Como usar o Solarwinds QoE para análise profunda de pacotes?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

A Solarwinds oferece um recurso de QoE para monitorar o tráfego e fazer uma análise profunda de pacotes para monitorar a qualidade geral da experiência do usuário. Com essa análise profunda de pacotes, os administradores de rede e sistema podem determinar se é um problema de rede ou de aplicativo. Essas métricas analisadas podem alertar proativamente antes que qualquer problema em potencial ocorra ou que os usuários finais relatem quaisquer problemas.



Benefícios do Solarwinds QoE

  • Podemos comparar o tempo de resposta da rede e o tempo de resposta do aplicativo para determinar se o problema é com a rede ou com o aplicativo.
  • As tendências de volume de dados podem ser usadas para detectar anomalias de tráfego e sua causa.
  • Podemos monitorar os tipos de tráfego arriscados que podem levar a vazamentos de dados.

Como o Solarwinds QoE funciona?

O Solarwinds QoE usa um sensor de análise de pacotes para monitorar as informações de tráfego em nível de pacote de dispositivos de rede e servidores de aplicativos. Existem dois tipos de sensores usados ​​pelo Solarwinds QoE para monitorar e analisar o tráfego.



  1. Sensores de análise de pacotes para redes (sensor de rede)
  2. Sensores de análise de pacotes para servidores (sensor de servidor)

Na extremidade da rede, um espelho ou SPAN precisa ser criado no switch núcleo ao qual todos os servidores de aplicativos estão conectados. A porta espelhada deve ser conectada ao servidor onde o sensor de análise de pacotes está instalado. O sensor coletará todos os dados de tráfego através desta porta.



1. Sensores de Análise de Pacotes para Redes (Sensor de Rede)

O Network Sensor captura todo o tráfego, analisa os pacotes e categoriza os pacotes pelo aplicativo que flui através de um dispositivo. Os pacotes são analisados ​​para métricas de QoE, como tempo de resposta da rede, volume de tráfego, etc., e os detalhes são enviados ao servidor Solarwinds.

2. Sensores de análise de pacotes para servidores (sensor de servidor)

O sensor do servidor captura todo o tráfego enviado para ou do servidor de aplicativos. Ele os analisa para métricas de QoE, como tempo de resposta do aplicativo, volume de tráfego etc., e os detalhes são enviados ao servidor Solarwinds.

O Solarwinds QoE usa as informações coletadas pelo Network Sensor e pelo Application Sensor para detectar problemas de desempenho e alertá-los antes que os usuários identifiquem o problema. Esses sensores podem ser implantados apenas em sistemas baseados em Windows. Vamos ver como implantar esses sensores para capturar os pacotes para análise profunda.



Como implantar o sensor de análise de pacotes

O procedimento de implantação é semelhante para os sensores de rede e servidor. As etapas abaixo podem ser usadas para implantar os sensores.

  1. No console da Web do Solarwinds, vá para Definições e clique em Todas as configurações .
  2. Clique em Configurações de QoE em Configurações específicas do produto.
  3. Clique em Gerenciar sensores de análise de pacotes QoE .
  4. Clique em Adicionar sensor de análise de pacotes .
  5. Selecione o tipo de sensor que você deseja implantar. Vamos selecionar Rede e clique em Adicionar nós para esta demonstração.
  6. Selecione o nó no qual deseja implantar o sensor e clique na seta verde para mover o nó para os nós selecionados.
  7. Depois que o nó for movido para os nós selecionados, clique em Adicionar nós selecionados .
  8. Agora, selecione o nó e clique em Teste para validar se as credenciais usadas para monitorar o nó têm privilégios suficientes para implantar o sensor. Não podemos implantar o sensor se as credenciais não tiverem privilégios suficientes. Use uma credencial com privilégios suficientes para implantar o sensor.
  9. Uma vez validado com sucesso, clique em Adicionar nós e implantar agentes para implantar o sensor.

Depois que o sensor de análise de pacotes é implantado no servidor e a porta espelhada é conectada ao servidor do sensor, os nós e os aplicativos são monitorados automaticamente pelo Solarwinds QoE. Podemos controlar o comportamento do servidor do sensor personalizando as configurações globais de QoE.

Configurando as configurações globais de QoE

  1. No Configurações de QoE página, clique em Gerenciar configurações globais de QoE .
  2. Você pode personalizar as configurações abaixo com base em suas necessidades. Você também pode usar as configurações padrão. As configurações padrão têm todas as configurações necessárias para monitoramento.

Agora estamos bem para monitorar o tráfego. Vamos ver como acessar o painel de QoE para verificar o tráfego da rede e do aplicativo.

Painel de QoE

Podemos usar o painel de QoE para verificar os dados de rede e aplicativo analisados. Siga as etapas abaixo para saber como verificar o QoE Dashboard.

  1. Por favor, passe o mouse sobre Meus painéis e clique em Casa . Clique em Qualidade da experiência no submenu Início.
  2. Podemos ver o painel de QoE agora e podemos ver vários widgets disponíveis no painel. Podemos usar esses painéis para verificar em caso de anomalias.
  3. Caso sejam identificadas quaisquer anomalias no tempo de resposta da Rede ou Servidor, o respectivo servidor de aplicação e a aplicação que ultrapassou os limites aparecerão neste dashboard.
  4. No Os 10 principais tempos de resposta do aplicativo , podemos ver os 10 principais aplicativos demorando para responder às solicitações.
  5. No Os 10 principais tempos de resposta da rede widget, podemos ver quanto tempo o aplicativo leva para responder a um handshake TCP.
  6. Podemos usar o Tráfego por Nível de Risco widget para identificar o tráfego arriscado contornando o firewall, vazando quaisquer dados, etc.
  7. Há um widget disponível para identificar o tráfego de Negócios e Mídias Sociais. Com isso, podemos determinar se algum tráfego de mídia social indesejado está fluindo na Rede. Podemos pedir ao usuário que encerre a sessão para evitar a utilização de alta largura de banda.

Podemos usar o QoE Dashboard para revisar os dados analisados ​​e verificar se alguma anomalia é encontrada no tráfego da Rede ou do Aplicativo.

A Solarwinds também fornece alertas para QoE. Podemos usar os alertas padrão ou usar o alerta padrão como modelo para criar um alerta personalizado adequado ao ambiente.

Ao definir os alertas, podemos evitar a verificação periódica dos painéis. Os alertas serão acionados com base nos limites que definimos e podemos usar o painel para obter mais detalhes do alerta acionado.

É assim que podemos usar o Solarwinds QoE para analisar o tráfego em nossa rede para detectar quaisquer anomalias que afetem a experiência do usuário final e corrigi-las antes mesmo que os usuários finais as relatem.