Correção: o botão do meio do mouse não funciona

O botão do meio do mouse em mouses modernos já existe há um bom tempo. Ele permite que você gire a roda para rolar as páginas ou clique uma vez para obter funções especiais, como abrir uma nova guia de navegadores da web, etc.

Houve vários casos em que os usuários relataram que o botão do meio do mouse parou de funcionar por motivos desconhecidos. Esse problema pode ter dois significados; há uma falha de hardware no mouse ou algumas configurações de software que podem ser incorretas ou conflitar com o hardware.

Dica : Antes de seguir as soluções listadas, você pode tentar conectar o mouse em outro computador e verificar. Se o problema também persistir, 'provavelmente' significa que há um problema com o hardware.

Solução 1: Alterar as configurações do mouse por meio do aplicativo

Vários fabricantes incluem um software que vem com o mouse para controlar seus recursos e vincular botões. Esses mouses são geralmente de médio a alto padrão e têm a capacidade de vincular funções com vários botões do mouse. É possível que haja uma configuração que não esteja definida corretamente ou o botão do meio do mouse esteja definido para executar outra tarefa.

Como existem diversos softwares de mouses por aí, não podemos listar todos aqui. Abra o software do mouse em seu computador e verifique se o botão do meio do mouse (também conhecido como botão 3 do mouse) é definido como alguma outra função . Por exemplo, nas configurações de ponto de ajuste da Logitech, o botão do meio do mouse geralmente está vinculado a 'Rolagem automática'. Altere para “ Botão Genérico ”. Configurações semelhantes existem para ratos Bloody ou Razer. Normalmente alterando as configurações de Ampliação para Botão do meio corrige o problema.

Depois de fazer as alterações, desconecte e reconecte o mouse e veja se isso funciona.

Solução 2: atualização do software do mouse e verificação do software de terceiros

Como mencionado anteriormente, o software do mouse incluído com bons mouses controla as funções que você executa com o mouse e é responsável pela interação com o sistema operacional. Existem vários casos em que, após uma atualização do Windows, o botão do meio para de funcionar. A razão para isso é que o aplicativo pode não ser compatível com o sistema operacional.

Após cada atualização principal do sistema operacional, o fabricante lança suas próprias atualizações de software para combater a mudança e alinhar seu produto de acordo com o sistema operacional. Você deve acessar o site oficial do mouse e verificar se o software mais recente está instalado.
Além de atualizar o software do mouse, você também deve se certificar de que não há nenhum software de terceiros instalado em seu computador que possa estar em conflito com o software padrão do mouse. Esses softwares incluem utilitários de mouse como “ KatMouse ”. Certifique-se de que esses utilitários não estejam interferindo. Se estiverem, você pode desinstalá-los (Windows + R e appwiz.cpl).

Solução 3: desativando extensões

Se você consegue usar o botão do meio do mouse enquanto trabalha em navegadores, pode haver alguma extensão problemática presente em seu navegador. Uma extensão é um plug-in que estende a funcionalidade do navegador. Essas extensões podem se tornar problemáticas em vários casos diferentes. Podemos desabilitá-los e verificar se isso corrige alguma coisa. Observe que esta solução se destina a usuários que podem acessar o botão do meio do mouse fora dos navegadores. Estaremos destacando o método de como desabilitar extensões no Chrome.

1. Abra uma nova guia e digite “ chrome: // extensions ”. Todas as extensões serão listadas aqui. Você pode desabilitar todos de uma vez e veja se o mouse do meio funciona conforme necessário.

1. Se o mouse funcionar, você pode ligar as extensões novamente uma a uma e determinar qual delas estava causando o problema. Adblockers são conhecidos por causar problemas, então certifique-se de verificá-los primeiro.

Solução 4: reinstalando os drivers do mouse

Se todas as soluções acima não funcionarem, provavelmente significa que os drivers relacionados ao seu mouse estão corrompidos ou desatualizados. Os drivers são a principal força de trabalho por trás de qualquer hardware e são a interface do software que permite a comunicação entre o sistema operacional e o próprio hardware.

A melhor abordagem é desinstalar o mouse e reconectá-lo após reiniciar o sistema. Desta forma, os drivers padrão serão instalados. Isso resolverá o problema se algum driver mais recente tiver causado o problema. Se isso não funcionar, você sempre pode atualizar o driver manualmente baixando o driver do site do fabricante ou tentando atualizar manualmente.

1. Pressione Windows + R, digite “ devmgmt. msc ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Expanda a seção “ Mouses e outros dispositivos apontadores ”. Clique com o botão direito do mouse e selecione “ Desinstalar dispositivo ”.

1. Agora desligar seu mouse do sistema e reiniciar seu computador. Após reiniciar, conecte o mouse novamente. Os drivers serão instalados automaticamente.

Solução 5: verificação de falhas de hardware

Se todos os métodos acima não funcionarem, provavelmente significa que há uma falha de hardware em seu mouse. Se você tem garantia para o mouse, deve ir imediatamente à loja e mandar ver.

Caso contrário, você pode tentar limpar o mouse seguindo vários tutoriais do YouTube presentes na internet. Há também um problema amplamente conhecido com a roda desses ratos. Observe que é sempre recomendável que um profissional verifique o mouse em vez de tentar consertar o hardware sozinho.