Correção: Linksys mostra apenas Wi-Fi para convidados

Os roteadores Cisco Linksys oferecem um recurso que a maioria dos outros roteadores não oferece. Com a funcionalidade Wi-Fi de convidado em execução ao lado do Wi-Fi principal de sua casa, o roteador oferece confiabilidade e segurança de conexão com a Internet. Uma vez que seus convidados estarão conectados em um Wi-Fi diferente, sua largura de banda Wi-Fi principal não será um fator limitante. Você pode continuar navegando em velocidades confiáveis ​​no Wi-Fi principal. Isso também significa que os dados que você compartilha no Wi-Fi principal de sua casa estarão protegidos de olhares indiscretos e, como a senha não é compartilhada com outras pessoas, o acesso não autorizado será restringido.

Apesar de todos os prós, houve vários relatos de um wi-fi principal indisponível. Pessoas que passaram por esse problema dizem que seus computadores mostram apenas o Wi-Fi para convidados. Outros conseguem encontrar o Wi-Fi principal, mas a conexão é limitada. Aparentemente, para outros, seus laptops Mac mais recentes são capazes de encontrar o Wi-Fi principal e se conectar à Internet com sucesso. O que pode estar causando esse problema e como corrigi-lo? Este artigo explicará resumidamente por que você não consegue encontrar o Wi-Fi principal e fornecerá uma solução simples.

A maioria dos usuários que relataram esse problema estava executando um sistema operacional Windows XP ou Vista. Alguns PCs projetados para Windows XP e Vista não oferecem suporte à criptografia WPA2 Personal que os roteadores Cisco Linksys usam. Este é um problema comum com o laptop Toshiba. Toshiba Windows XP SP3 não tem verdadeiro WPA2 - criptografia pessoal que roda em uma senha hexadecimal 63, apenas WPA - PSK (chave pré-compartilhada), enquanto o Macbook Pro tem WPA2 Personal, portanto, o Wi-Fi principal é visível e se conecta o Macbook. O Wi-Fi de convidado geralmente usa uma criptografia mista porque é lógico que seus convidados podem ter dispositivos diferentes que não suportam a criptografia WPA2 - Pessoal.

Outro problema pode ser com os drivers de WLAN. Se seus drivers estiverem corrompidos ou desatualizados, a placa WLAN pode não ser capaz de decodificar a criptografia WPA Personal e, portanto, se conectar parcialmente ao Wi-Fi principal ou não encontrá-lo. Pode ser necessário atualizar seus drivers para colocá-lo de volta aos trilhos. O firmware do roteador também pode precisar de atualizações se sua WLAN não for o problema.

Aqui estão os métodos para resolver esses problemas.

Método 1: mude a criptografia do roteador de WPA2 pessoal para WPA-PSK

Para selecionar o sistema de segurança desejado em um roteador Linksys:

1. Abra um navegador da Web e digite “192.168.1.1” na barra de endereço.
  2. Digite seu nome de usuário e senha. Na maioria dos modelos Linksys, a senha e o nome de usuário padrão são “admin”.
  3. Clique na guia “Wireless” e, em seguida, selecione “Wireless Security”.
  4. Abra o menu “Modo de segurança” e selecione um modo de segurança. Escolha (Manual) WPA / WPA2 / Mixed e salve as alterações
  5. Tente encontrar o Wi-Fi em seu computador e conecte-se a ele

Se você tiver um Mac PC, pode ser necessário sincronizar com o roteador para o caso de receber um erro “Conflito de endereço IP com outro sistema na rede”.

Método 2: atualize os drivers da placa WLAN

Se o seu computador conseguir encontrar o Wi-Fi principal, mas não conseguir se conectar a ele ou tiver um acesso limitado, é provável que os drivers não estejam funcionando corretamente. Esse problema é comum com o adaptador Wi-Fi Atheros AR5007 802.11b / g, que apresenta problemas de compatibilidade com o Linksys E2000. A sugestão é atualizar a WLAN com novos drivers. Os adaptadores Atheros Wi-Fi são usados ​​principalmente em computadores Toshiba, HP e Acer. Aqui está como atualizá-los.

1. Pressione a tecla do logotipo do Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar.
  2. Digite devmgmt.msc na caixa de diálogo Executar e pressione Enter. Se for solicitada uma senha de administrador ou uma confirmação, digite a senha ou clique em Permitir
  3. No Gerenciador de dispositivos, expanda Adaptadores de rede dispositivos
  4. Clique com o botão direito em seu dispositivo Wireless / Wi-Fi e selecione ‘Atualizar Driver de Software’
  5. Escolha ‘Digitalizar automaticamente para software de driver atualizado’ e deixe a digitalização encontrar e atualizar seus drivers
  6. Reinicie o seu computador

Você também pode encontrar drivers de adaptador Atheros Wi-Fi compatíveis para o seu laptop Toshiba aqui . Os drivers Atheros para sua placa HP WLAN podem ser encontrados aqui ou aqui ou aqui .

Método 3: Obtenha o firmware mais recente para seu roteador Linksys

O firmware dita como o roteador se comporta. É provável que os problemas de incompatibilidade tenham sido resolvidos nas versões atualizadas.

1. Vá para a página de atualização do firmware aqui
  2. Pesquise e baixe o firmware e manual / instruções do seu roteador Linksys
  3. Carregue o firmware com a ajuda do manual de instruções e reinicie o roteador.