Correção: Cortana não vai me ouvir

Cortana é a resposta da Microsoft ao Siri da Apple, tão tarde quanto possível - Cortana é um assistente pessoal virtual projetado para ajudar os usuários do Windows nas tarefas diárias e ajudá-los a realizar tarefas em todo o computador. Desde a pesquisa em todos os arquivos e pastas em seu computador até o agendamento de um novo evento em sua agenda diária, a Cortana pode fazer tudo. A Cortana foi apresentada ao mundo quando o Windows 10 foi lançado e, até agora, a recepção da Cortana não foi nada além de positiva.

No entanto, alguns usuários do Windows 10 têm enfrentado um problema muito bizarro relacionado à Cortana - às vezes a Cortana não ouve a voz do usuário, embora o microfone que eles estão usando esteja completamente ok e funcione bem com todos os outros programas e aplicativos (como como Skype). Os usuários com este problema veem que a Cortana é capaz de entendê-los bem quando usam o Aprenda minha voz recurso localizado nas configurações da Cortana, mas a Cortana não é capaz de distinguir nada do que eles estão dizendo quando estão tentando fazer com que a Cortana faça algo.

Felizmente, porém, devido ao grande número de usuários do Windows 10 que sofreram com esse problema no passado, muitas soluções e métodos foram aplicados para tentar consertar o problema, e alguns deles até funcionaram para usuários que sofrem desse problema . A seguir estão as soluções mais eficazes que você pode tentar se a Cortana não conseguir ouvi-lo, mesmo sabendo que o microfone que está usando funciona bem e você configurou a Cortana de maneira adequada:

Solução 1: verifique e instale todas as atualizações disponíveis

Há uma boa chance de que a Cortana não possa ouvi-lo por causa de um bug ou falha que a Microsoft não só está ciente, mas também cuidou em uma atualização. Para certificar-se de que todas as correções para a Cortana estão instaladas em seu computador, você precisa verificar e instalar todas as atualizações disponíveis do Windows. Para fazer isso, você precisa:

1. Abra o Menu Iniciar .
  2. Clique em Configurações .
  3. Clique em Atualização e segurança .
  4. Clique para atualização do Windows no painel direito.
  5. Clique em Verifique se há atualizações no painel esquerdo.

Seja paciente enquanto o computador pesquisa na Internet todas as atualizações disponíveis.

Depois que seu computador terminar de pesquisar e gerar uma lista de todas as atualizações disponíveis do Windows 10, instale todas as atualizações listadas.

Assim que todas as atualizações disponíveis forem instaladas, reiniciar seu computador e verifique se o problema foi resolvido ou não.

Solução 2: definir manualmente os níveis de volume do seu microfone

Alguns usuários tiveram sorte em corrigir esse problema configurando manualmente os níveis de volume do microfone. Para fazer isso, você precisa:

1. Clique com o botão direito no Som ícone na bandeja do sistema localizado no canto inferior direito da tela.
  2. Clique em Aparelhos de gravação no menu que aparece.
  3. Clique com o botão direito no microfone que a Cortana não está ouvindo e clique em Propriedades no menu contextual.
  4. Navegue até o Níveis
  5. Aumente o volume para um valor mais alto (70, 80 ou 100 deve servir) usando o controle deslizante.
  6. Clique em Aplique e então em Está bem .
  7. Clique em Aplique e então em Está bem no Som caixa de diálogo.
  8. Saída e verifique se a Cortana consegue ouvi-lo agora.

Solução 3: se você estiver usando um servidor proxy, desative suas configurações de proxy

Muitos usuários que sofreram com esse problema no passado relataram que só encontraram o problema ao usar um servidor proxy. Se você está sofrendo deste problema e também está usando um proxy, desative-o e se o servidor proxy que você estava usando fosse o problema, o problema será corrigido.

Em alguns casos, os computadores com Windows 10 são configurados para detectar automaticamente um proxy. Se o seu computador estiver configurado para detectar automaticamente um proxy, você também deve desabilitar esta opção para que esta solução funcione.

Solução 4: mude para um microfone diferente

Se nenhuma das soluções listadas e descritas acima conseguiram resolver esse problema para você, há apenas uma solução restante que você pode experimentar - mude para um microfone diferente. Aparentemente, a Cortana apenas tem problemas para ouvir as vozes dos usuários em certos microfones e, se o microfone que você está usando atualmente for um deles, mudar para um microfone diferente deve resolver o problema. Embora mudar para um microfone totalmente diferente não seja a solução mais preferível para esse problema, é digno de nota que fazer isso resolveu o problema para muitos usuários do Windows 10 que tiveram experiência em primeira mão com esse problema no passado.