Correção: chkdsk não pode bloquear erro de unidade atual



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Chkdsk é um utilitário de verificação de detecção que vem pré-carregado com o Windows. Esta ferramenta pode ser usada para verificar se há erros no disco, tanto erros de disco quanto erros físicos, como setores defeituosos, podem ser verificados e corrigir esses erros. No entanto, ao usar comandos chkdsk, você pode ver um erro como este





Este erro o impedirá de digitalizar a unidade. A varredura, geralmente, não funciona quando você digita Y (Y para Sim) para agendar a varredura para a próxima inicialização do sistema. Você verá o mesmo erro ou encontrará um erro “Falha ao transferir mensagens registradas para o log de eventos com status 50” ao executar a varredura.



A razão para esse erro é exatamente o que a mensagem de erro diz. A unidade não pode ser bloqueada porque está sendo usada por outro processo. O chkdsk não pode executar a varredura enquanto o disco está em uso. Às vezes, o problema pode estar relacionado a um aplicativo de terceiros que faz com que o chkdsk forneça esse erro. O Chkdsk agenda a verificação na próxima reinicialização porque é o momento em que sua unidade não será usada por outros programas. O Windows executará a verificação antes que todos os programas / arquivos carreguem corretamente. Portanto, o problema provavelmente será resolvido na verificação agendada. Se o chkdsk apresentar o mesmo erro na verificação agendada, isso significa que sua unidade ainda está em uso. Isso será finalmente resolvido executando o prompt de comando nas Opções de inicialização avançadas. Isso resolve o problema porque seu sistema operacional não está carregado no momento.

Dicas

  • Desligue seus aplicativos de segurança, como aplicativos antivírus. Esses aplicativos geralmente têm uma opção de desativação que pode ser usada para desativar esses aplicativos por um curto período de tempo. Basta clicar com o botão direito no ícone do aplicativo na bandeja do sistema e selecionar a opção de desativar. Se você não conseguir ver a opção de desativar, clique duas vezes no ícone do aplicativo de segurança e procure uma opção de desativar nesse painel. Depois que o aplicativo de segurança for desativado, tente executar os comandos chkdsk novamente.
  • Se você começou a ver o problema após uma atualização do Windows, então isso pode ser um problema. Houve casos em que o Windows Update introduziu um bug que impedia as pessoas de usarem o chkdsk corretamente. Esses tipos de bugs são corrigidos nas atualizações posteriores. Portanto, certifique-se de que seu Windows esteja atualizado para a versão mais recente
  • Se você estiver vendo o erro 'falha ao transferir mensagens registradas para o log de eventos com status 50' ao tentar executar o chkdsk, você precisa entrar em contato com o fabricante do seu HDD ou comprar um novo HDD. Este erro significa que seu HDD está muito danificado ou corrompido.

Método 1: execute chkdsk / f / r / x

Executar o chkdsk / f / r / x geralmente resolve o problema para muitos usuários. Se você estiver vendo o erro ao executar este comando, deve pular este método.

Aqui estão as etapas para executar este comando



  1. pressione Chave do Windows uma vez
  2. Tipo prompt de comando no Começe a pesquisar
  3. Clique com o botão direito Prompt de comando dos resultados da pesquisa e selecione Executar como administrador
  4. Agora digite chkdsk / f / r / x e pressione Entrar . Substitua pela letra da unidade que você deseja verificar e dois pontos. Por exemplo, deve ser assim chkdsk c: / f / r / x.

Assim que o comando for executado, a verificação será executada com sucesso ou você verá a mensagem

“O Chkdsk não pode ser executado porque o volume está sendo usado por outro processo. Deseja agendar este volume para ser verificado na próxima vez que o sistema for reiniciado? (S / N) ”

Se você vir esta mensagem, simplesmente digite Y e pressione Enter para agendar a verificação. Uma vez feito isso, reinicie e a varredura será executada na inicialização.

Método 2: Chkdsk em modo de segurança

Se o método 1 não funcionou ou a reprogramação deu o mesmo erro ou a varredura reprogramada nem mesmo começou, tente executar o chkdsk no modo de segurança. Aqui estão as etapas para entrar no Modo de segurança

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo msconfig e pressione Entrar

  1. Selecione Bota aba
  2. Verifica a opção Inicialização segura no Opções de inicialização seção
  3. Selecione a opção Mínimo sob a opção de inicialização segura
  4. Clique Está bem

  1. O Windows solicitará que você reinicie. Clique Reiniciar
  2. Quando o Windows iniciar novamente, pressione Chave do Windows uma vez
  3. Tipo prompt de comando no Começe a pesquisar
  4. Clique com o botão direito Prompt de comando dos resultados da pesquisa e selecione Executar como administrador

  1. Agora digite chkdsk / f / r / x e pressione Entrar . Substitua pela letra da unidade que você deseja verificar e dois pontos. Por exemplo, deve ser assim chkdsk c: / f / r / x.

Verifique se o chkdsk ainda dá o erro ou não.

Nota: Você precisa desligar a opção Modo de segurança quando terminar com o chkdsk.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo msconfig e pressione Entrar

  1. Selecione Bota aba
  2. Desmarque a opção Inicialização segura na seção de opções de inicialização
  3. Clique Está bem

  1. O Windows solicitará que você reinicie. Clique Reiniciar

Método 3: opções de inicialização avançadas

Nota: Antes de prosseguir, certifique-se de ter uma mídia de instalação do Windows. Pode ser um CD / DVD ou uma unidade Flash. A mídia de instalação deve ser igual à versão que você instalou no computador. Se você não tiver um, pode pedir emprestado a um amigo. Este método não requer que você instale nada. Exigirá que você use a mídia de instalação para acessar as opções avançadas de inicialização

Se os métodos 1 e 2 não resolveram o problema, a execução do comando chkdsk nas Opções avançadas de inicialização resolverá o problema para você. Aqui estão as etapas para executar o prompt de comando no menu Opções de inicialização avançadas

  1. Desligar Seu sistema
  2. Inserir a Mídia de instalação do Windows Disco / unidade flash
  3. Ligar o sistema
  4. Pressione qualquer tecla ao ver a mensagem Pressione qualquer tecla para inicializar do CD / DVD ... Nota: Se você não vir esta mensagem, será necessário verificar a ordem de inicialização no menu do BIOS. Reinicie e vá para o menu do BIOS. Defina a ordem de inicialização de forma que sua mídia de instalação fique no topo. Se sua mídia de instalação for um CD / DVD, mova a unidade de CD / DVD para o topo. Se você tiver uma unidade flash, mova-a para o início da ordem de inicialização e tente novamente.
  5. Você verá uma tela de inicialização do Windows. Clique Próximo

  1. Clique Conserte seu computador ligação

  1. Você verá o Opções avançadas de inicialização
  2. Clique Solucionar problemas

  1. Clique Opções avançadas

  1. Clique Prompt de comando

  1. Selecione a conta que deseja usar para abrir o prompt de comando. Você deve selecionar a conta com direitos de administrador.
  2. Introduzir o senha para a conta e clique Continuar
  3. Isso irá abrir o Prompt de comando
  4. Tipo chkdsk / f / r / x e pressione Entrar . Substitua pela letra da unidade que você deseja verificar e dois pontos. Por exemplo, deve ser assim chkdsk c: / f / r / x.
  5. Se você ainda vir o mesmo erro ou um erro dizendo que a unidade está protegida contra gravação, continue
  6. Tipo Diskpart e pressione Entrar
  7. Entrar volume da lista e pressione Entrar
  8. Localize a letra da unidade que contém o Windows instalado.
  9. Tipo Saída e pressione Entrar

  1. Agora digite chkdsk / f / r / x e pressione Entrar . Substitua pela letra da unidade que você encontrou na etapa 18 e dois pontos. Por exemplo, deve ser assim chkdsk c: / f / r / x. Normalmente, misturamos as letras das unidades, o que resulta nesses problemas. O problema deve desaparecer assim que você inserir a letra de unidade correta.

Feche o prompt de comando e clique em Continuar nas opções de Inicialização Avançada para reinicializar.

Nota importante

Se você estiver vendo erros diferentes em métodos diferentes, por exemplo, você está vendo o erro “falha ao transferir mensagens registradas para o log de eventos com status 50” ao executar chkdsk nas Opções de inicialização avançadas e está vendo “erros de bitmap de volume” ao executar chkdsk no Modo de Segurança, então pode não haver um problema . Se você continuar vendo os mesmos erros nessas situações, não precisa fazer nada. O erro “falha ao transferir ...” que você está vendo na Opção de inicialização avançada pode ser porque o log não pode ser simplesmente gravado em um disco de instalação.

O ponto é, se você não está vendo nenhum outro grande problema e seu sistema está funcionando bem sem nenhum BSODs ou outros problemas, então você deve estar bem. Esses erros podem ser simplesmente devido às várias situações diferentes nas quais você está executando o chkdsk. No entanto, se você notar algum comportamento estranho ou arquivos corrompidos, leve seu HDD a uma oficina de conserto de computador e certifique-se de que não está danificado ou com problemas. Se o seu HDD realmente estiver danificado, você poderá perder muitos dos seus dados pessoais.

6 minutos lidos