Correção: alto uso de CPU por Sppsvc.exe ‘serviço de plataforma de proteção de software’



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Ter alto uso da CPU em um sistema operacional Windows não é novidade. Existem vários casos em que diferentes processos tornam o seu PC lento, consumindo muitos dos seus recursos. Às vezes, esses processos podem até inutilizar o PC.



O alto uso de “sppsvc.exe” é um pouco diferente de outros processos. Isso ocorre em dois casos; em uma cópia original do Windows e em uma cópia ativada com aplicativos de terceiros (como KMS, etc.). O que deve ser observado pelos usuários é que, se você não tiver janelas oficiais, o KMS provavelmente estará em execução em segundo plano e em conflito com sppsvc, que é o mecanismo de autenticação presente no Windows. No caso de uma cópia genuína do Windows, é mais provável que seja um bug com aplicativo de terceiros e seja resolvido verificando o sistema em uma inicialização segura / limpa.



Nota: É possível que você tenha uma cópia original do Windows, mas uma cópia pirateada de outros utilitários da Microsoft (como o Microsoft Office) que são ativados usando aplicativos de terceiros.



Em ambos os casos, se desativarmos o serviço como último recurso para encerrar o uso da CPU, aparecerá a marca d'água “O Windows não está ativado” no canto inferior direito da tela.

Solução 1: executando o solucionador de problemas de manutenção do sistema

Podemos tentar executar o solucionador de problemas de manutenção do sistema e verificar se há erros e discrepâncias em seu sistema operacional.

  1. pressione Windows + R , tipo ' Painel de controle ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Tipo ' solucionar problemas ”Na barra de pesquisa do painel de controle no canto superior direito da janela.



  1. Selecione “ Solução de problemas ”Saindo da lista de resultados retornados.

  1. Uma vez no menu de solução de problemas, clique em “ Ver tudo ”Presente no painel de navegação no lado esquerdo da janela. Agora o Windows irá preencher todos os solucionadores de problemas disponíveis em seu computador.

  1. Localize “ Manutenção de sistema ”Na lista de opções disponíveis e clique nele.

  1. Agora, o solucionador de problemas de manutenção do sistema será iniciado. Clique em Avançado localizado dentro do solucionador de problemas e clique na opção “ Executar como administrador ”. Além disso, marque a opção “ Aplicar reparos automaticamente ”.

  1. Agora o Windows verificará se há erros e discrepâncias em seu sistema e notificará você se encontrar algum. Ele também tentará reparar esses erros por conta própria.

  1. Se algum erro foi identificado e corrigido, reinicie o computador.

Solução 2: Verificar no modo de segurança e inicialização limpa

Podemos verificar se o processo ainda consome todos esses recursos em uma inicialização segura ou limpa. Ambos os métodos inicializam seu computador com um conjunto mínimo de serviços e drivers para que você possa identificar e isolar o programa / aplicativo que está causando problemas.

Inicialize seu computador no modo de segurança e se você não consigo identificar o problema usando o modo de segurança , você pode prosseguir com a inicialização limpa do sistema e verificar se consegue isolar o problema com êxito.

  1. pressione Windows + R para iniciar o aplicativo Executar. Tipo ' msconfig ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.

  1. Navegue até a guia Serviços presente na parte superior da tela. Verifica a linha que diz “ Ocultar todos os serviços Microsoft ”. Assim que você clicar aqui, todos os serviços relacionados à Microsoft serão desabilitados, deixando para trás todos os serviços de terceiros.
  2. Agora clique no botão “ Desativar tudo ”Botão presente na parte inferior do lado esquerdo da janela. Todos os serviços de terceiros serão desativados.
  3. Clique Aplique para salvar as alterações e sair.

  1. Agora navegue até a guia Inicializar e clique na opção “ Abra o Gerenciador de Tarefas ”. Você será redirecionado para o gerenciador de tarefas, onde todos os aplicativos / serviços executados quando o computador é iniciado serão listados.

  1. Selecione cada serviço um por um e clique em “ Desabilitar ”No canto inferior direito da janela.

  1. Agora reinicie o computador e verifique se o uso da CPU continua como antes. Se não estiver, significa que havia um programa externo que estava causando o problema. Pesquise os programas instalados e determine qual aplicativo está causando problemas.

Solução 3: executando o verificador de arquivos do sistema

O System File Checker (SFC) é um utilitário presente no Microsoft Windows que permite aos usuários escanear seus computadores em busca de arquivos corrompidos em seu sistema operacional. Esta ferramenta está presente no Microsoft Windows desde o Windows 98. É uma ferramenta muito útil para diagnosticar o problema e verificar se algum problema é causado por arquivos corrompidos no Windows.

Nós podemos tentar executando SFC e veja se nosso problema é resolvido. Você receberá uma das três respostas ao executar o SFC.

  • O Windows não encontrou nenhuma violação de integridade
  • A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos e os reparou
  • A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos, mas não foi capaz de corrigir alguns (ou todos) deles
  1. pressione Windows + R para iniciar o aplicativo Executar. Tipo ' taskmgr ”Na caixa de diálogo e pressione Enter para iniciar o gerenciador de tarefas do seu computador.
  2. Agora clique na opção Arquivo presente no canto superior esquerdo da janela e selecione “ Executar nova tarefa ”Na lista de opções disponíveis.

  1. Agora digite “ PowerShell ”Na caixa de diálogo e Verifica a opção abaixo que afirma “ Crie esta tarefa com privilégios administrativos ”.

  1. Uma vez no Windows Powershell, digite “ sfc / scannow ”E bateu Entrar . Esse processo pode levar algum tempo, pois todos os arquivos do Windows estão sendo verificados pelo computador e verificados quanto a fases corrompidas.

  1. Se você encontrar um erro em que o Windows afirma que encontrou algum erro, mas não foi capaz de corrigi-lo, você deve digitar “ DISM / Online / Cleanup-Image / RestoreHealth ”No PowerShell. Isso baixará os arquivos corrompidos dos servidores de atualização do Windows e substituirá os corrompidos. Observe que este processo também pode consumir algum tempo de acordo com sua conexão com a internet. Não cancele em nenhuma fase e deixe funcionar.

Se um erro foi detectado e corrigido usando os métodos acima, reinicie o computador e verifique se o processo começou a funcionar normalmente.

Solução 4: verificação de malware

Às vezes, esse comportamento incomum é causado por malware ou vírus presente em sua máquina. Muitos usuários relataram que muitos vírus se disfarçaram como processos da Microsoft e continuaram a consumir os recursos do sistema.

Faça uma varredura em seu computador usando o utilitário antivírus e verifique se ele está limpo. Se você não tiver nenhum utilitário antivírus específico instalado, pode usar o utilitário Windows Defender.

  1. pressione Windows + S para abrir a barra de pesquisa do menu iniciar. Tipo ' Windows Defender ”E abre o primeiro resultado que aparece.

  1. No lado direito da tela, você verá uma opção de digitalização. Selecione os varredura completa e clique em Varredura Este processo pode levar algum tempo, pois o Windows verifica todos os arquivos do seu computador, um por um. Seja paciente e deixe o processo ser concluído de acordo.

  1. Se houver malware presente em seu computador, deixe o utilitário remover e reiniciar o computador antes de iniciar o gerenciador de tarefas.

Nota: Você também pode executar o Scanner de segurança Microsoft uma vez que tem as definições de vírus mais recentes e verifique se encontra alguma discrepância.

Solução 5: atualizando ou desativando seu KMS

Para os usuários que usam o software KMS para ativar produtos Windows, verifique se você possui o software KMS mais recente instalado em seu PC. Depois de atualizar a ativação do KMS, reinicie o PC completamente e verifique se o problema ainda persiste. Se ainda assim, você pode tentar desabilitar o KMS ou interromper o sppsvc.exe. Ao desabilitar o “sppsvc.exe”, você verá a marca d'água “Windows não original” na tela de bloqueio (abordado na solução 6). No entanto, se você tiver uma cópia original do Windows e tiver usado o KMS para ativação de outro software, poderá tentar desabilitar o KMS.

  1. pressione Windows + S para iniciar a barra de pesquisa. Tipo ' Agendador de tarefas ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.

  1. Uma vez no agendador de tarefas, expanda “ Biblioteca do Agendador de Tarefas ”E abra o processo KMS. No lado direito, você verá diferentes aplicativos para os quais KMS está ativado e funcionando. Clique com o botão direito em cada entrada e selecione “ Desabilitar ”. Isso desabilitará os processos completamente.

  1. Reinicialize o computador e verifique se o problema foi corrigido.

Solução 6: Desativando o serviço (sppsvc)

Se todos os métodos acima não funcionarem, você pode tentar desativar o serviço completamente usando o Editor do Registro. Observe que esta solução pode exibir a marca d'água “Windows não está ativado” na tela inicial.

Nota: O Editor do Registro é uma ferramenta poderosa e sempre deve ser usado com precaução. Não altere entradas que você não conhece. Isso pode tornar o computador inutilizável.

  1. Pressione Windows + R para iniciar o aplicativo Executar. Tipo ' regedit ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Uma vez no editor de registro, navegue até o seguinte caminho de arquivo:
Computer  HKEY_LOCAL_MACHINE  SYSTEM  CurrentControlSet  Services  sppsvc
  1. Uma vez no “ sppsvc ”Diretório, procure a chave“ Começar ”Presente no lado direito da janela.
  2. Clique duas vezes nele para abrir seu valor e defina-o como “ 4 ”. Pressione OK para salvar as alterações e sair.

  1. Reinicialize o computador e verifique se o problema em questão foi resolvido.

Outra solução é interromper o serviço na janela de serviços. Isso pode não funcionar o tempo todo, mas ainda vale a pena tentar.

  1. Pressione Windows + R para iniciar o aplicativo Executar. Digite “services.msc” na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Agora procure o serviço “Proteção de Software”. Depois de encontrá-lo, clique com o botão direito sobre ele e selecione:
Todas as tarefas> Parar

Isso interromperá instantaneamente o serviço e todas as tarefas relacionadas à proteção de software do seu computador.

Solução 7: Desativando do Scheduler (sppsvc)

Se a proteção do software (sppsvc) não for interrompida pela solução 6, podemos tentar desativá-la usando o agendador de tarefas.

  1. pressione Windows + S para iniciar a barra de pesquisa. Tipo ' Agendador de tarefas ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Uma vez no agendador de tarefas, expanda “ Biblioteca do Agendador de Tarefas ”E abra o seguinte caminho:
Microsoft> Windows
  1. No lado direito da tela, você verá algumas entradas. Pesquise por eles até encontrar “ SvcRestartTask ”. Clique com o botão direito e selecione “ Desabilitar ”.

Se também houver outras entradas presentes, desative cada uma delas para garantir que o serviço não reinicie. Reinicialize o computador e verifique se o problema foi resolvido.

Solução 8: Atualizar as últimas atualizações do Windows

O Windows lança atualizações importantes visando as correções de bugs no sistema operacional. Se você está se segurando e não instala a atualização do Windows, é altamente recomendável que o faça. O Windows 10 é o sistema operacional Windows mais recente e novos sistemas operacionais levam muito tempo para ficarem perfeitos em todos os aspectos.

Existem muitos problemas pendentes com o sistema operacional e a Microsoft lança atualizações frequentes para resolver esses problemas.

  1. aperte o Windows + S para abrir a barra de pesquisa do menu iniciar. Na caixa de diálogo digite “ Atualização do Windows ”. Clique no primeiro resultado da pesquisa que aparecer.

  1. Uma vez nas configurações de atualização, clique no botão que diz “ Verifique se há atualizações ”. Agora o Windows verificará automaticamente as atualizações disponíveis e as instalará. Pode até solicitar que você reinicie.
  2. Após a atualização, reinicie o computador e verifique se o problema foi corrigido.

Solução 9: Atualizando seu Windows

Se todas as soluções acima não resolverem o problema, você pode tentar atualizar seu Windows com uma nova cópia. Você também pode tentar restaurar o Windows de um ponto de restauração anterior (se feito) e verificar se o problema ainda persiste. Caso contrário, você pode instalar uma nova cópia do Windows após fazer backup de todos os seus dados.

  1. pressione Windows + S para abrir a barra de pesquisa do menu iniciar. Tipo ' restaurar ”Na caixa de diálogo e selecione o primeiro programa que vem com os resultados.

  1. Uma vez nas configurações de restauração, pressione Restauração do sistema presente no início da janela na guia Proteção do Sistema.

  1. Agora, um assistente será aberto, navegando por todas as etapas para restaurar o sistema. pressione Próximo e prossiga com todas as instruções adicionais.

  1. Agora selecione o ponto de restauração na lista de opções disponíveis. Se você tiver mais de um ponto de restauração do sistema, eles serão listados aqui.

  1. Agora o Windows irá confirmar suas ações pela última vez antes de iniciar o processo de restauração do sistema . Salve todo o seu trabalho e faça backup de arquivos importantes para o caso e prossiga com o processo.

Atualização pós-1709:

Parece que a Microsoft finalmente alcançou o software KMS. O alto uso de CPU / disco pela Proteção de Software não desaparecerá se você estiver usando o software KMS até que qualquer outra versão seja desenvolvida pelos desenvolvedores de software KMS direcionados a isso. Até então, não há soluções alternativas a não ser comprar uma cópia original do Windows ou reverter para qualquer versão anterior a 1709.

8 minutos lidos