Como identificar e corrigir a utilização de alta largura de banda na rede?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Uma boa velocidade de rede é medida pela rapidez com que obtemos respostas de um site e baixamos dados da internet. Para conseguir isso, precisamos de melhor largura de banda e o uso da largura de banda da rede não deve ser superutilizado. Manter a largura de banda subutilizada é uma tarefa significativa para o dia-a-dia de um administrador de rede.



Antigamente, encontrar a causa da alta utilização da largura de banda era como encontrar uma agulha no palheiro, mas nesta era digital, há uma grande variedade de ferramentas disponíveis para monitorar a alta utilização da largura de banda e a causa. Nessas ferramentas, o Solarwinds NTA está se destacando da multidão. Aqui, veremos o que é o Solarwinds NTA e como usá-lo para monitorar e identificar a causa raiz da alta utilização da largura de banda.



O que é o Solarwinds NTA?

Solarwinds NetFlow Traffic Analyzer é uma ferramenta de monitoramento NetFlow Analyzer e largura de banda. O NetFlow fornece insights sobre o tráfego completo com esse podemos monitorar quem ou o que está consumindo a largura de banda para reduzir o uso da largura de banda. Você pode aprender mais sobre NTA e baixar o produto neste link .



NetFlow é um protocolo desenvolvido pela Cisco para monitorar o fluxo de tráfego em seus dispositivos em uma rede. Com esses dados do Netflow, podemos obter uma visão completa do fluxo de tráfego na rede. Outro fornecedor tem seu próprio protocolo de fluxo; você pode verificar a documentação do fornecedor para saber qual protocolo é usado por dispositivos não Cisco.

Além disso, o NTA suporta outros protocolos de fluxo como NetFlow, J-Flow, sFlow, etc. Para saber mais sobre os protocolos suportados e suas versões pelo Solarwinds NTA clique aqui link .

Monitorando a utilização da largura de banda e os dados do NetFlow

Para monitorar a utilização da largura de banda e os dados do NetFlow usando o NTA, primeiro precisamos adicionar o nó e a respectiva interface ao monitoramento. Além disso, precisamos habilitar o NetFlow na interface (o protocolo pode variar de acordo com o fornecedor do dispositivo).



Adicionando nó e interface ao monitoramento

  1. Abre o teu Webconsole Solarwinds NTA no seu navegador preferido e faça login no console.
  2. Passe o mouse sobre Definições e clique em Todas as configurações.
  3. Clique em Adicionar nó debaixo Introdução ao Orion .
  4. No Adicionar nó página, forneça o endereço IP do dispositivo que você deseja adicionar ao monitoramento.
  5. Dentro Método de sondagem , escolher A maioria dos dispositivos: SNMP e ICMP e selecione sua versão SNMP preferida. Aqui, estou escolhendo o SNMP v2, pois configurei meu dispositivo de rede usando o SNMP v2. Proporciona a String da comunidade e clique em Teste para validar se o Solarwinds pode se comunicar com o dispositivo usando SNMP. O resultado do teste deve ser bem-sucedido para prosseguir.
  6. Clique em Próximo.
  7. Na página de recursos, selecione os recursos necessários, incluindo as interfaces que você deseja monitorar e clique em Próximo .
  8. Na última página, revise os detalhes e clique em OK, Adicionar nó .
  9. O nó e as interfaces foram adicionados ao monitoramento com sucesso.

Habilitando o NetFlow na Interface

Uma vez que a interface foi adicionada ao monitoramento, podemos ver os dados de utilização da largura de banda, mas o NetFlow precisa ser habilitado na respectiva interface para obter detalhes completos do fluxo. Vamos prosseguir com as etapas abaixo para habilitar o NetFlow em um roteador Cisco de teste e configurar o Solarwinds NTA para capturar os detalhes do fluxo enviados pela interface.

Habilite o NetFlow apenas nas interfaces necessárias para evitar problemas na rede, pois habilitar o NetFlow em todas as interfaces gerará tráfego indesejado e armazenará dados indesejados que ultrapassarão o armazenamento do banco de dados Solarwinds.

  1. Faça login no seu roteador usando o Putty ou seu aplicativo de terminal preferido.
  2. Vá para o modo de configuração global e digite os comandos abaixo.
  3. Digite o comando Aqui, substitua o endereço IP pelo IP do servidor Solarwinds NTA e o NTA usa o número da porta UDP 2055. Essa porta precisa ser permitida em seu firewall.
    ip flow-export destination 10.0.0.2 2055 

    Agora mencione a fonte de fluxo usando este comando. A origem do fluxo é sua interface da qual você deseja exportar os dados do NetFlow para o Solarwinds NTA. Aqui minha interface de origem é FastEthernet 0/0.

    ip flow-export source FastEthernet 0/0

  4. Configure a versão de exportação de fluxo. Se a versão 9 não funcionar, use a versão 5. 
    ip flow-export version 9
    

  5. Defina o tempo limite do cache de fluxo ativo e inativo usando o comando abaixo.
    ip flow-cache timeout active 1
    ip flow-cache timeout inactive 15

  6. Agora digite o comando abaixo.
    snmp-server ifindex persist

  7. Agora vá para a interface e digite o comando abaixo para habilitar o NetFlow.
    ip flow ingress


Estamos prontos e prontos. Agora estamos prontos para capturar os detalhes do fluxo usando o Solarwinds NTA.

Adicionando Interface às Fontes de Fluxo

  1. Vamos para Definições e clique em Todas as configurações .
  2. Clique em Configurações NTA debaixo Configurações específicas do produto .
  3. Nas configurações do NTA, clique em Gerenciamento de fontes de fluxo .
  4. Procure o nó, selecione a interface que você deseja armazenar os dados do NetFlow e clique em Tráfego da loja . O NTA começará a armazenar os dados NetFlow enviados pela interface.

Temos tudo para monitorar a utilização da largura de banda da interface e os dados do NetFlow. Sempre que recebemos um alerta de alta utilização de largura de banda para essa interface, podemos identificar a causa no Solarwinds NTA para corrigir isso. Vamos ver um exemplo de como fazer check-in no Solarwinds NTA.

Identificando o motivo da alta utilização da largura de banda no NTA

Neste exemplo, vamos supor que recebemos um alerta de alta utilização de largura de banda para uma interface MPLS de um roteador; vamos fazer login no Solarwinds NTA.

  1. Na página de resumo, clique no botão expandir e na interface do nó que recebemos o alerta.
    Vamos supor que recebemos um alerta para a interface selecionada.
  2. Na próxima página, verifique os consumidores de alta largura de banda em 5 principais endpoints .
  3. Clique no nó que utiliza mais largura de banda com base na porcentagem de utilização.
  4. No widget de detalhes do Endpoint, podemos obter o endereço IP e outros detalhes do dispositivo. Na conversa Top 25, identificamos com qual outro dispositivo está se comunicando, se o usuário estiver usando um site de aplicativo de streaming indesejado, podemos solicitar que o usuário encerre a sessão para restaurar a largura de banda da interface.
  5. Além disso, existe um widget chamado Top 10 Applications; lá, podemos ver todo o tráfego relacionado a aplicativos; no exemplo abaixo, você pode ver YouTube e Netflix. São tráfego indesejado em uma hora de produção.
  6. Se clicarmos em qualquer um dos aplicativos, isso nos levará ao resumo; podemos detalhar o usuário que está usando esses aplicativos e pedir que ele encerre imediatamente a sessão para restaurar a largura de banda.
  7. Outros widgets estão disponíveis no Solarwinds NTA, como os 5 principais protocolos, os 5 principais consumidores, etc. Podemos consultar todos e cada um para encontrar a causa da alta utilização da largura de banda.

É assim que podemos usar o Solarwinds NTA em nossas atividades diárias para identificar a causa do problema e corrigi-lo imediatamente para evitar problemas maiores. O Solarwinds NTA também fornece relatórios e alertas poderosos; também podemos usá-los para evitar problemas de forma proativa.