela Propriedades

  6. Selecionar Condutor de Propriedades tela usando o menu superior e clique em Atualizar Driver.
  7. Na página seguinte, clique em Pesquise automaticamente por motoristas .

    Atualize o driver de áudio

  8. Aguarde e veja se uma nova versão do driver de áudio é descoberta. Se uma nova versão for descoberta, siga as instruções na tela para continuar com a instalação da nova versão do driver.
    Observação: Vamos para atualização do Windows e procure para drivers atualizados se o Gerenciador de dispositivos não conseguir localizar uma nova versão do driver. Esse método ocasionalmente produz melhores resultados do que uma simples pesquisa de driver do Gerenciador de dispositivos.
  9. Se um novo driver de áudio foi instalado ou o atual foi atualizado, altere a tecnologia de som espacial e reinicie seu PC para determinar se o problema foi corrigido.

Se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo, vá para o método final abaixo.

8. Modifique o som espacial padrão por meio do Editor do Registro (se aplicável)

Se você chegou até aqui sem uma correção permanente que permita reiniciar o computador ou colocá-lo no modo de hibernação sem padronizar o som do Sonic Spatial, uma correção que provavelmente forçará isso a permanecer permanente é usar o Editor do Registro para montar o Dolby Atmos espacial soar com força.

Observação: Este método só está confirmado para funcionar com Dolby Atmos. Se você deseja estabelecer o DTS, essa correção provavelmente não funcionará para você.

Mas antes de começar a seguir as instruções abaixo, nossa recomendação é reservar um tempo para faça backup de seus dados de registro antecipadamente. Nesse caso, se algo der errado, você pode reverter com segurança para um estado de registro em que esse problema não estava ocorrendo.

Se você estiver determinado a modificar o som espacial padrão por meio do Editor do Registro, siga as etapas abaixo:

  1. aperte o Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo.
  2. A seguir, digite 'regedit' dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir Editor do Registro com acesso de administrador.

    Acesse o menu Regedit

  3. Clique Sim para conceder acesso de administrador no Controle de Conta de Usuário (UAC).
  4. Assim que estiver dentro do Editor do Registro, navegue até o seguinte local:
    Computer\HKEY_CLASSES_ROOT\Local Settings\MrtCache\C:%5CWINDOWS%5CSystemResources%5CWindows.UI.SettingsAppThreshold%5CWindows.UI.SettingsAppThreshold.prid7b5d22d14df5e\ec2e2645

    Observação: Você pode navegar para este local diretamente ou colar o local completo acima diretamente na barra de navegação na parte superior do Editor do Registro janela e pressione Digitar para chegar lá instantaneamente.

  5. Em seguida, vá para a seção à direita e clique duas vezes na string que você encontrar lá.
  6. Mudar o Dados de valor para Dolby Atmos, defina o valor para Hexadecimal e clique OK para salvar as alterações.
  7. Reinicie seu PC e veja se a configuração de som espacial preserva seu valor.

Se o problema ainda não for corrigido ou você não quiser seguir este hack de registro, vá para o método final abaixo.

9. Execute uma instalação limpa ou instalação de reparo

Mais uma solução estaria disponível se nenhuma das soluções anteriores neste artigo o ajudasse com seu problema com a configuração de som espacial. Você deve considerar a probabilidade de que requisitos específicos de som corrompidos sejam os culpados por sua incapacidade de manter uma tecnologia de som espacial selecionada (isso é muito mais provável se a tecnologia de som de terceiros não funcionar corretamente ao montá-la).

O melhor curso de ação neste momento é simplesmente substituir cada arquivo do sistema por um equivalente que você sabe que está íntegro e livre de corrupção, porque muitos arquivos do sistema nessa circunstância atendem à descrição do infrator.

Você tem duas abordagens potenciais ao fazer isso:

  • Instalação limpa – Tente isso se precisar de um remédio imediato. A principal desvantagem de uma instalação limpa do Windows é que, a menos que você faça um backup de seus dados com antecedência, ele limpará todos os seus arquivos pessoais e aplicativos que agora são mantidos no mesmo disco do seu sistema operacional. Isso ocorre porque uma nova instalação do Windows permitirá que você altere todos os arquivos do sistema sem usar CDs de instalação.
  • Reparar instalação – Se você tiver tempo livre, aconselhamos empregar um reparo no local em vez de uma instalação de reparo. O principal benefício desse método é que, embora demore um pouco mais e exija os DVDs de instalação adequados do Windows 11, todos os seus dados pessoais, jogos e programas são preservados.