Correção: Processo de host para serviço do Windows que consome largura de banda da Internet



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Se você está lendo este artigo, pode ter se deparado com o comportamento em que o processo “Processo de host para serviço do Windows” consome uma grande quantidade de largura de banda em sua máquina. Este processo é conhecido por comer pedaços de até 250 MB por vez, sem qualquer aviso prévio.



Então, qual é esse processo? Este processo é usado por alguns aplicativos para baixar novas configurações / atualizações ou outras configurações pela Internet. Ele também é usado pelo próprio Windows para buscar dados da Internet. Este processo também é conhecido como ‘scvhost.exe’. É classificado como um processo em seu computador que hospeda ou contém outros serviços individuais. Também pode haver várias instâncias desse processo em execução ao mesmo tempo em seu computador.



Existem algumas soluções alternativas que podemos seguir para resolver esse problema. Comece com a primeira solução alternativa e navegue para baixo de acordo.



Solução 1: Faça uma inicialização limpa em seu computador e use o Monitor de recursos

Antes de começarmos a seguir outras soluções nas quais definimos as configurações do sistema, podemos tentar a inicialização limpa do seu PC.

Esta inicialização permite que seu PC ligue com um conjunto mínimo de drivers e programas. Apenas os essenciais são ativados, enquanto todos os outros serviços são desativados. Se o uso de recursos não ocorrer neste modo, você deve habilitar os processos de volta apenas com pequenos pedaços e verifique se o uso do recurso retorna. Se isso não acontecer, você pode ativar outro chunk e verificar. Dessa forma, você poderá diagnosticar qual processo está causando o problema.

  1. pressione Windows + R para iniciar o aplicativo Executar. Tipo ' msconfig ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Navegue até a guia Serviços presente na parte superior da tela. Verifica a linha que diz “ Ocultar todos os serviços Microsoft ”. Depois de clicar aqui, todos os serviços relacionados à Microsoft serão desabilitados, deixando para trás todos os serviços de terceiros (você também pode desabilitar todos os processos relacionados à Microsoft e verificar mais detalhadamente se não há serviços de terceiros causando o problema).
  3. Agora clique no botão “ Desativar tudo ”Botão presente na parte inferior do lado esquerdo da janela. Todos os serviços de terceiros serão desativados.
  4. Clique Aplique para salvar as alterações e sair.



  1. Agora navegue até a guia Inicializar e clique na opção “ Abra o Gerenciador de Tarefas ”. Você será redirecionado para o gerenciador de tarefas, onde todos os aplicativos / serviços executados quando o computador é iniciado serão listados.

  1. Selecione cada serviço um por um e clique em “ Desabilitar ”No canto inferior direito da janela.

  1. Agora reinicie o computador e verifique se o problema aparece novamente. Se isso não acontecer, ative um pequeno pedaço (explicado no início) e verifique novamente. Se você diagnosticar um serviço específico, pode tentar reiniciá-lo ou desativá-lo usando a janela de serviços.

Se não houver um processo de terceiros que esteja causando o problema, você começa a procurar um processo do Windows que pode ser o responsável.

  1. Abra o gerenciador de tarefas e localize o serviço que está causando o problema. Se houver muitas instâncias do processo Host para o serviço Windows, você deve expandir cada uma delas e ver quais Processo Windows pode estar causando o problema. Um exemplo é listado abaixo.

  1. Depois de identificar o serviço, pressione Windows + R, digite “ Serviços. msc ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Uma vez nos serviços, navegue pela lista até localizá-la. Clique com o botão direito e selecione Propriedades. Pare o serviço e defina o tipo de inicialização como “ Desativado ”. pressione Aplique para salvar as alterações e sair.

  1. Reiniciar seu computador e veja se o uso de largura de banda foi corrigido.

Solução 2: Definir sua conexão como medida

Outra solução alternativa que também funciona é definir a conexão com a Internet que você usa como 'Conexão medida'. Uma conexão medida é uma conexão de dados em que você limitou a largura de banda disponível. Quando você sinaliza uma conexão com isso, o Windows não baixa a atualização do Windows nem executa outras atividades de dados. Isso pode interromper temporariamente o uso da largura de banda em discussão.

  1. Clique no ícone de rede , Expandir o conexão de internet atual você está conectado e selecione “ Propriedades ”.

  1. Marque a opção “ Conexão limitada ”. Seu computador funcionará quase instantaneamente e você deverá notar uma queda na largura de banda. Caso contrário, reinicie o computador e verifique novamente.

Solução 3: desativando a otimização de entrega

O Windows tem um recurso denominado “Otimização de entrega” habilitado por padrão em seu computador. Seu computador pode enviar ou receber atualizações para computadores vizinhos ou computadores presentes em sua rede. Esse recurso pode significar que você pode obter atualizações muito mais rápidas, mas também significa que sua largura de banda aumentará. Podemos tentar desativar esse recurso e excluir os arquivos de otimização de entrega e ver se isso corrige o problema em questão.

  1. pressione Windows + S para iniciar a barra de pesquisa, digite “ Configurações do Windows Update ”E abra o aplicativo de configurações que surge.

  1. Uma vez nas configurações de atualização, navegue até a parte inferior da página e clique em “ Opções avançadas ”.

  1. Depois de navegar para a próxima página, clique em “ Otimização de entrega ”Presente na parte inferior da página.

  1. Desative a opção “ Permitir downloads de outros PCs ”. Depois de fazer a alteração, saia do aplicativo de configurações e reinicie o computador.

  1. pressione Windows + E e clique com o botão direito em Disco Local C (ou qualquer outra unidade onde o seu sistema está instalado) e selecione Propriedades .

  1. Clique na opção “ Limpeza de disco ”Sob a categoria de“ geral ”.

  1. Certifique-se de verificar a linha “ Arquivos de otimização de entrega ”E pressione OK. Após a limpeza do disco, reinicie o computador e veja se há alguma diferença na largura de banda.

Nota: Se mesmo depois de seguir os métodos acima, a largura de banda não for corrigida por causa do Processo de Host para Serviço do Windows, você pode recorrer à desativação de alguns serviços, como “ Transferência inteligente de fundo ”. Você também pode usar outros aplicativos de terceiros, como “ GlassWire ”Para determinar qual processo está consumindo a largura de banda para que você possa desativá-lo de acordo.

4 minutos lidos