Correção: 'WslRegisterDistribution falhou com erro: 0x80070050'



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Alguns usuários do Windows 10 e Windows 11 estão relatando que sempre que tentam atualizar o Windows Subsystem for Linus (WSL) eles acabam com a mensagem de erro ' WslRegisterDistribution falhou com erro: 0x80070050 '. Esse problema é relatado como ocorrendo no Windows 10 e no Windows 11.



Falha no WslRegisterDistribution: erro 0x80070050



Depois de investigarmos esse problema minuciosamente, descobrimos que existem vários cenários diferentes que podem causar direta ou indiretamente esse tipo de comportamento. Aqui está o que você deve estar atento:



  • LXSS Manager está preso em um estado de limbo – De acordo com alguns usuários afetados, você pode esperar lidar com esse problema em situações em que o serviço LXX Manager não está aberto nem fechado e, portanto, inacessível. Você pode corrigir esse problema específico acessando a tela Serviços e reiniciando o serviço completamente.
  • O Status do LXSS Manager não está definido como Automático – Acontece que, se você quiser que o processo de atualização do WSL seja realizado sem problemas, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é garantir que o status do serviço LXSS Manager esteja definido como Automático. Você pode fazer isso na tela Serviços da instalação do Windows ou usando o Editor do Registro.
  • O subsistema Windows para Linux está desabilitado – Outro motivo pelo qual você pode esperar lidar com esse problema é um cenário no qual o Windows Subsystem para Linux está realmente desabilitado em um nível de sistema e, portanto, não pode ser atualizado. Para corrigir isso, acesse o menu Recursos do Windows e reative este componente. Além disso, você pode fazer isso em uma janela de powershell elevada.
  • Alteração recente do sistema – Se você só percebeu o aparecimento desse problema após realizar uma determinada instalação de driver ou após uma interrupção inesperada do sistema, é possível que uma alteração recente do sistema tenha realmente causado esse comportamento. Nesse caso, você pode tentar reverter seu PC para um estado em que tudo estava funcionando corretamente.
  • Frota de motorista desatualizada – Como se vê, você pode esperar que o componente Windows Subsystem for Linux funcione se você tiver drivers desatualizados que está usando no momento. Vários usuários afetados conseguiram corrigir o problema atualizando todos os componentes do driver para as versões mais recentes.
  • Instalação desatualizada do Windows – Se você tiver atualizações pendentes do Windows que continua adiando, pode ser aconselhável instalá-las antes de tentar atualizar o componente WSL. Vários usuários afetados confirmaram que o problema foi resolvido imediatamente após a instalação do Windows na versão mais recente disponível.
  • Corrupção do arquivo do sistema – De acordo com muitos usuários afetados, a corrupção do arquivo do sistema também pode ser responsável por esse problema específico. Nosso conselho é implantar uma verificação CHKDSK primeiro para garantir que não haja setores com falha e, em seguida, implantar verificações SFC e DISM em rápida sucessão para reparar componentes do sistema corrompidos. Como último recurso, você também deve considerar uma instalação de reparo ou instalação limpa.
  • interferência de terceiros –  Como se vê, há muitas ferramentas em potencial e programas de terceiros que podem acabar interferindo no Windows Subsystem for Linux. Para garantir que nenhum deles esteja realmente causando esse comportamento na instalação do Windows, obtenha um estado de inicialização limpa e veja se ainda não consegue atualizar o componente WSL.

Agora que analisamos todos os possíveis motivos pelos quais você pode esperar esse problema, vamos analisar uma série de correções que outros usuários afetados usaram com sucesso para superar esse problema que os impediu de atualizar o Windows Subsystem para Linux.

1. Reinicie o Gerenciador LXSS

Alguns usuários afetados afirmam que você deve antecipar o enfrentamento desse problema enquanto o serviço LXX Manager estiver indisponível porque não está aberto nem fechado. Ao ir ao Serviços página e reiniciar o serviço do zero, você pode resolver esse problema específico.

Observação: Esta é uma das correções mais comumente relatadas que os usuários afetados relataram. Mas lembre-se de que é provável que a correção seja apenas temporária, pois você enfrentará o mesmo tipo de problema na próxima vez que o WSL precisar ser atualizado.



Se você não tentou reiniciar o Gerente LXSS ainda, siga as instruções abaixo para obter instruções específicas sobre como fazer isso:

  1. Imprensa Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. A seguir, digite 'services.msc ‘ dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir o Serviços tela.

    Abra a tela Serviços

  2. No Controle de Conta de Usuário (UAC), clique Sim para conceder acesso de administrador.
  3. Uma vez que você está dentro do Serviços tela, role para baixo na lista de serviços e localize a entrada chamada LxssManager.
  4. Depois de localizar LxssManager, clique com o botão direito sobre ele e clique em Pare efetivamente interromper o serviço.
  5. Aguarde um minuto inteiro antes de clicar com o botão direito do mouse em LxssManager mais uma vez e clique em Iniciar para reiniciar efetivamente o serviço.

Se esse problema não permitiu que você corrigisse o problema, vá para o próximo método abaixo.

2. Modifique o comportamento do LxssManager

Acontece que uma das primeiras coisas que você precisa fazer é certificar-se de que o status do serviço LXSS Manager esteja definido como Automático se você quiser que o processo de atualização do WSL prossiga sem problemas. Usando o Editor do Registro ou a interface de serviços da instalação do Windows, você pode fazer isso.

Como um dos submétodos pode não ser seguido no seu caso, decidimos cobrir os dois cenários possíveis para que você tenha duas maneiras diferentes de modificar o status do Lxss Manager.

2.1. Modifique o comportamento do LxssManager na tela de serviços

Se você pode acessar a tela de Serviços, este é certamente o método mais fácil de modificar o comportamento de LxssManager. Tudo que você precisa fazer é acessar o Serviços tela e defina o tipo de inicialização do LxxManager para Automático.

Siga as instruções abaixo para obter as etapas completas de como fazer isso:

  1. Imprensa Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. A seguir, digite 'services.msc ‘ dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir o Serviços tela.

    Abra a tela Serviços

  2. No Controle de Conta de Usuário (UAC), clique Sim para conceder acesso de administrador.
  3. Assim que estiver dentro do Serviços tela, role para baixo na lista de serviços e localize a entrada chamada LxssManager.
  4. Clique com o botão direito do mouse em LxssManager e clique em Propriedades no menu de contexto que acabou de aparecer.
  5. Em seguida, uma vez que você está dentro do Propriedades tela, acesse o Em geral guia e altere o Tipo de inicialização para Automático e clique em Aplicar para salvar as alterações.
  6. Reinicie o seu PC e veja se o problema foi corrigido.

2.2. Modifique o comportamento do Lxss Manager por meio do Editor do Registro

Uma coisa mais difícil de fazer a mesma coisa que o método acima é confiar em Editor do Registro para modificar o comportamento de inicialização de Gerente Lxs.

Siga as instruções abaixo para obter etapas específicas sobre como navegar até o local de LxssManager por meio do Editor do Registro e altere sua dados de valor para dois :

  1. Imprensa Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. A seguir, digite 'regedit' dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir o Editor do Registro com acesso de administrador.

    Abra o Editor do Registro

  2. No Controle de Conta de Usuário (UAC), clique Sim para conceder acesso de administrador.
  3. Assim que estiver dentro do Editor do Registro, navegue até o seguinte local usando o menu do lado esquerdo:
    HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\LxssManager

    Observação: Você pode navegar para este local manualmente ou colar o local diretamente na barra de navegação na parte superior e pressionar Digitar para chegar lá instantaneamente.

  4. Quando estiver no local correto, vá para a seção à direita e clique duas vezes em Começar
  5. Em seguida, defina a base de Começar para Hexadecimal e a Valor para dois antes de clicar OK para salvar as alterações.
  6. Após a conclusão da operação, feche o Editor do Registro e veja se o problema já foi corrigido.

Se o mesmo tipo de problema ainda estiver ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

3. Habilite o Windows Subsystem para Linux e Plataforma de Máquina Virtual

Uma situação em que o Windows Subsystem para Linux está realmente desabilitado no nível do sistema e não pode ser atualizado é outro motivo pelo qual você pode antecipar ter que lidar com esse problema. A reativação desse componente no menu Recursos do Windows resolverá isso. Além disso, uma janela do powershell que foi elevada pode ser usada para isso.

ATUALIZAR : Acontece que há uma dependência (Plataforma de Máquina Virtual) que precisa ser habilitada para que o componente WSL seja atualizado sem problemas.

A seguir, mostraremos como habilitar esses componentes por meio da tela Recursos do Windows e de um Powershell elevado. Sinta-se à vontade para seguir o guia com o qual se sentir mais confortável.

3.1. Habilitar WSL e plataforma de máquina virtual por meio de recursos do Windows

Para acessar o Recursos do Windows tela e realizar essas modificações, você precisa primeiro acessar o menu clássico do Painel de Controle.

Aqui está um rápido guia passo a passo sobre como fazer isso:

  1. Imprensa Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. A seguir, digite 'ao controle' dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir uma elevação Painel de controle janela.

    Abra o menu clássico do Painel de Controle

  2. No Controle de Conta de Usuário (UAC), clique Sim para conceder acesso de administrador.
  3. Uma vez que você está dentro do clássico Menu do painel de controle, procurar por 'aplicativos', em seguida, clique em Programas e características.
  4. A seguir, clique em Liga ou desliga características das janelas no menu do lado esquerdo.

    Liga ou desliga características das janelas

  5. De Recursos do Windows tela, marque as caixas associadas Subsistema Windows para Linux e Plataforma de máquina virtual então clique OK para habilitá-lo.
  6. Reinicie o seu PC para impor as alterações e tente atualizar o WSL novamente e veja se o problema foi corrigido.

3.2. Habilitar WSL e plataforma de máquina virtual via Powershell

Se você quiser economizar algum tempo e estiver confortável em fazer as coisas a partir de um terminal, também poderá habilitar o WSL e a plataforma de máquina virtual a partir de um comando Powershell elevado.

Siga as instruções abaixo para obter as etapas sobre como fazer isso:

  1. Imprensa Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo.
  2. Quando estiver dentro da caixa de diálogo Executar, digite 'powershell', então aperte Ctrl + Shift + Enter para abrir uma elevação Powershell janela.

    Acesse a janela do Powershell

  3. No Controle de Conta de Usuário (UAC), clique Sim para conceder acesso de administrador.
  4. Quando estiver dentro da janela do Powershell, digite o seguinte comando e pressione Digitar para habilitar WSL + todas as dependências necessárias:
    Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux
  5. Reinicie o seu PC e veja se o problema foi corrigido.

Se o mesmo tipo de problema ainda estiver ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

4. Use o utilitário de restauração do sistema

É provável que uma modificação recente do sistema realmente tenha causado esse comportamento se você só tomou conhecimento disso após a instalação de um driver específico ou após uma interrupção não planejada do sistema. Nessa situação, você pode tentar retornar seu PC a um momento em que tudo estava funcionando como deveria.

Isso ajudou muitas pessoas a resolver seu problema.

Ao usar a ferramenta de restauração do sistema do Windows, você pode retornar seu computador a uma condição anterior. Isso pode ser usado para corrigir problemas como sistemas com defeito em que a atualização do componente WSL é impossível.

Observe estes métodos para consertar seu computador e recuperá-lo em ordem:

  1. aperte o Tecla Windows + R para iniciar o Corre comando.
  2. Modelo para rstru no Corre caixa e golpe Digitar para iniciar o Restauração do sistema bruxo.

    Abra o menu Restauração do sistema

  3. Na próxima tela, selecione um ponto de restauração diferente antes de pressionar o botão Próximo botão.

    Abra um ponto de restauração

    Observação: Selecione um ponto de restauração que foi estabelecido antes de você perceber esse erro e clique em Próximo novamente.

  4. Clique Terminar quando o procedimento de restauração for iniciado, observe como o computador é reiniciado.
  5. Reinicie seu computador Windows e veja se você pode atualizar o componente WSL.

Se o problema ainda não for resolvido, prossiga para a técnica abaixo.

5. Instale todas as atualizações pendentes do Windows

Instalar quaisquer atualizações pendentes do Windows antes de tentar atualizar o componente WSL pode ser uma boa ideia se você continuar adiando. Vários usuários afetados indicaram que o problema foi corrigido rapidamente assim que atualizaram suas instalações do Windows para a versão mais recente.

Dado que esse problema se estende até o Windows 10, a Microsoft teve muito tempo para corrigi-lo. (mesmo que sem sucesso). Suas iniciativas mais recentes incluíram vários hotfixes que foram distribuídos como atualizações cumulativas para Windows 10 e Windows 11. Para ver se o problema foi corrigido para você, instale os hotfixes ausentes em sua máquina Windows.

A aplicação de todas as atualizações pendentes do Windows supostamente remediará completamente o problema, de acordo com muitos clientes que relataram o problema de acumulação de recursos da CPU do Host de Infraestrutura Shell.
Esta é a solução potencial que você deve testar inicialmente, considerando que a Microsoft lançou anteriormente algumas atualizações projetadas para diminuir esse tipo de problema.

Para corrigir esse problema, verifique se você está executando a compilação mais recente da sua versão do Windows 11, utilizando o recurso Windows Update.

Para resolver o 'WslRegisterDistribution falhou com erro: 0x80070050', siga estas etapas para atualizar o Windows Update para a versão mais recente do Windows 11:

  1. Imprensa janelas tecla + R para abrir o Corre caixa de diálogo.
  2. Na caixa de texto, digite “ms-settings:windowsupdate” para abrir o atualização do Windows guia do aplicativo Configurações.

    Acesse a atualização do Windows

    Observação: Agora você pode encontrar um prompt de controle de conta se não tiver ajustado o padrão Configurações do UAC. Clique Sim para conceder acesso de administrador nesta instância.

  3. A seguir, escolha Verificar atualizações no menu do lado direito da tela.

    Verificando atualizações

  4. Clique instale agora para iniciar a instalação local da atualização após a conclusão do download localmente.
  5. Verifique se o problema foi corrigido reiniciando o computador.

Se você instalou todas as atualizações agendadas do Windows e ainda tem o problema, continue lendo para a próxima possível correção abaixo.

6. Implante uma verificação CHKDSK

Se você ainda estiver utilizando uma unidade de disco rígido (HDD), execute o CHKDSK para determinar se o comportamento anormal está relacionado a um setor de disco com falha. Após esse tipo de varredura, os setores danificados são trocados por seus equivalentes não utilizados.

Ao fazer uma verificação do CHKDSK para trocar setores de armazenamento ruins por bons, você pode manter seu hardware de armazenamento funcionando por mais tempo e confirmar esse cenário (por mais alguns meses).

Executando uma verificação de disco irá ajudá-lo a prolongar a vida útil do seu HDD nesta situação, substituindo os setores danificados por outros saudáveis. Para descartar esse cenário, tente executar uma verificação CHKDSK a partir de um prompt CMD elevado.

Observação: Felizmente, o aplicativo CHKDSK integrado no Windows pode verificar falhas e corrupções e reparar quaisquer erros lógicos e dados danificados que possam ter sido deixados para trás por uma tentativa de exclusão forçada.

Implantar uma verificação CHKDSK

IMPORTANTE: Para conceder ao CHKDSK as permissões necessárias para reparar arquivos danificados, abra-o em uma janela CMD elevada. Não importa qual versão do Windows você está usando, os procedimentos devem funcionar.

Quando a verificação do CHKDSK estiver concluída, reinicie o computador para ver se a mensagem “WslRegisterDistribution Failed with Error: 0x80070050″ erro ainda é visível.

Se o mesmo erro ainda estiver ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

7. Execute uma operação de inicialização limpa

Acontece que existem muitas ferramentas em potencial e aplicativos de terceiros que podem eventualmente interferir no Windows Subsystem para Linux. Certifique-se de que sua instalação do Windows esteja em um estado de inicialização limpa e verifique se você ainda pode atualizar o componente WSL. Caso contrário, um ou mais deles podem ser os verdadeiros culpados por trás desse comportamento.

Se você chegou até aqui sem encontrar uma solução viável, deve começar a se concentrar em um possível infrator de terceiros que possa estar envolvido na instabilidade para atualizar o componente WSL.

Você pode prever lidar com esse tipo de problema como resultado de um conjunto de segurança excessivamente defensivo ou como resultado de um programa otimizador de sistema que, em última análise, afeta as funções do Kernel relacionadas à energia, de acordo com outros clientes afetados.

Se esse problema continuar surgindo sempre que você tentar atualizar o componente WSL, você deve tente uma inicialização limpa e veja se as falhas críticas ainda estão acontecendo.

Execute uma operação de inicialização limpa

É evidente que um serviço de inicialização de processador de terceiros é o problema se você obtiver um estado de inicialização limpa e o erro parar de acontecer. Encontrar o problema agora é apenas uma questão de reativar progressivamente todos os itens desativados anteriormente até que o erro ocorra novamente.

Por outro lado, prossiga para a próxima cura potencial abaixo se o mesmo tipo de problema persistir mesmo após um estado de inicialização limpa.

8. Implante uma varredura SFC e DISM

Investigar quaisquer problemas de corrupção do sistema deve ser sua próxima etapa se você ainda não conseguir atualizar o componente WSL.

A grande maioria dos possíveis problemas que podem ser a causa desse código de erro pode ser corrigida executando imediatamente SFC (Verificador de arquivos do sistema) e DISM (Manutenção e Gerenciamento de Imagens de Implantação) Verificações.

Os dois utilitários integrados são essencialmente iguais, mas para aumentar suas chances de corrigir o problema sem precisar executar uma instalação limpa ou uma instalação de reparo, recomendamos executar os dois tipos de verificações rapidamente, um após o outro.

Uma varredura SFC deve ser seu primeiro curso de ação . NÃO há necessidade de uma conexão com a Internet porque essa verificação usará um arquivo local para substituir os arquivos danificados do Windows por arquivos intactos.

Implantar uma verificação SFC

Evite parar, reiniciar ou fechar a janela CMD elevada após o início deste procedimento.

Você corre o risco de causar problemas locais adicionais para o HDD ou SSD do seu PC ao fazer isso.

Reinicie sua máquina após a conclusão da verificação SFC e, quando ela voltar, iniciar a varredura do DISM .

Implantar uma verificação do DISM

Notavelmente, diferentemente de uma verificação SFC, o DISM precisa de uma conexão contínua com a Internet para substituir arquivos corrompidos por seus equivalentes saudáveis. Isso é necessário porque o DISM recebe novas cópias não corrompidas por meio de uma função do Windows Update, diferentemente do SFC, que usa um arquivo de arquivo local.

Reinicie o computador mais uma vez para ver se o problema foi resolvido quando a verificação do DISM for concluída.

Continue para a próxima solução sugerida abaixo se o problema ainda estiver presente.

9. Execute uma instalação limpa ou instalação de reparo

Se nenhuma das modificações acima mencionadas melhorou sua situação, você provavelmente tem uma séria corrupção de arquivo do sistema que está além do escopo das técnicas típicas. Se este for o caso, você deve simplesmente redefinir quaisquer componentes pertinentes do Windows que possam afetar o WSL componente.

Para fazer isso, você pode executar uma limpeza completa da unidade do SO ou apenas escolher os arquivos associados ao seu sistema operacional:

Instalação limpa – Este é o mais fácil dos dois procedimentos de realizar, pois você pode fazê-lo diretamente nos menus da sua versão do Windows e sem o uso de discos de instalação. Somente se você não se importa com o que acontece com os dados confidenciais que está armazenando no disco, isso é recomendado.

Reparar instalação – Esse método, também conhecido como reparo no local, é sugerido se a unidade do sistema operacional (C:) atualmente armazena informações cruciais que você simplesmente não pode perder. No entanto, lembre-se de que você deve usar a mídia de instalação apropriada para que isso funcione. A principal vantagem dessa estratégia é a preservação de todo o seu conteúdo pessoal, incluindo jogos, aplicativos e preferências do usuário.