Correção: o ponteiro do mouse trava ou congela no Windows 10



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Muitos usuários relataram que o ponteiro do mouse fica atrasado após a atualização para o Windows 10. A princípio, parece um problema do Windows 10. No entanto, nem todos os usuários do Windows 10 estão enfrentando esse problema. Portanto, podemos ter certeza de que esse problema é causado por algum hardware ou software interferindo no mouse.



Como muitos outros problemas do Windows, não existe uma solução única para esse problema. No entanto, você pode tentar métodos diferentes, um por um, para descartar algumas causas comuns de atraso do ponteiro do mouse no Windows 10.



Aqui estão alguns motivos comuns para o atraso do mouse no Windows 10, ordenados por importância.



Método 1: verificar as configurações do mouse

Antes de tentar outras soluções, é aconselhável descartar os problemas com o mouse. A melhor opção é tentar outro mouse. Se o ponteiro do mouse funcionar perfeitamente com o outro mouse, certamente é um problema com o hardware ou driver do mouse. Para desinstalar e reinstalar o driver do mouse, siga estas etapas.

Clique com o botão direito em Começar botão e escolha Gerenciador de Dispositivos .

Clique duas vezes no Mouse e outros dispositivos apontadores para expandir o grupo.



Clique com o botão direito no nome do seu mouse e clique Desinstalar .

Vá para a barra de ferramentas em Gerenciador de Dispositivos e clique Procure por alterações de hardware (usando a tecla Alt e as setas do teclado). O Windows irá reinstalar os drivers do seu mouse, se não reiniciar o PC / Laptop, mantendo o botão liga / desliga pressionado por alguns segundos.

Se isso não resolver o problema ou se você tiver um mouse com recursos adicionais, acesse o site do fabricante e baixe o driver do mouse compatível com Windows 10.

Método 2: atualize o driver do gráfico

Quando você atualiza o Windows, a compatibilidade do driver costuma ser um grande problema. Verifique se o fabricante da placa gráfica lançou um driver atualizado para o Windows 10 (geralmente o faz). Se já foi lançado, instale os drivers mais recentes para sua placa gráfica por todos os meios.

Verifique seu mouse após instalar os drivers mais recentes.

Nota: Se o mouse ainda estiver atrasado, altere a resolução e a taxa de atualização no utilitário da placa gráfica fornecido pelo fabricante da placa gráfica, em vez das configurações padrão do Windows 10.

Se nenhum desses métodos funcionar, vá para a próxima solução.

Método 3: verifique a Cortana

Alguns usuários relataram que o mouse funcionou sem problemas depois que desativaram o Cortana, o assistente pessoal inteligente da Microsoft. Para desabilitar a Cortana, siga estas etapas.

  1. Abra a Cortana.
  2. Clique no ícone de caderno no Opções painel no lado esquerdo da Cortana.
  3. Selecione Configurações da lista.
  4. Várias opções irão aparecer. Desligar ' A Cortana pode dar-lhe sugestões, ideias, lembretes, alertas e muito mais . '

Verifique se o mouse funciona bem. Caso contrário, tente a seguinte solução.

Método 4: verificar as configurações da rede local

Alguns usuários relataram que se livraram do atraso do mouse no Windows 10 depois que desabilitaram a LAN e usaram a placa sem fio para se conectar à Internet. Para fazer isso, siga estas etapas.

Clique com o botão direito no Começar botão e escolha Painel de controle .

Clique em Visto por menu suspenso e escolha Ícones grandes ou Ícones pequenos .

Clique em Centro de rede e compartilhamento .

Clique Alterar as configurações do adaptador no painel esquerdo.

A janela Conexões de rede será exibida. Clique com o botão direito no nome da sua placa LAN e escolha Desabilitar .

Na mesma janela Conexões de rede, clique com o botão direito no nome do seu cartão Wi-Fi e escolha Habilitar .

Se você tiver uma placa de som Realtek, tente o seguinte.

Método 4: verifique as configurações do cartão Realtek (se aplicável)

Alguns usuários resolveram o problema de atraso do mouse desativando um programa relacionado ao driver de áudio Realtek. Para desativar a inicialização automática deste programa, siga estas etapas.

Clique com o botão direito em uma área vazia da barra de tarefas e clique Gerenciador de tarefas .

Encontre e clique em Exe , clique com o botão direito nele e escolha Finalizar tarefa .

Se isso resolver o problema, clique em Desabilitar no canto inferior direito da janela do Gerenciador de Tarefas para interromper o início automático deste programa.

Nota: Os usuários não relataram quaisquer problemas com o som após desativar este programa.

Método 5, alterando a configuração do mouse

Há uma falha em uma configuração específica do mouse que às vezes pode causar gagueira durante a operação. Portanto, nesta etapa, iremos reinicializar essa configuração, desligando-a e ligando-a novamente. Por isso:

  1. Pressione ' janelas '+' Eu ”Para abrir as configurações.
  2. Clique em ' Dispositivos ”E selecione“ Rato ”No painel direito.
  3. Clique no ' Rolar janelas inativas quando eu passar o mouse sobre elas ”Alterne para desligá-lo.
  4. Clique ligue-o novamente para ligá-lo e Verifica para ver se o problema persiste.
  5. Repetir este processo algumas vezes.

Como já mencionei acima, várias coisas podem causar o problema de lag do mouse. Se os métodos acima não funcionarem, você pode tentar desativar os drivers suspeitos. Além disso, abra o Gerenciador de Tarefas e observe o uso de CPU, memória e disco de diferentes aplicativos. Se um aplicativo estiver usando excessivamente qualquer um desses recursos, pode ser a causa do atraso do mouse. Tente fechar esse aplicativo. Você pode fechar um aplicativo na janela do Gerenciador de Tarefas. Basta clicar com o botão direito do mouse no aplicativo e escolher Finalizar tarefa. Um pouco de experimentação provavelmente resolverá o problema de atraso do ponteiro do mouse.

3 minutos lidos