Solução: alto uso de CPU e memória por wsappx



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Wsappx é um processo que você verá em execução na lista de processos do Gerenciador de Tarefas. Você pode estar se perguntando qual é esse processo ou por que esse processo está causando tanto uso da CPU. Você notará que o uso da CPU do wsappx aumenta e diminui aleatoriamente. Às vezes, ele não usará uma quantidade significativa de CPU, enquanto às vezes você pode ver um alto uso da CPU por este processo. Se você clicar duas vezes neste processo, verá mais dois processos no wsappx. Esses subprocessos serão nomeados AppXSVC, ClipSVC (ou WSService no Windows 8). Você também pode notar que existem várias instâncias de wsappx na lista de processos do Gerenciador de Tarefas.



O que é Wsappx?

Wsappx é um processo que foi introduzido no Windows 8 e pode ser encontrado nas versões posteriores, como o Windows 10. Esse processo é executado em segundo plano e está relacionado à Windows Store e aos Aplicativos Universais do Windows. Os serviços executados neste processo também estão relacionados à plataforma Windows Store e / ou Windows Universal App. Esses serviços são usados ​​para atualizar um aplicativo do Windows ou para fins de verificação de licença.



Devo me preocupar com o Wsappx?

Não, de forma alguma. Como mencionado acima, é um processo próprio do Windows que pode ser encontrado no Windows 8 e Windows 10. No momento, não há nenhum vírus ou malware associado a este nome. Portanto, se você vir esse processo em execução enquanto examina a lista de processos no Gerenciador de Tarefas, não se preocupe com isso. É um processo legítimo da Microsoft e pode ser encontrado em todos os computadores Windows 8 e 10 em execução.



O que causa o alto uso da CPU do wsappx?

Muitos usuários reclamaram do alto uso da CPU do wsappx. Conforme mencionado no primeiro parágrafo, seu uso de CPU pode aumentar ou diminuir por conta própria. Mas você verá, em algum ponto, um alto uso da CPU por esse processo. Como esse processo está relacionado à plataforma Windows Store e / ou Windows Universal App, o alto uso da CPU que você verá será o resultado desse processo de instalação ou atualização de um dos aplicativos do Windows. Sempre que você notar um alto uso da CPU, um de seus aplicativos deve estar sendo atualizado. E você nem sempre o verá com alto uso da CPU porque esse processo inicia sozinho sempre que um aplicativo precisa de atualização ou instalação.

Você perceberá que não será possível desativar esse processo nos Serviços do Windows. Se você tentar fazer isso, poderá ver uma mensagem informando sobre o efeito de outros aplicativos. Da mesma forma, você pode ver a mesma mensagem (ou uma variação dela) se tentar Finalizar Tarefa o processo no Gerenciador de Tarefas. No entanto, existem algumas maneiras de desativar esse processo. Se você é um daqueles usuários que não usa muito os aplicativos do Windows ou simplesmente quer se livrar do processo por causa de seu alto uso de CPU, há algumas coisas que você pode tentar. Esses métodos são fornecidos a seguir. Comece pelo método 1 e continue tentando os métodos até resolver o problema de alto uso da CPU.

Método 1: Desativar Windows Store

Nota: Este método não impede que o wsappx seja executado em segundo plano. Você ainda poderá ver o processo wsappx no Gerenciador de Tarefas. No entanto, o wsappx não causará alto uso da CPU quando a Windows Store for desativada.



Como o processo está relacionado à Windows Store e o wsappx usa os recursos para atualizar ou realizar outras tarefas relacionadas aos aplicativos da Windows Store, desabilitar a Windows Store impedirá que o wsappx use tantos recursos.

O problema aqui é que você não pode simplesmente desativar os serviços da Windows Store, como faria normalmente com outros serviços. Portanto, teremos que usar o Editor de Política de Grupo Local.

Aqui estão as etapas para desabilitar a Windows Store por meio do Editor de Política de Grupo Local

Windows 10

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo gpedit.msc e pressione Entrar

  1. Navegue até este local Configuração do computador> Modelos administrativos> Componentes do Windows> Loja . Se você não sabe como navegar até esse local, siga as etapas abaixo
    1. Localize e clique duas vezes Configurações de computador do painel esquerdo
    2. Localize e clique duas vezes Modelos Administrativos do painel esquerdo
    3. Localize e clique duas vezes Componentes do Windows do painel esquerdo

  1. Localize e clique Loja do painel esquerdo
  2. Clique duas vezes na opção Desligue o aplicativo Store

  1. Selecione a opção Ativado.
  2. Clique Aplique então selecione Está bem

Reinicie seu pc e você deve estar pronto para ir.

Windows 8 e 8.1

O Editor de política de grupo local não está disponível nas edições Enterprise e Professional. Portanto, se você estiver usando uma Enterprise ou Professional Edition, terá que fazer isso a partir do registro. Aqui estão as etapas para desabilitar a Windows Store via Registro.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo Regedit e pressione Entrar

  1. Navegue até este local HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWARE Policies Microsoft WindowsStore . Se você não sabe como navegar até este local, execute as seguintes etapas
    1. Localize e clique duas vezes HKEY_LOCAL_MACHINE do painel esquerdo
    2. Localize e clique duas vezes PROGRAMAS do painel esquerdo
    3. Localize e clique duas vezes Políticas do painel esquerdo
    4. Localize e clique duas vezes Microsoft do painel esquerdo

  1. Localize e clique WindowsStore no painel esquerdo. Se não houver uma WindowsStore, você terá que criar uma nova pasta chamada WindowsStore. Siga as etapas abaixo para criar você mesmo a WindowsStore
    1. Clique com o botão direito Pasta da Microsoft no painel esquerdo, selecione Novo então selecione Chave
    2. Digite o nome WindowsStore e pressione Entrar

  1. Agora, selecione WindowsStore do painel esquerdo
  2. Clique com o botão direito em um espaço vazio no painel direito e selecione Novo . Selecione Valor DWORD (32 bits)

  1. Nomeie a entrada recém-criada RemoveWindowsStore e pressione Entrar

  1. Agora, Duplo click o recém-criado RemoveWindowsStore
  2. Tipo 1 no valor e pressione Entrar

É isso aí. Isso deve desabilitar a Windows Store no Windows 8 e 8.1.

Método 2: Use o Editor do Registro

Você pode use o editor de registro para mudar algumas strings que resolverão este problema.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo regedit e pressione Entrar

  1. Navegue até este local HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWARE Microsoft Windows NT CurrentVersion SvcHost . Se você não sabe como navegar até este local, execute as seguintes etapas
    1. Localize e clique duas vezes HKEY_LOCAL_MACHINE do painel esquerdo
    2. Localize e clique duas vezes PROGRAMAS do painel esquerdo
    3. Localize e clique duas vezes Microsoft do painel esquerdo
    4. Localize e clique duas vezes Windows NT do painel esquerdo
    5. Localize e clique duas vezes Versão Atual do painel esquerdo

  1. Localize e clique SvcHost no painel esquerdo.
  2. Localize e clique duas vezes na string chamada wsappx do painel direito

  1. Uma nova janela será aberta e você verá 2 entradas na seção de valor. Essas 2 entradas serão clipsvc e AppXSvc . Altere essas entradas para Não encontrado e AppXSvc .

  1. Clique Está bem
  2. Reiniciar

É isso aí. Isso deve resolver o problema de alto uso da CPU para você.

Método 3: Desativar Superfetch e Windows Search

Se os 2 métodos acima não funcionaram, tente desabilitando o Superfetch e serviços de pesquisa do Windows. Sabe-se que a desativação desses serviços funciona para uma minoria dos usuários. Então, vale a pena tentar.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo services.msc e pressione Entrar

  1. Localize e clique duas vezes Superfetch da lista

  1. Selecione Desativado da lista suspensa em Tipo de inicialização seção

  1. Clique Aplique e selecione Está bem

  1. Feche a janela Superfetch Properties
  2. Localize e clique duas vezes Windows Search

  1. Selecione Desativado da lista suspensa em Tipo de inicialização seção

  1. Clique Pare se o Status do serviço está correndo
  2. Clique Aplique e selecione Está bem

É isso aí. Uma vez feito isso, verifique se o problema foi resolvido ou não.

Método 4: reinicializando banco de dados de licença de armazenamento

Se todos os métodos acima não funcionarem, podemos tentar reinicializar o Banco de Dados de Licença da Windows Store. Observe que, usando esse método, você pode desinstalar alguns aplicativos da Windows Store, mas assim que o problema for resolvido, você poderá reinstalá-los facilmente em minutos. Aqui, começaremos primeiro no modo de segurança para que o serviço da Windows Store seja pausado e, em seguida, renomearemos um diretório específico. Então, começaremos de volta no modo normal e, esperançosamente, o problema será resolvido.

  1. Primeiro, você deve inicializar seu computador em Modo de segurança . Depois de entrar no modo de segurança, siga as etapas abaixo.
  2. Pressione Windows + R e digite o seguinte endereço no campo e pressione Enter.
C:  ProgramData  Microsoft  Windows
  1. Aqui, procure a seguinte pasta:
ClipSVC
Renomeando ClipSVC

Renomeando ClipSVC

Agora, renomear a pasta para algo como ‘ClipSVCTemp’. Salvar as mudanças e sair.

  1. Inicialize seu computador de volta ao modo normal . Inicialmente, o Windows pode demorar um pouco ao inicializar todas as configurações para o estado padrão. Depois disso, esperançosamente, o problema será resolvido e não haverá mais nenhum uso de CPU / Memória por ' wsappx '.
6 minutos lidos