Correção: o Windows Explorer usa 80-100% de GPU no Windows 11



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Houve vários relatos de usuários do Windows 11 que, ao olhar no Gerenciador de Tarefas, perceberam que o Windows Explorer está usando a GPU máxima em seu computador. Esse problema ocorre mesmo quando o Explorer não está sendo executado ativamente como um processo em segundo plano e quando os usuários tentam reiniciar o programa, o sistema trava com um código de erro 'Processo crítico interrompido'.





Nossa equipe analisou o problema e descobriu que um ou mais dos seguintes motivos podem estar causando isso:



  • Corrupção do arquivo do sistema – os arquivos críticos em seu sistema podem estar lidando com um erro de corrupção ou inconsistência, fazendo com que os componentes do sistema atuem e causem o problema. A melhor maneira de lidar com essa corrupção de arquivos é executando os utilitários de solução de problemas internos desenvolvidos pela Microsoft.
  • Drivers desatualizados – este erro está especificamente vinculado aos drivers da placa gráfica em seu sistema. Se estiverem desatualizados ou corrompidos, você terá problemas com o uso da GPU no sistema. Para corrigir problemas relacionados aos drivers, você pode atualizá-los ou reinstalá-los.
  • Aplicativos em segundo plano – um aplicativo em segundo plano pode interferir nos processos do sistema, levando a problemas como o que está em questão. Para determinar se esse é o caso, você pode inicializar no modo de segurança seguindo as etapas mencionadas posteriormente neste guia.
  • Janelas desatualizadas – se você não atualizou seu Windows para a versão mais recente disponível, um sistema operacional desatualizado e incompatível também pode causar alto uso da GPU. Se esse cenário se aplicar, você poderá instalar as atualizações mais recentes para resolver o problema.
  • Malware – seu sistema também pode estar infectado por malware ou vírus, causando problemas como o que está em questão. Você pode tentar usar um programa de segurança respeitável para descartar esse tipo de problema.

Agora que você conhece todas as possíveis causas por trás do alto uso de GPU causado pelo Windows Explorer, vejamos os métodos de solução de problemas que ajudarão você a resolver o problema rapidamente.

1. Execute as verificações do sistema

Seus arquivos críticos do sistema podem lidar com um erro de corrupção, causando o problema. Sugerimos que você comece sua jornada de solução de problemas verificando o sistema em busca do possível culpado.

A melhor maneira de avançar nesse cenário é usando os utilitários de solução de problemas internos desenvolvidos pela Microsoft. As ferramentas mais adequadas, neste caso, serão a Verificador de arquivos do sistema (SFC) e Gerenciamento e manutenção de imagens de implantação (DISM) .



Ambas as ferramentas examinarão o sistema em busca de problemas; se algum problema for identificado, eles os corrigirão sem a entrada de sua parte. Começaremos executando a ferramenta SFC no prompt de comando. Depois que o comando for executado, prosseguiremos com a execução da ferramenta DISM, que é mais poderosa que o SFC em vários aspectos.

Aqui está como você pode proceder:

  1. Digite cmd na área de pesquisa da barra de tarefas e clique em Executar como administrador .
  2. Clique Sim no prompt do Controle de Conta de Usuário.
  3. Na janela a seguir, digite o comando abaixo e pressione Digitar para executá-lo.
    sfc /scannow

    Implantar SFC

  4. Aguarde a conclusão do processo e, quando terminar, reinicie o computador.
  5. Após a reinicialização, inicie o Prompt de Comando com privilégios administrativos novamente e, desta vez, execute o seguinte comando:
    DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth

    Execute os comandos RestoreHealth

  6. Por fim, reinicie o PC novamente. Espero que, após a reinicialização, você não enfrente mais o problema de alta GPU causado pelo Windows Explorer.

2. Execute o Solucionador de problemas de manutenção do sistema

Esta é uma extensão do método que acabamos de discutir acima.

Se a execução dos comandos SFC e DISM não resolveu o problema para você, sugerimos que a próxima coisa que você faça é executar o solucionador de problemas de manutenção do sistema, que é outro utilitário semelhante que vem embutido no Windows.

Se o solucionador de problemas identificar algum problema, ele sugerirá as correções de acordo. Você pode usar o solucionador de problemas para aplicar as correções.

Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Imprensa Ganhar + R para abrir Executar.
  2. Digite control no campo de texto de Executar e clique em Abrir .
  3. Na janela a seguir, digite Solução de problemas na barra de pesquisa e clique em Digitar .

    Encontre a opção Solução de problemas no Painel de controle

  4. Escolha o resultado mais adequado.
  5. Agora, clique em Ver tudo do painel esquerdo.

    Clique na opção Ver tudo

  6. Você deve ver uma lista de solucionadores de problemas disponíveis no sistema. Localize o Manutenção de sistema solucionador de problemas e clique duas vezes nele.

    Encontre o solucionador de problemas de manutenção do sistema

  7. Clique Próximo e aguarde o solucionador de problemas concluir seu processo. Se o solucionador de problemas encontrar algum problema, ele sugerirá correções relevantes. Nesse caso, clique em Aplicar esta correção .
  8. Se o solucionador de problemas não identificar quaisquer problemas relacionados ao problema do Windows Explorer, clique em Feche o solucionador de problemas .

3. Atualize os drivers gráficos

Outra correção que ajudou os usuários foi atualizar/reinstalar seus drivers gráficos.

Não é incomum encontrar erros de GPU devido a drivers desatualizados ou corrompidos no Windows de vez em quando. Felizmente, existe uma maneira fácil de corrigi-lo; você pode primeiro tentar atualizar o software do driver e verificar se isso faz alguma diferença. Se isso não ajudar, você pode desinstalar o driver e reinstalar a versão mais recente no site do fabricante.

Neste método, primeiro vamos orientá-lo nas etapas de atualização do driver problemático. Se isso não funcionar, desinstalaremos e reinstalaremos a versão mais recente. Você deve, no entanto, inicializar no modo de segurança antes de continuar.

Aqui está como você pode proceder:

Quando estiver no modo de segurança, aqui está tudo o que você precisa fazer:

  1. Digite Gerenciador de dispositivos na pesquisa do Windows e clique em Abrir .
  2. Na janela Gerenciador de dispositivos, expanda o Adaptadores de vídeo seção e clique com o botão direito do mouse em seu driver gráfico.
  3. Clique com o botão direito do mouse no driver de destino e escolha Atualizar driver .

    Escolha a opção Atualizar driver

  4. Agora, clique em Pesquise automaticamente por motoristas . Siga as instruções na tela para prosseguir.

    Permitir que o sistema procure motoristas automaticamente

Depois que o driver for atualizado, verifique se o problema do Windows Explorer foi resolvido.

Caso a atualização dos drivers não resolva o problema, tente reinstalá-los do zero. Siga os passos abaixo para isso:

Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Inicialize em Modo de segurança e inicie seu navegador padrão.
  2. Navegar para Desinstalador do driver de vídeo e instale a ferramenta.
  3. Quando a instalação estiver concluída, baixe o arquivo e extraia-o.
  4. Inicie o arquivo 7-zip na tela e espere que ele se extraia novamente. Feito isso, seu desinstalador está pronto para uso.
  5. Inicie o desinstalador como administrador.

    Inicie o desinstalador como administrador no modo de segurança

  6. Escolha seu driver gráfico no Selecione o driver gráfico menu suspenso.
  7. Clique em Claro e reiniciar e aguarde a conclusão do processo.
  8. Após uma reinicialização, você precisará reinstalar o driver. Você pode acessar o site oficial do fabricante para esse fim e instalar a versão mais recente de acordo com o seu dispositivo. Uma vez feito, verifique se o problema do Windows Explorer foi resolvido.

4. Atualize o Windows

Você está colocando a instalação das atualizações mais recentes do Windows em espera? Nesse caso, o problema de alto uso da GPU também pode surgir devido a um sistema operacional desatualizado.

A melhor maneira de avançar nesse cenário é atualizar o Windows para a versão mais recente disponível. Recomendamos instalar todas as atualizações de sistema e driver disponíveis por meio do aplicativo Configurações.

Siga estes passos para prosseguir:

  1. aperte o Ganhar + EU teclas juntas para abrir o aplicativo Configurações.
  2. Escolher atualização do Windows do painel esquerdo.
  3. Vá para o lado direito da janela e clique no botão Verifique se há atualizações botão.

    Botão Verificar atualizações

  4. Aguarde o sistema verificar as atualizações pendentes e, em seguida, reserve um tempo para instalar todas as disponíveis. Este é um processo demorado, por isso recomendamos apenas avançar com ele quando tiver algum tempo livre em suas mãos.
  5. Depois que as atualizações estiverem instaladas, reinicie o PC e verifique se o problema foi resolvido.

5. Execute uma inicialização limpa

O problema do Windows Explorer também pode ser causado devido a um programa de terceiros instalado que está interferindo no processo do sistema. Se o problema começou a ocorrer logo após a instalação de um novo programa no sistema, esse programa pode ser o culpado.

A maneira mais eficaz de identificar o aplicativo problemático é executando uma inicialização limpa, que inicia o sistema apenas com os drivers e programas críticos. Se o problema não ocorrer no estado de inicialização limpa, isso significa que um programa de terceiros está realmente causando o problema.

Aqui é como você pode executar uma inicialização limpa no Windows. Se um aplicativo de terceiros estiver causando o problema, esse método deve ajudá-lo a identificar o culpado e se livrar dele.