Corrigir Roku mostrando o erro 016 - não consegue se conectar à Internet?

O erro 'Não é possível conectar-se ao código de erro 016 da Internet' é mostrado ao tentar transmitir conteúdo no Roku e indica problemas de conectividade entre o dispositivo Roku e os servidores Roku.

Erro Roku

O que faz com que o Roku não conecte e como consertar?

Descobrimos que as causas subjacentes são:

• Conexão de internet: O Roku requer que uma conexão de Internet estável seja estabelecida com seus servidores para poder transmitir conteúdo. No entanto, se sua conexão com a Internet não estiver estável ou estiver enfrentando problemas frequentes de conexão / desconexão, este erro pode ser acionado. Além disso, é importante que a conexão com a Internet forneça largura de banda suficiente para poder transmitir o conteúdo em uma qualidade específica, caso contrário buffer lento problemas podem ser encontrados.
  • Suporte de canal: Se esse erro for acionado ao tentar transmitir um canal que não requer a Internet, isso pode estar relacionado a outro problema. Roku atualizou sua linguagem de programação um tempo atrás e pediu aos canais que o fizessem também. No entanto, alguns canais não atualizaram isso e não foram mais incluídos na lista de canais compatíveis do Roku. Esses canais serão encerrados completamente em um futuro próximo, então não haverá suporte para eles e esse erro será visto com frequência.
  • Cache DNS: Em alguns casos, o cache DNS que está se acumulando no roteador pode ser o motivo pelo qual esse erro está sendo disparado. O cache DNS armazena informações importantes relacionadas às configurações do roteador e, às vezes, eles podem ser corrompidos, o que pode desencadear esse erro. É importante que esse cache seja limpo para que o roteador possa gerar um novo novamente.

1. Desligue e ligue seu roteador

Pode haver um acúmulo de DNS corrompido cache no roteador e isso pode impedir que o dispositivo seja capaz de estabelecer uma conexão segura com seus servidores, o que pode desencadear este erro. Portanto, nesta etapa, iremos realizar um ciclo completo de PowerCycling no roteador para nos livrarmos desse cache. Por isso:

1. Desligue a energia do roteador, da TV e do dispositivo.

Desconectando a energia do equipamento

2. Pressione e segure o 'Poder' botões nesses dispositivos por pelo menos 20 segundos para descarregar a eletricidade sendo armazenada pelos capacitores.
  3. Plugue os dispositivos de volta e ligá-los EM.

Conectando a energia de volta

4. Esperar para que o acesso seja concedido e verifique se o problema persiste.

2. Configure uma nova conexão

Em alguns casos, o SSID ou a senha para a conexão com a Internet podem não ter sido registrados corretamente devido a que esse erro está sendo acionado. Portanto, nesta etapa, estaremos estabelecendo uma nova conexão. Por isso:

1. aperte o 'Casa' botão no controle remoto e selecione o 'Rede' opção.
  2. Clique no “Configurar Nova Conexão” opção e selecione a 'Sem fio' botão.

Clique em “Configurar uma nova conexão” e selecione “Sem fio”

3. Realçar e selecione sua conexão com a Internet e digite a senha.
  4. Esperar para que a conexão seja estabelecida e Verifica para ver se o problema persiste.

3. Contate o suporte

Este problema está principalmente relacionado a um problema com o bloqueio de serviço no final de Roku ou devido à falta de suporte de um canal específico. Portanto, é recomendável que você verifique com o suporte ao cliente da Roku e informe o problema exato que você está enfrentando. Eles poderão ajudá-lo melhor nesse sentido.

1 minuto lido