DXVK traz suporte DX10 mesclado, benchmarks mostram bom desempenho

Linux-Unix / DXVK traz suporte DX10 mesclado, benchmarks mostram bom desempenho 1 minuto lido

Crysis em DXVK com DX10 Wrapper.

O projeto DXVK anunciou anteriormente o suporte combinado para Direct3D 10, embora isso seja separado da iniciativa “DXUP”.

A abordagem usada é um pouco semelhante ao DXUP, por meio do uso de um wrapper em torno das interfaces DX3D11 - o que é suficiente para rodar jogos baseados em DX3D10 como Crysis, Assassin’s Creed 1 e basicamente qualquer outro jogo que use DX3D10 ( embora os jogos ainda estejam sendo testados, e o desenvolvedor peça por relatórios de bugs através do ticket de problema se você puder apontar o problema para o wrapper DXVK).

O wrapper que está sendo usado permite uma interoperabilidade muito melhor entre as duas APIs DirectX, portanto, as coisas devem ser tranquilas.

Para executar jogos D3D10, os usuários precisarão do d3dcompiler_43.dll nativo, que pode ser obtido usando o ' winetricks d3dcompiler_43 ’ script auxiliar para WINE.

Os usuários precisam desse .dll nativo porque a API de reflexão de sombreador D3D10 é implementada como um wrapper fino em torno da API D3D11, que é não uma parte das DLLS principais D3D11 e não são realmente implementadas pelo DXVK.

Embora o suporte D3D10 esteja disponível no branch master do DXVK, a versão 0.65 ainda não tem suporte para ele - os desenvolvedores dizem que os binários devem ser enviados com o próximo lançamento do DXVK, em cerca de uma semana.

Suporte de recursos

• O novo código implementa a maior parte da API principal do Direct3D 10.1 e a API de reflexão do sombreador.
  • A API de efeitos não é compatível. Este é um grande problema para muitos aplicativos de amostra D3D10.
  • O filtro de texto específico da D3D10 e o formato de imagem DXGI_FORMAT_R1_UNORM não são suportados.
  • Os contadores D3D10 não estão implementados no momento.
  • A saída de fluxo atualmente não é suportada no backend D3D11 (# 135).

O desenvolvedor até agora testou jogos como Crysis e Assassin’s Creed 1, mas observa que, para Crysis, você precisa da versão GOG de 64 bits, porque a versão Steam de 32 bits 'provavelmente não funcionará'.

O dev também observou que os usuários devem tentar habilitar RADV_DEBUG = nohiz para possivelmente evitar sombras corrompidas, e que habilitar SSAO pode travar alguns jogos, como Just Cause 2.