Correção: Audacity ‘Erro ao abrir dispositivo de som’

O Audacity é um software de estúdio virtual gratuito para computadores Windows e é uma ótima ferramenta para editar arquivos de música gratuitamente. No entanto, alguns usuários relataram ter problemas ao tentar gravar ou reproduzir seus arquivos usando o Audacity. A mensagem de erro dizia 'Erro ao abrir dispositivo de som' e incomodou usuários em todo o mundo.

Erro do Audacity ao abrir o dispositivo de som

Existem algumas causas e métodos que podem ser usados ​​para resolver o problema e recomendamos que você siga o resto do artigo para descobrir o que fazer para resolver o problema.

O que causa o erro “Erro ao abrir dispositivo de som” do Audacity?

Geralmente é um problema de permissão que começou a aparecer após um Windows Update específico porque ele redefiniu algumas configurações de permissão para aplicativos que têm permissão para usar seu microfone.

Solução 1: deixe os aplicativos usarem seu microfone

Esta pequena opção pode sempre ter sido ativada antes, mas pode ter sido alterada por novos programas sendo instalados ou por um Windows Update que pode tê-la desativado por vários motivos de segurança. Esta solução é a mais simples e pode poupar horas de dor, então certifique-se de não pular este método.

Usuários do Windows 10:

1. Clique no ícone de engrenagem na seção inferior esquerda do menu Iniciar para abrir o aplicativo Configurações. Você também pode pesquisar por ele.
Configurações do Windows 10

1. Role para baixo até ver a seção Privacidade e certifique-se de clicar nela. No lado esquerdo da janela, você deve ver a seção Permissões do aplicativo. Role para baixo até chegar a Microfone e clique nesta opção.
  2. Em primeiro lugar, verifique se a opção Acesso ao microfone para este dispositivo está ativada. Se não estiver, clique em Alterar e ative o controle deslizante.
Permissões de microfone nas configurações do Windows 10

1. Depois disso, mude o controle deslizante sob a opção “Permitir que aplicativos acessem seu microfone” para Ativado e role para baixo na lista de aplicativos instalados em seu computador para localizar o Skype. Mude o controle deslizante ao lado da entrada do Skype na lista para ativado.
  2. Reabra o Audacity e verifique se o problema persiste.

Solução de problemas adicionais para Windows 10 e versões anteriores do Windows

É possível que um dos seus principais dispositivos de som tenha sido desativado por um programa ou por um novo Windows Update. Além disso, isso pode resolver o problema se houver outras ferramentas semelhantes instaladas em seu computador que possam tentar acessar dispositivos de som ao mesmo tempo que o Audacity.

1. Clique com o botão direito no ícone de volume localizado na barra de tarefas e escolha a opção Sons. Se este ícone não estiver localizado na barra de tarefas, você pode localizar as configurações de Som abrindo o Painel de Controle, mudando a visualização para Categoria e selecionando Hardware e Som >> Som.

Som no Painel de Controle

1. Verifique se o seu microfone está habilitado na guia Gravação. Alterne para esta guia clicando em na parte superior da janela e localize o microfone que você está usando. Deve estar localizado na parte superior e ser selecionado.
  2. Clique nele uma vez e clique no botão Propriedades na parte inferior direita da janela. Na janela Propriedades que é aberta, verifique em Uso do dispositivo e defina a opção para Usar este dispositivo (habilitar) se ainda não estiver e aplique as alterações.
Propriedades dos alto-falantes

1. Navegue até a guia Avançado na mesma janela de propriedades e verifique no modo Exclusivo.
  2. Desmarque as caixas ao lado de “Permitir que os aplicativos assumam o controle exclusivo deste dispositivo” e “Dar prioridade aos aplicativos do modo exclusivo”. Aplique essas alterações também e repita o mesmo processo para seu dispositivo de alto-falante na guia Reprodução antes de fechar essas janelas. Reabra o Audacity e verifique se o erro persiste.

Nota : Mesmo se você for um usuário do Windows 10, você ainda deve tentar o segundo conjunto de etapas, pois eles conseguiram resolver o problema para alguns usuários do Windows 10 quando o acima falhou.

Solução 2: use o gravador de voz integrado e mude para o Audacity

É bem possível que um aplicativo de terceiros esteja monopolizando um de seus dispositivos de som e é quase impossível apropriar-se dele mais uma vez. O motivo pelo qual abrir o Voice Recorder integrado ao sistema operacional Windows pode funcionar é porque este aplicativo foi verificado pela Microsoft e tem permissões melhores do que qualquer aplicativo de terceiros.

O Voice Recorder está disponível em todas as versões do Windows, portanto, certifique-se de usá-lo para solucionar o erro “Erro ao abrir dispositivo de som” do Audacity!

1. Pesquise o atalho do Voice Recorder na área de trabalho e clique duas vezes nele ou pesquise-o no menu Iniciar. Se você tiver dificuldade em encontrá-lo, pode usar o comando abaixo.
Gravador de voz no menu Iniciar

1. Pesquise “Prompt de Comando” digitando-o no menu Iniciar ou pressionando o botão de pesquisa ao lado dele. Clique com o botão direito na primeira entrada que aparecerá como resultado da pesquisa e selecione a entrada do menu de contexto “Executar como administrador”.
Prompt de comando via caixa Executar

1. Digite o comando abaixo na janela e certifique-se de pressionar Enter após digitar cada um. Aguarde a janela do Voice Recorder abrir para saber que o comando funcionou
shell explorer.exe: appsFolder  Microsoft.WindowsSoundRecorder_8wekyb3d8bbwe! App
  1. Clique no botão do microfone para iniciar uma gravação. Feche o Voice Recorder e reabra o Audacity para ver se o problema ainda aparece.