Correção: Erro do Explorer.exe Falha na chamada do sistema



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Explorer.exe é provavelmente um dos processos mais importantes para usuários casuais do Windows e este processo representa a parte principal de sua interface de usuário, como arquivos e pastas, menu iniciar, bandeja do sistema, etc. Sem o explorer, você está praticamente limitado a abrir programas usando Prompt de Comando ou Gerenciador de Tarefas, que não são tão amigáveis.



É por isso que é importante tratar os erros relacionados aos problemas do Explorer.exe imediatamente. Um desses problemas é o problema “Erro: Falha na chamada do sistema”, que atinge os usuários de várias versões do sistema operacional Windows. Existem alguns métodos para se livrar desse problema, portanto, certifique-se de seguir o restante do artigo para fazer isso.



Solução 1: reinicie o processo

Reiniciar o processo pode fazer maravilhas e resolver o problema imediatamente se o problema original foi causado por um pequeno bug que geralmente pode aparecer se o seu computador estiver funcionando há muito tempo. A maneira mais fácil de fazer isso é usando o Gerenciador de Tarefas. Observe que todos os ícones de sua área de trabalho junto com a barra de tarefas irão desaparecer.



  1. Use a combinação de teclas Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas. Como alternativa, você pode usar a combinação de teclas Ctrl + Alt + Del e selecionar Gerenciador de Tarefas no menu. Você também pode procurá-lo no menu Iniciar.

  1. Clique em Mais detalhes para expandir o gerenciador de tarefas e pesquise a entrada explorer.exe exibida na lista na guia Processos do Gerenciador de tarefas, clique com o botão direito sobre ela e escolha a opção Finalizar tarefa no menu de contexto que aparece.
  2. Clique em Sim na mensagem que será exibida: “AVISO: Encerrar um processo pode causar resultados indesejados, incluindo perda de dados e instabilidade do sistema ...”
  3. Depois disso, clique em Arquivo >> Executar nova tarefa e digite “explorer.exe” na janela Nova Tarefa que aparece.

  1. Agora você está pronto para reiniciar o computador e verificar se o mesmo problema ocorre com o Explorer.exe.

Solução 2: Bugs do Internet Explorer

Parece que o Internet Explorer também pode causar esses tipos de problemas, especialmente se você estiver executando uma versão mais antiga do Windows e do Internet Explorer. As versões mais antigas do navegador sempre foram notórias por seus muitos problemas e funcionalidade limitada. Certifique-se de se livrar de todas as instâncias abertas do Internet Explorer antes de verificar se o problema foi resolvido:



  1. Navegue para todas as instâncias e janelas abertas do Internet Explorer que você abriu e clique no botão X no canto superior direito da página para fechá-las.

  1. Algumas janelas podem ficar desfocadas e as palavras “Não está respondendo” podem aparecer entre colchetes ao lado da guia do navegador.
  2. Se for esse o caso, use a combinação de teclas Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas, clique em Mais detalhes e localize todas as entradas dos processos do Internet Explorer (iexplorer.exe em versões anteriores do Windows), certo -clique neles e escolha a opção Finalizar Tarefa.

  1. Verifique se o problema foi resolvido após sair do Internet Explorer.

Solução 3: aplicativos de terceiros suspeitos desinstalados

Existem alguns aplicativos que irão simplesmente incomodar seu computador de qualquer maneira possível, até que você os desinstale completamente. Existem alguns usuários que afirmam que simplesmente desinstalá-los livrou-se desse problema terrível. Um desses aplicativos é definitivamente o BitDefender, que foi citado por alguns usuários como a causa do problema.

  1. Em primeiro lugar, certifique-se de estar conectado com uma conta de administrador, pois não será possível excluir programas usando qualquer outra conta.
  2. Faça backup dos dados que deseja salvar, pois a desinstalação do aplicativo irá eliminá-los.
  3. Clique no menu Iniciar e abra o Painel de Controle procurando por ele. Como alternativa, você pode clicar no ícone de engrenagem para abrir as configurações se estiver usando o Windows 10.

  1. No Painel de Controle, selecione Exibir como: Categoria no canto superior direito e clique em Desinstalar um Programa na seção Programas. Se você estiver usando o aplicativo Configurações, clicar em Aplicativos deve abrir imediatamente uma lista de todos os programas instalados em seu PC.
  2. Localize o programa que deseja desinstalar no Painel de Controle ou Configurações e clique em Desinstalar.
  3. Um assistente de desinstalação deve abrir com duas opções: Reparar e Remover. Selecione Remover e clique em Avançar para desinstalar o programa completamente. Siga as instruções na tela e clique em terminar quando o desinstalado concluir o processo e reinicie o computador para ver se os erros ainda aparecerão.

Solução 4: desative alguns itens de inicialização

Existem certos processos e serviços que aparecem assim que você liga o Windows e esses processos podem estar causando esses problemas. Um método muito bem-sucedido de descobrir qual componente está causando esses problemas é o mostrado abaixo, que mostra qual programa está causando o erro.

  1. Pressione a tecla ‘Windows + R’ no teclado. Na janela ‘Executar’ digite ‘MSCONFIG’ e clique em ‘Ok’.

  1. Clique na guia ‘Boot’ e desmarque a opção ‘Safe Boot’ (se marcada).
  2. Na guia Geral, clique para selecionar a opção Inicialização seletiva e, em seguida, clique para desmarcar a caixa de seleção Carregar itens de inicialização.
  3. Na guia Serviços, clique para selecionar a caixa de seleção Ocultar todos os serviços Microsoft e, em seguida, clique em ‘Desativar todos’.

  1. Na guia Inicializar, clique em ‘Abrir Gerenciador de Tarefas’. Na janela do Gerenciador de Tarefas na guia Inicializar, clique com o botão direito em cada item de inicialização que está ativado e selecione ‘Desativar’.
  2. Clique em OK e em Reiniciar.
  3. Em primeiro lugar, verifique se o problema persiste. Em caso afirmativo, este método não foi bem-sucedido e você deve passar para outros. No entanto, se o problema parecer resolvido, tente habilitar os itens de inicialização um por um e seguir o procedimento. O item de inicialização que dispara o erro após uma reinicialização é o que está causando o problema.

Solução 5: possível infecção

Vários usuários afirmam que foram infectados e o problema começou a ocorrer com eles. Eles executaram várias varreduras antes de decidirem por uma única que localizou o vírus e se livrou dele. É importante que você use alguns scanners, pois nenhuma ferramenta antivírus é poderosa o suficiente para reconhecer e se livrar de todos os vírus. Recomendamos que você experimente o teste gratuito do Malwarebytes, pois ele é capaz de detectar a maioria dos vírus.

  1. Você pode baixar o Malwarebytes a partir deste ligação . Quando o download do Malwarebytes terminar, clique duas vezes no arquivo “mb3-setup-consumer” para instalar o Malwarebytes no seu computador.

  1. Pode ser exibida uma janela pop-up de Controle de conta de usuário perguntando se deseja permitir que o Malwarebytes faça alterações em seu dispositivo. Se isso acontecer, você deve clicar em “Sim” para continuar com a instalação.
  2. Quando a instalação do Malwarebytes começar, você verá o Malwarebytes Setup Wizard, que o guiará pelo processo de instalação. Para instalar o Malwarebytes em sua máquina, continue seguindo as instruções clicando no botão “Avançar”.
  3. Depois de instalado, o Malwarebytes iniciará e atualizará automaticamente o banco de dados de antivírus. Para iniciar uma verificação do sistema, você pode clicar no botão “Verificar agora”.

  1. O Malwarebytes agora começará a escanear seu computador em busca de programas maliciosos. Esse processo pode levar alguns minutos, portanto, sugerimos que você faça outra coisa e verifique periodicamente o status da verificação para ver quando está concluída.
  2. Quando a verificação for concluída, será exibida uma tela mostrando as infecções por malware que o Malwarebytes detectou.
  3. Para remover os programas maliciosos que o Malwarebytes encontrou, clique no botão “Quarentena selecionada”.

  1. O Malwarebytes irá agora colocar em quarentena todos os arquivos maliciosos e chaves de registro que encontrar.
  2. Para concluir o processo de remoção do malware, o Malwarebytes pode solicitar que você reinicie o computador.

Solução 6: atualize o driver da placa gráfica

A causa usual para este problema são os drivers da placa gráfica com defeito e não é uma ocorrência rara que o problema seja realmente causado por um driver antigo que está tão desatualizado que seu único propósito é derrubar o seu sistema. Atualizar seus drivers é uma obrigação, mesmo se seu PC estiver funcionando perfeitamente, já que drivers antigos tendem a ter muito mais problemas e bugs.

  1. Selecione o botão Iniciar, digite Gerenciador de Dispositivos e selecione-o na lista de resultados.

  1. Expanda uma das categorias para encontrar o nome do seu dispositivo, clique com o botão direito do mouse (ou toque e segure) e selecione Atualizar Driver. Para placas gráficas, expanda a categoria Adaptadores de vídeo, clique com o botão direito na placa gráfica e selecione Atualizar driver.

  1. Selecione Pesquisar automaticamente software de driver atualizado.
  2. Se o Windows não encontrar um novo driver, você pode tentar procurar um no site do fabricante do dispositivo e seguir as instruções.

Nota : Se você estiver usando o Windows 10, os drivers mais recentes geralmente são instalados junto com outras atualizações do Windows, portanto, certifique-se de manter seu computador atualizado. O Windows Update é executado automaticamente no Windows 10, mas você pode verificar seguindo as instruções abaixo para uma nova atualização.

  1. Use a combinação de teclas Windows + I para abrir as Configurações em seu PC com Windows. Como alternativa, você pode pesquisar por “Configurações” usando a barra de pesquisa localizada na barra de tarefas.

  1. Localize e abra a seção “Atualização e segurança” no aplicativo Configurações.
  2. Permaneça na guia Windows Update e clique no botão Check for updates sob o status Update para verificar se há uma nova versão do Windows disponível.

  1. Se houver, o Windows deve prosseguir com o processo de download automaticamente.
6 minutos lidos