CORREÇÃO: O computador Asus inicializa no utilitário de configuração do Aptio em vez de inicializar em seu sistema operacional

O Aptio Setup Utility é uma espécie de variante do utilitário de configuração do BIOS, embora o Aptio Setup Utility geralmente só venha com desktops e laptops Asus. Muitos usuários de computador Asus enfrentaram e continuam enfrentando um problema em que seu computador inicializa continuamente no Aptio Setup Utility em vez de inicializar em seus sistemas operacionais. Um computador Asus geralmente faz isso porque não detecta um sistema operacional em que possa inicializar ou não tem um HDD / SSD totalmente conectado a ele.

No entanto, se você tiver certeza de que seu computador Asus tem um HDD / SSD com uma instalação viável de um sistema operacional conectado a ele, mas ainda está tendo esse problema, só pode haver uma de duas explicações para isso - a conexão entre seu computador e seu O HDD / SSD se soltou, fazendo com que seu computador não seja capaz de detectá-lo ou simplesmente não consiga detectar seu HDD / SSD e reconhecê-lo como tal. Se for o último caso, seu computador pode não estar detectando o HDD / SSD porque a maioria dos computadores Asus estão configurados para não reconhecer nenhum HDD / SSD além daqueles que vêm com eles, e seu computador, por algum motivo, pensa que o HDD / SSD em questão não é o que veio.

Este problema é especialmente comum em laptops Asus. Felizmente, porém, esse problema não pode ser corrigido, e a seguir estão as duas soluções mais eficazes para ele:

Solução 1: certifique-se de que o HDD / SSD do seu computador está conectado corretamente

A causa mais óbvia desse problema no seu caso seria provavelmente que a conexão entre o seu computador e seu HDD / SSD de alguma forma ficou solta, tornando o computador incapaz de detectar seu HDD / SSD. Se esta for, de fato, a causa do problema para você, tudo o que você precisa fazer é fixar a conexão entre seu computador e seu HDD / SSD. Para fazer isso, você precisa:

1. Abra seu computador para obter acesso ao seu HDD / SSD. Se o seu computador for um desktop, abra a caixa. Se o seu computador for um laptop, desparafuse e remova sua parte inferior.
  2. Localize e desconecte a conexão da unidade da placa-mãe do seu computador.
  3. Limpe a conexão da unidade e seu soquete na placa-mãe do seu computador.
  4. Conecte a conexão da unidade de volta em seu soquete na placa-mãe do seu computador, certificando-se de encaixá-la corretamente e com firmeza.
  5. Feche o seu computador.

Inicialize seu computador e verifique se o problema ainda persiste.

Solução 2: permitir que seu computador detecte HDDs e SSDs externos

Se o HDD / SSD do seu computador estiver conectado a ele da melhor forma possível, você pode estar sofrendo desse problema porque o seu computador está configurado para não reconhecer HDDs e SSDs externos, o HDD / SSD que você está tentando usar não é o seu veio com o computador ou o seu computador simplesmente acredita que seja esse o caso. Se esta é a raiz do problema para você, esta solução pode funcionar muito bem para você. Para permitir que seu computador Asus detecte HDDs e SSD externos e os reconheça como tal, você precisa:

1. Inicialize seu computador e espere que ele inicialize no Aptio Setup Utility.
  2. Uma vez no Aptio Setup Utility, navegue até o Segurança
  3. Expandir o Menu de inicialização segura seção e desabilitar Modo de segurança.
  4. Navegue até o Saída segura aba, Salve  suas mudanças, Saída o Aptio Setup Utility, reiniciar seu computador e espere que ele inicialize no utilitário novamente.
  5. Navegue até o Bota
  6. Desativar inicialização segura e inicialização rápida
  7. Habilitar CSM (Módulo de Suporte de Compatibilidade).
  8. Navegue até o Saída segura aba, Salve  suas mudanças, Saída

o Aptio Setup Utility e reiniciar seu computador. Quando o computador inicializa, ele deve inicializar diretamente no sistema operacional e não no Aptio Setup Utility.