Como instalar o Yuzu no Steam Deck

O Steam Deck oferece suporte a certos emuladores e, como o Yuzu não se enquadra nessa categoria, os usuários teriam que procurar outras maneiras de usar o Yuzu. Neste guia, veremos como instalar o Yuzu para o Steam Deck.

Como instalar o Yuzu no Steam Deck

Atualmente, existem dois emuladores que suportam jogos do Switch no Steam Deck, Ryujinx e Yuzu. Enquanto Ryujinx é mais preferido e facilmente disponível na Discover Store para Steam Deck, Yuzu é um pouco mais complexo. Aqui veremos as etapas que você pode seguir para instalar e executar o Yuzu no seu Steam Deck, bem como instalar seus jogos do Switch aqui.

Consulte Mais informação: Como jogar qualquer jogo do Switch no seu Steam Deck

Antes de começar, você precisará dos jogos e da chave do seu Nintendo Switch, além de um cartão SD com 20 GB ou mais de espaço ou um cabo USB tipo C que suporte o Steam Deck para armazenamento em nuvem. Se você tiver o Chrome ou o Firefox com uBlock Origins no Steam Deck e no PC, poderá executar o processo muito mais rápido. Além disso, você precisará de um programa que possa ajudá-lo a descompactar outros arquivos, como Ark no Steam Deck e 7zip para PC.

• Comece indo para o Modo Desktop no seu Steam Deck
  • Você deve habilitar o teclado para o Steam Deck pressionando Steam+X ou instalando o CoreKeyBoard da Discover Store. Você pode instalar o Corekeyboard pesquisando-o na Discover Store> clique em CoreKeyBoard> vá para Applications> Accessibility> Install CoreKeyBoard> Back> Start Menu> All Applications> Right Click CoreKeyBoard> Pin to Task Manager
  • Você também precisará do Ark for Steam Deck, que pode ser encontrado facilmente na Discover Store. Basta instalá-lo na sua pasta de aplicativos
  • Em seguida, na Discover Store, vá para Aplicativos > Jogos > Emuladores > Yuzu ou digite-o na barra de pesquisa se não conseguir encontrá-lo. Instale o Yuzu.
  • Se estiver usando armazenamento em nuvem no Steam Deck, você precisará baixar e instalar o uBlock Origins para Firefox ou Chrome.
  • Para transferir arquivos prod.key, certifique-se de que o arquivo esteja formatado para exFat para transferências na nuvem e, em seguida, carregue-os em sua unidade, USB ou cartão SD. Converta seus arquivos de jogo como .nsp ou .xci e arquive-os. Carregue ou transfira para o Steam Deck.
  • Para colocar arquivos em seus respectivos locais no Steam Deck, vá para Dolphin na Barra de Tarefas do Steam Deck.
  • Selecione Opções no canto superior direito
  • Selecione Mostrar arquivos ocultos
  • Use seu cartão SD ou USB no seu Steam Deck e confirme a janela Mount and Open. Selecione todos os arquivos, exceto prod.keys. Vá para a guia Home no Dolphin e vá para Documents no painel esquerdo.
  • Crie uma nova pasta de ROMs clicando com o botão direito do mouse na janela e indo em +Create New > Folder. Crie uma subpasta dentro e chame-a de Switch. Cole todos os arquivos do jogo dentro disso. Além disso, suas ROMs podem ser extraídas aqui.
  • Execute o programa Yuzu e ignore a mensagem de erro. Feche o erro e Yuzu. Volte para o Dolphin e copie seus arquivos prod.key.
  • Agora vá para Home > .var > app > org.yuzu_emu.yuzu > data > yuzu > abra Yuzu > arquivos > pasta yuzu > keys > cole o arquivo prod.keys

Consulte Mais informação: Como usar o Steam ROM Manager no Steam Deck

• Agora o Yuzu funcionará se o seu prod.key estiver ativado. Se você ainda encontrar um erro, poderá executar algumas etapas adicionais.
  • Exibir > Redefinir tamanho da janela > 720p
  • Emulação > Configurar > Gráficos e altere as seguintes configurações
  • API – Vulkan
  • Dispositivo – AMD RADV VANGOGH
  • Usar cache de pipeline de disco – Desativar
  • Emulação de GPU assíncrona – Desativar
  • Acelere a textura ASTC – Desative
  • Emulação NVDEC – Decodificação de vídeo GPU (padrão)
  • Modo de tela cheia – Janela sem bordas
  • Proporção de aspecto - Esticar até a janela
  • Resolução – 1x (720p/1080p)
  • Filtro de adaptação de janela – AMD FSR (para Vulkan)
  • Método Anti-Aliasing - Nenhum/Ligado
  • Configurações avançadas
  • Normal/Alto
  • Vsync - desligado
  • Construção de shader assíncrono – Desativar
  • Use o tempo de GPU rápido - Desative
  • Configurações do controlador
  • Jogador 1 - Conecte o controlador ao Pro
  • Dispositivo de entrada – Steam Virtual Gamepad
  • Defina o perfil e as chaves de configuração.
  • Clique em Salvar e OK para confirmar

Para adicionar Yuzu ao Steam, vá para Steam > + Adicionar jogo > Adicionar jogo não Steam > Yuzu > Adicionar programa selecionado. Agora você pode jogar Yuzu no modo de jogo, encontrando-o em jogos não Steam na sua biblioteca. Para fechar jogos no Yuzu, pressione a tecla Steam no Steam Deck> Home> pressione A para ir para Yuzu> clique no botão X para forçar o encerramento.

Agora você pode executar jogos do Switch no emulador Yuzu para Steam Deck. Se você gosta deste guia, você pode conferir nossos outros guias também.