Correção: Nenhum scanner foi detectado

O erro “Nenhum scanner foi detectado” geralmente surge quando o computador não consegue detectar um scanner para enviar ou receber uma solicitação de trabalho. Esse erro é causado por vários motivos, incluindo a instalação incorreta de drivers, o scanner não está conectado corretamente ou problemas na conexão sem fio.

Este problema é muito comum e geralmente aparece quando você está configurando o scanner pela primeira vez. Normalmente, reconfigurar a impressora da maneira correta resolve o problema instantaneamente. Siga as soluções começando pela primeira e vá descendo.

Solução 1: Verificar cabos e fonte de alimentação

Antes de entrarmos em soluções alternativas relacionadas ao software, começaremos verificando se a alimentação e as conexões de dados estão inseridas e funcionando corretamente. Se o scanner estiver conectado a um USB, tente conectando-o a outros slots USB e veja se a impressora / computador exibe uma indicação de que uma conexão foi estabelecida.

Além disso, verifique se a impressora está ligada corretamente pressionando o botão liga / desliga. No caso do scanner construído com impressora, verifique se o módulo do scanner está habilitado na impressora e se está em funcionamento. Depois de realizar todas essas verificações, verifique se a mensagem de erro ainda persiste.

Solução 2: reconfigurando o scanner novamente

Essa mensagem de erro significa principalmente que o scanner não está conectado ao seu computador ou o Windows não detectou um scanner online válido para o qual enviar o trabalho. Podemos tentar reconfigurar o scanner antes de reinstalar os drivers envolvidos. É melhor ter uma conta de administrador para realizar essas soluções.

1. Pressione Windows + S, digite “ Painel de controle ”Na caixa de diálogo e abra o aplicativo.
  2. Clique em ' Ver por: ícones grandes ”E selecione a categoria“ Dispositivos e Impressoras ”.

1. Clique em ' Adicionar um dispositivo ”Ou“ Adicionar uma impressora ”Se o seu scanner estiver embutido em uma impressora multifuncional.

1. Agora o Windows começará a pesquisar scanners / impressoras disponíveis conectados por USB ou pela rede. Se o seu dispositivo aparecer, clique nele e siga as instruções na tela para se conectar a eles.

1. Depois que o scanner / impressora estiver conectado, tente digitalizar uma página de teste e verifique se a funcionalidade é a esperada.

Nota: Se você estiver conectando o scanner pela rede, certifique-se de que ele esteja conectado à rede correta com as credenciais corretas. Você pode alterar suas configurações de rede usando as teclas de seta no menu.

Solução 3: Atualizando os drivers do scanner

Se todas as soluções acima não funcionarem, podemos tentar atualizar os drivers do scanner. Você deve navegar até o site do fabricante e baixar os drivers de scanner mais recentes disponíveis. Certifique-se de baixar os drivers exatos para o seu scanner. Você pode procurar o número do modelo presente na parte frontal do scanner ou na caixa.

Nota: Existem alguns casos em que um driver mais recente não funciona. Nesse caso, baixe uma versão mais antiga do driver e instale-o usando o mesmo método descrito abaixo.

1. pressione Windows + R para lançar o Corre Tipo ' devmgmt.msc ”Na caixa de diálogo e pressione Enter. Isso iniciará o gerenciador de dispositivos do seu computador.
  2. Navegue por todo o hardware, abra o submenu “Dispositivos de imagem”, clique com o botão direito no hardware do seu scanner e selecione “ Atualizar driver ”.

Nota: Se o seu scanner vem embutido na impressora, você deve atualizar os drivers da sua impressora usando o mesmo método explicado abaixo. Nesse caso, você deve procurar na categoria de ‘Filas de impressão’.

1. Agora o Windows abrirá uma caixa de diálogo perguntando de que maneira você deseja atualizar seu driver. Selecione a segunda opção ( Procure no meu computador o software de driver ) e prossiga.

Selecione o arquivo de driver que você baixou usando o botão de navegação quando ele aparecer e atualize-o de acordo.

1. Reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido.

Nota: Se você não pode atualizar os drivers manualmente, você também pode selecionar a primeira opção “Pesquisar automaticamente por software de driver atualizado”. Esta opção fará com que o Windows pesquise na web automaticamente e selecione o melhor driver disponível.

Artigo relacionado:

Scanner não funciona