Correção: Código de erro Roku 003

Os usuários experimentam o código de erro 003 ao usar o Roku porque o dispositivo não consegue atualizar o software, mesmo se estiver conectado à Internet. Em alguns casos, o erro 003 também se refere à situação em que você não consegue se conectar a vários canais usando uma conexão com a Internet. Existem dois motivos principais pelos quais você não pode atualizar seu dispositivo Roku; ou os servidores no back-end estão inativos / em manutenção ou Roku está tendo dificuldade para estabelecer uma conexão com a rede. Isso pode acontecer mesmo se for mostrado que você está conectado à Internet corretamente.

Código de erro Roku 003 ao atualizar o dispositivo

Código de erro Roku 003

Para aqueles usuários que não sabem o que é Roku, é um tipo de reprodutor de streaming que permite aos usuários assistir TV e ter acesso a diversos conteúdos. Possui conteúdo gratuito que você pode assistir gratuitamente, mas além dos canais convencionais, esta plataforma é conhecida por fornecer conteúdo de qualidade a um preço menor.

O que causa o código de erro Roku 003?

O código de erro 003 não permite que você atualize o Roku e, principalmente, tem a ver com a conexão de internet com seu roteador sem fio. Em detalhes, alguns dos motivos pelos quais esse erro pode ocorrer são:

• Há um problema com protocolos de segurança de rede . Idealmente, não deveria ser o caso, porque protocolos de segurança são algo que nenhum dispositivo tem problemas. Mas, infelizmente, Roku não gosta do protocolo AES.
  • Roku está passando por problemas de servidor em seu back-end. Isso foi muito comum no passado.
  • Seu dispositivo não é atualizado para a última versão . A equipe Roku lança várias atualizações ao longo de um período de tempo para adicionar novos recursos ou remover problemas.

Antes de prosseguir com a implementação das soluções, certifique-se de ter uma boa conexão de Internet disponível, sem a restrição de proxies ou firewalls.

Solução 1: Verificar o status do servidor Roku

Antes de prosseguirmos para a alteração das configurações de rede, é aconselhável verificar se o Roku está passando por problemas em seu back-end com os servidores. Se os servidores estiverem inativos ou em manutenção, não há nada que você possa fazer para se conectar.

Você pode verificar vários fóruns relacionados e a Internet para ver se outros usuários também não conseguem se conectar. Se você observar uma tendência, provavelmente significa que há algum problema com os servidores Roku. Nesse caso, espere até que os serviços sejam liberados e tente se conectar novamente.

Solução 2: Alterar o protocolo de segurança de rede

Como mencionado antes, Roku não gosta de protocolos AES implementados na segurança de rede. Houve vários casos em que Roku se recusou a atualizar / conectar apenas por causa do tipo de protocolo usado na rede. Podemos tentar alterar o protocolo e ver se isso corrige o problema. Certifique-se de alterar as configurações de segurança da sua rede por sua própria conta e risco.

1. Abra as configurações do seu roteador e abra o endereço IP das configurações. Esse endereço é encontrado principalmente na parte traseira do roteador ou está presente em sua documentação. É algo como ‘192.168.8.1’.
  2. Uma vez nas configurações, navegue até Sem fio ou Segurança e certifique-se de que o modo de segurança não está definido como AES de qualquer forma. Pode ser WPAK2-PSK (TKIP).
Página de segurança wireless da Cisco no Windows 10

Página de segurança wireless Cisco

1. Depois de alterar o método de segurança, você pode tentar se conectar de seu Roku à rede com as novas configurações implementadas. Verifique se o problema foi resolvido.

Solução 3: usando o recurso Ethernet

Alguns dispositivos Roku possuem o recurso de conexão à rede com e sem fio. Se estiver tentando se conectar sem fio e atualizar, você pode mudar para com fio e tentar conectar novamente. Você pode conectar uma extremidade do fio ao roteador e a outra ao Roku. Apenas certifique-se de que seu roteador esteja funcionando conforme o esperado.

Conectando Roku com Ethernet ao roteador

Conectando Roku com Ethernet

Será necessário um fio LAN para conectar o Roku ao roteador. Normalmente, cada roteador contém um fio de LAN em sua embalagem. Basta conectar os fios nas portas de ambos e verificar se a mensagem de erro foi resolvida.